Capitulo 2 para Djokovic e Alcaraz. A grama agradece.

Foto: AELTC

Se a final feminina reunirá duas saibristas, o título masculino de Wimbledon será decidido entre os dois jogadores mais competentes, vistosos e eficientes no Admirável Mundo Novo da grama. Ninguém hoje no circuito reúne tantos predicados no piso natural do tênis, onde valem muito saque, devolução, solidez, variação, jogo de rede, pernas leves e fortes.

É impressionante o nível técnico e mais ainda a maturidade que Carlos Alcaraz atingiu ainda aos 21 anos. Ele repete o que Rafael Nadal fez em 2006, quando ganhou Paris e decidiu Wimbledon em seguida, mas seu ídolo de infância só conseguiu dominar as diferentes superfícies duas temporadas depois, em 2008, algo que Carlitos já fez e pode obter a dobradinha de forma ainda mais impressionante.

A façanha de Novak Djokovic não é menor, quando se tem em mente seu abandono exatos 37 dias atrás em Roland Garros, a artroscopia no joelho direito e as dúvidas que cercaram sua presença em Wimbledon, o que mais uma vez foi feito se concretizou sem torneios preparatórios. Tudo isso aos 37 anos e derrotando uma porção de adversários muito mais jovens para atingir a 37ª final de Slam. Uau.

Se o espanhol está perto de erguer já seu quarto troféu de Slam aos 21 anos, algo que nem mesmo o Big 3 ousou fazer no começo de seu domínio, Djokovic ganhou sua 10ª semi no torneio, seis delas consecutivas, e se vê diante da chance de repetir os oito troféus de Roger Federer no Club e atingir um incrível 25º título de Grand Slam. Haverá história neste domingo na Quadra Central, tudo o que sempre desejamos ver numa decisão desse tamanho.

A campanha do atual campeão foi definitivamente exigente, como se esperava. Em três de seus últimos quatro jogos, saiu um set atrás – contra Frances Tiafoe, foi ainda mais apertado com 2 a 1 para o adversário -, mas as reações obtidas contra Tommy Paul e Daniil Medvedev serviram para realçar sua determinação tática, frieza emocional e total capacidade técnica. A vida jamais esteve fácil contra o russo, na repetição da semi do ano passado, porque desta vez Medvedev sacou bem e tomou iniciativas, incluindo transições mais constantes à rede.

Isso exigiu aplicação de Alcaraz, principalmente porque o índice de acerto do primeiro saque foi baixo nos dois primeiros sets. Estava evidente que trocar bolas com Medvedev não era a melhor alternativa, já que o experiente adversário era um paredão, e o espanhol se viu obrigado a forçar mais, tendo um desempenho muito satisfatório com o segundo serviço, mais profundo e portanto ofensivo. Daí ter tido mais winners e erros em todos os sets, fechando o jogo com 55 bolas vencedoras contra 31, porém 37 falhas diante de 24. Assim como aconteceu diante de Paul, seu grande momento foi o quarto set, em que cedeu apenas seis pontos com o primeiro serviço e dois com o segundo.

Djokovic por seu lado venceu três sets bem exigentes contra um surpreendente Lorenzo Musetti, que jogou mais do que eu esperava. O italiano não tem um grande saque, mas arrancou alguns serviços preciosos em momentos delicados. Foi bem na sua evidente opção por ritmos muito alternados nas trocas da base e esteve sempre colado no placar, tendo até mesmo recuperado uma quebra no final do primeiro set. Liderou depois por 2/0 e 3/1 antes de ser dominado no tiebreak e fez o que pôde para sobreviver, já que cedeu quebra logo de cara no terceiro set. Salvou três match-points e obrigou o multicampeão a empenho constante.

O problema dele é que Djokovic foi 90% do tempo o melhor jogador em quadra. Teve apenas uma pequena queda, que até pareceu física, no começo do segundo set, porém o saque extremamente afiado – 75% de pontos vencidos com o primeiro serviço e seis aces – e a devolução tão espetacular como sempre não davam paz ao adversário, forçado quase sempre a bater mais de três bolas para ganhar um ponto. Preparado para os slices, Nole soube golpear a bola baixa até mesmo em fulminantes paralelas e deu outro show junto à rede, com 43 de 56 lances bem sucedidos, alguns deles que devem ter arrancado aplausos de Boris Becker.

