Darderi completa festa italiana e fatura o ATP de Marrakech

Luciano Darderi (Foto: Grand Prix Hassan II)

Marrakech (Marrocos) – Em mais uma semana especial para o tênis italiano, o domingo foi de dobradinha para o país da bota no circuito masculino. Enquanto em Bucareste Flavio Cobolli conquistou o primeiro título da carreira, no saibro marroquino quem brilhou foi Luciano Darderi, que faturou o ATP 250 de Marrakech ao bater o holandês Tallon Griekspoor em dois tiebreaks, parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4) em 2h03 de partida.

Aos 23 anos, Darderi mantém os 100% de aproveitamento em finais no circuito da ATP, levantando agora o seu segundo troféu. No ano passado, ele já havia triunfado em Córdoba, sobre a terra batida argentina. Ele termina a semana com um apenas um set perdido, na vitória de virada sobre o francês Hugo Gaston ainda nas oitavas de final. De quebra, receberá um cheque de US$ 90.675 pela conquista no Marrocos.

Ex-número 32 do mundo e atual 57º colocado, Darderi está retornando ao top 50 e assumirá o 48º posto a partir desta segunda-feira. Com isso, a Itália passará a ter sete tenistas entre os 50 melhores do mundo, incluindo Jannik Sinner (1º), Musetti (16º), Matteo Berrettini (34º), Flavio Cobolli (36º), Matteo Arnaldi (40º) e Lorenzo Sonego (41º).

Sexto italiano finalista em Marrakech, Luciano Darderi se torna o quinto campeão do país, repetindo os feitos de Renzo Furlan (1994), Andrea Gaudenzi (1998), Daniele Bracciali (2006) e Matteo Berrettini (2024). Apenas Potito Starace foi vice-campeão, em 2011.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Considerando apenas os jogadores em atividade, Darderi se junta a Fognini (8), Berrettini (6) e Marco Cecchinato (3) como os únicos italianos na ATP a terem múltiplos títulos no saibro. Feito este que nem mesmo Sinner alcançou, já que o atual número 1 do mundo tem apenas uma conquista no piso, obtido em Umag 2022. Por fim, ao lado do próprio Sinner (Australian Open) e de Cobolli (Bucareste), Darderi é o terceiro italiano a levantar um troféu em 2025 no circuito masculino.

Enquanto isso, Tallon Griekspoor continua com um jejum de títulos que já dura quase dois anos. Campeão no piso duro de Pune e na grama de ‘s-Hertogenbosch em 2023, o holandês não chegava em uma final desde o vice-campeonato nas quadras rápidas de Washington, em agosto daquele mesmo ano. Em Marrakech ele disputou, portanto, sua primeira decisão no saibro.

Com a campanha desta semana, Griekspoor somará 165 pontos, suficientes para ganhar duas posições no ranking e assumir o 35º lugar. Ele também recebe um prêmio de US$ 52.890 pelo segundo lugar no torneio.

Jogo de poucas chances e dois tiebreaks

Com bom desempenho dos sacadores, a final de Marrakech foi de poucas oportunidades para os devolvedores e decidida nos detalhes. Ao longo de toda a partida, houve apenas cinco break-points e duas quebras de serviço, uma para cada lado. As duas, aliás, aconteceram no primeiro set, no nono e décimo games, nas duas únicas oportunidades que cada jogador teve na parcial. No tiebreak, Darderi não perdeu um único ponto com o serviço e obteve dois mini breaks, abrindo caminho para o título.

Na segunda parcial, o italiano foi o único a lidar com break-points, precisando salvar três chances de quebra do holandês, duas no terceiro game e outra no 11º, já na reta final do jogo. Assim como houve no tiebreak anterior, o italiano novamente se impôs na série de desempate do segundo set, não perdeu pontos com o serviço e superou o saque de Griekspoor em duas ocasiões, conquistando assim o título.

Os números finais mostram o grande equilíbrio que foi o jogo. Griekspoor fez mais aces (10 a 3), porém cometeu mais duplas faltas (6 a 3). Já com o primeiro saque, Griekspoor foi ligeiramente superior: 63% a 61% de acerto e 76% a 73% na conversão de pontos. Com segundo serviço, Darderi levou a melhor, 66% a 60%.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Aridelson
Aridelson
20 horas atrás

Que fase! Jogador limitadíssimo ganhando atp… Em quanto nossos tupiniquins tirando Fonseca mal conseguem passar da R1

Tenista
Tenista
14 horas atrás
Responder para  Aridelson

Verdade né, jogador limitadíssimo e ganha um atp, muita sorte né, vc entendi muito de tennis, parabéns!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.