Washington (EUA) – A canadense Leylah Fernandez é a campeã do WTA 500 de Washington em 2025. Com uma grande atuação na final deste domingo, ela dominou a russa Anna Kalinskaya, perdeu apenas três games e marcou uma vitória arrasadora por 6/1 e 6/2, em apenas 69 minutos de jogo.
A conquista é a primeira da canhota canadense desde outubro de 2023, quando faturou o WTA 250 de Hong Kong, encerrando um jejum de quase dois anos sem levantar um troféu. Com isso, ela chega ao quarto título da carreira, já que também é bicampeã do WTA 500 de Monterrey. Todos os seus títulos foram obtidos em quadra dura. Ela também tem outras finais em Acapulco e no US Open, também em piso sintético, e na grama de Eastbourne.
Ex-número 13 do mundo e atual 36ª colocada na WTA, Fernandez dará um salto de 12 posições, retornando ao 24º lugar nesta segunda-feira. Além dos 500 pontos, a jovem de 22 anos leva um cheque de US$ 197.570 pela conquista.
Por sua vez, Kalinskaya vê escapar outra chance de comemorar seu primeiro título no circuito. Vice-campeã em Tampico no ano de 2023 e em Dubai e Berlim na atual temporada, ela amarga a quarta derrota em quatro finais disputadas na carreira.
Apesar de já ter sido número 11 do ranking, a russa de 26 anos ocupa hoje apenas o 48º posto, mas deverá dar um bom salto com a campanha desta semana, assumindo a 31ª posição. De quebra, ainda fatura um prêmio de US$ 121.880.
Depois de enfrentar um break point logo no início, ainda no terceiro game do primeiro set, Fernandez salvou o saque e não deu mais chances para a rival. A partir dali, impôs seu ritmo com intensidade e consistência, vencendo cinco games consecutivos. Um drop shot preciso encerrou a parcial em apenas 30 minutos.
O domínio seguiu no segundo set. Fernandez manteve a pressão sobre o saque da adversária, foi eficiente nas devoluções e seguiu firme nos próprios games de serviço. No total, ela converteu quatro dos seis break points que teve a favor e não enfrentou mais nenhum susto.
Parece que a Anna estava apresentando problemas físicos.
Título merecido da canadense, principalmente pelo jogo de ontem.
Achei o jogo fraquíssimo, tecnicamente. A Anna não apareceu para jogar. Um vexame!
??????????? o que vc tava esperando? acrobacias com firulas?
Misericórdia!
Foi um excelente jogo de final de wta 500.. Sim!
Kalinskaya jogou tão bem contra a Radukanu e foi dominada pela Leyla Fernandez.
É difícil fazer previsões quando se trata de partidas entre duas tenistas.
Parabéns Fernandez!!
Canadá encerra um jejum que vinha desde 2019 sem vencer esse torneio,a última havia sido Bianca Andreescu vencendo Camila Giorgi
Já a Rússia não vence desde 2014 aí com Svetlana Kuznetsova vencendo Kurumi Nara
Parabéns à Leylah Fernandez, merece muito!
Parabéns, Leilah!! Guerreira!