Marrakech (Marrocos) – Em mais uma semana especial para o tênis italiano, o domingo foi de dobradinha para o país da bota no circuito masculino. Enquanto em Bucareste Flavio Cobolli conquistou o primeiro título da carreira, no saibro marroquino quem brilhou foi Luciano Darderi, que faturou o ATP 250 de Marrakech ao bater o holandês Tallon Griekspoor em dois tiebreaks, parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4) em 2h03 de partida.
Aos 23 anos, Darderi mantém os 100% de aproveitamento em finais no circuito da ATP, levantando agora o seu segundo troféu. No ano passado, ele já havia triunfado em Córdoba, sobre a terra batida argentina. Ele termina a semana com um apenas um set perdido, na vitória de virada sobre o francês Hugo Gaston ainda nas oitavas de final. De quebra, receberá um cheque de US$ 90.675 pela conquista no Marrocos.
Ex-número 32 do mundo e atual 57º colocado, Darderi está retornando ao top 50 e assumirá o 48º posto a partir desta segunda-feira. Com isso, a Itália passará a ter sete tenistas entre os 50 melhores do mundo, incluindo Jannik Sinner (1º), Musetti (16º), Matteo Berrettini (34º), Flavio Cobolli (36º), Matteo Arnaldi (40º) e Lorenzo Sonego (41º).
Sexto italiano finalista em Marrakech, Luciano Darderi se torna o quinto campeão do país, repetindo os feitos de Renzo Furlan (1994), Andrea Gaudenzi (1998), Daniele Bracciali (2006) e Matteo Berrettini (2024). Apenas Potito Starace foi vice-campeão, em 2011.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Considerando apenas os jogadores em atividade, Darderi se junta a Fognini (8), Berrettini (6) e Marco Cecchinato (3) como os únicos italianos na ATP a terem múltiplos títulos no saibro. Feito este que nem mesmo Sinner alcançou, já que o atual número 1 do mundo tem apenas uma conquista no piso, obtido em Umag 2022. Por fim, ao lado do próprio Sinner (Australian Open) e de Cobolli (Bucareste), Darderi é o terceiro italiano a levantar um troféu em 2025 no circuito masculino.
Enquanto isso, Tallon Griekspoor continua com um jejum de títulos que já dura quase dois anos. Campeão no piso duro de Pune e na grama de ‘s-Hertogenbosch em 2023, o holandês não chegava em uma final desde o vice-campeonato nas quadras rápidas de Washington, em agosto daquele mesmo ano. Em Marrakech ele disputou, portanto, sua primeira decisão no saibro.
Com a campanha desta semana, Griekspoor somará 165 pontos, suficientes para ganhar duas posições no ranking e assumir o 35º lugar. Ele também recebe um prêmio de US$ 52.890 pelo segundo lugar no torneio.
Jogo de poucas chances e dois tiebreaks
Com bom desempenho dos sacadores, a final de Marrakech foi de poucas oportunidades para os devolvedores e decidida nos detalhes. Ao longo de toda a partida, houve apenas cinco break-points e duas quebras de serviço, uma para cada lado. As duas, aliás, aconteceram no primeiro set, no nono e décimo games, nas duas únicas oportunidades que cada jogador teve na parcial. No tiebreak, Darderi não perdeu um único ponto com o serviço e obteve dois mini breaks, abrindo caminho para o título.
Na segunda parcial, o italiano foi o único a lidar com break-points, precisando salvar três chances de quebra do holandês, duas no terceiro game e outra no 11º, já na reta final do jogo. Assim como houve no tiebreak anterior, o italiano novamente se impôs na série de desempate do segundo set, não perdeu pontos com o serviço e superou o saque de Griekspoor em duas ocasiões, conquistando assim o título.
Os números finais mostram o grande equilíbrio que foi o jogo. Griekspoor fez mais aces (10 a 3), porém cometeu mais duplas faltas (6 a 3). Já com o primeiro saque, Griekspoor foi ligeiramente superior: 63% a 61% de acerto e 76% a 73% na conversão de pontos. Com segundo serviço, Darderi levou a melhor, 66% a 60%.
The moment @Lucianodarderi_ became Marrakech Champion 👑#GrandPrixHassanII pic.twitter.com/FvXJEwvE0v
— Tennis TV (@TennisTV) April 6, 2025
Que fase! Jogador limitadíssimo ganhando atp… Em quanto nossos tupiniquins tirando Fonseca mal conseguem passar da R1
Verdade né, jogador limitadíssimo e ganha um atp, muita sorte né, vc entendi muito de tennis, parabéns!