Então, a final masculina de Wimbledon terá o máximo de qualidade que se poderia desejar, e isso apaga todas as contusões, surpresas e decepções que marcaram esta edição. Djokovic, 16 anos mais velho, venceu três dos cinco duelos contra Alcaraz, incluindo os dois mais recentes, justamente os que aconteceram após o duelo de cinco sets de Wimbledon de 12 meses atrás, ou seja, em Cincinnati e no Finals. Três desses confrontos foram memoráveis pelo equilíbrio, alternâncias e indefinição. Não espero menos do que isso no domingo.

Sábado conhecerá nova campeã

Wimbledon terá uma nova campeã de simples pela sétima edição consecutiva, o que é uma marca incrivelmente interessante para um torneio que viu tantos feudos, primeiro com Billie Jean King, depois Martina Navratilova, Steffi Graf e as irmãs Williams. A sequência de ineditismos começou com Garbiñe Muguruza em 2017 e seguiu com Angelique Kerber, Simona Halep, Ashleigh Barty, Elena Rybakina e Marketa Vondrousova.

Barbora Krejcikova ou Jasmine Paolini se juntará a essa curiosa lista neste sábado, quando decidem o torneio numa partida que vale nada menos que 1,3 milhões de libras (R$ 9,2 milhões), ou seja a diferença entre o prêmio de 2,7 mil de libras da campeã (R$ 19 mi) para o da vice.

No duelo entre duas tenistas de 28 anos, Krejcikova leva o favoritismo por já ter erguido seu troféu de Slam, há três anos em Paris, além de ter derrubado Rybakina na semi. Se vencer, a ex-número 2 do mundo voltará ao top 10, posto que perdeu há seis meses. A italiana chega a sua segunda final seguida de forma novamente inesperada e já se garantiu no top 5.

No mundo das apostas, Paolini paga 2,15 o valor investido e Brejcikova, 1,75. Qual seu palpite? Vote abaixo.

132 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jmsa
Jmsa
4 meses atrás

Sou fã do Djokovic ,mas acho que o alcaraz leva pois me parece melhor preparado ,e pra você dalcim ,quem leva domingo ?

Paulo A.
Paulo A.
4 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim, quem você palpitaria que vai sentir mais o emocional: o Djoko diante do que seria talvez a sua última chance de conquistar mais um WB, ou Carlitos que tem muito menos experiência e nunca defendeu, salvo engano, um título dessa importância (um Grand Slam)?

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Eu também acho incerto, mas que a chance do Alcaraz sentir é maior, porque ele se vê como o melhor jogador de todos os tempos e quer que todos também vejam e acha que para isso ele precisa de um saldo bem positivo contra o Djokovic, e enquanto o Djoko está em plena forma.

Mas de onde eu tirei isso? Do seu choro depois de perder a final espetacular do master 1000 americano. Este choro me surpreendeu e concluí que ele estava dando um valor extremamente alto para o seu histórico contra o Djoko, que a maioria considera o GOAT.

Sim, minha interpretação do Alcaraz pode estar errada, também pode ter estado certa e não estar mais, com o Alcaraz tendo revisto as suas metas, e também pode ter estado e continuar correta. O domingo vai esclarecer um bocado.

Que seja outra final espetacular !

José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Marcos Ribeiro

Nessa eu diria que você acertou, caro Marcos Ribeiro. Ótima análise.

Está começando a se redimir pelo impropério dito no início ano de que Sinner seria superior ao sérvio em seu auge.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  José Afonso

Kkkk. Mas que ele andou jogando mais, andou. Depois teve problemas físicos e seu nível caiu. Também acho que o Djoko melhorou bastante em relação ao início deste ano. Em relação ao seu auge, envolve muita coisa e prefiro não opinar. Vamos ver como será até o fim do ano, vem bastante coisa por aí.

André Aguiar
André Aguiar
4 meses atrás
Responder para  Marcos Ribeiro

Bem lembrado, Marcos. Aquele choro do Alcaraz em Cincinnati foi de fato revelador. Depois de derrotar o então favorito Djokovic na final de Wimbledon, ele talvez tenha achado que não perderia mais para o sérvio.
Claro que o choro foi também motivado pelo dramático desenrolar daquela partida, cuja duração foi de quase quatro horas: no primeiro set, um Djokovic dando sinais de esgotamento devido ao forte calor. Aos poucos, porém, vai recompondo-se fisicamente e vence os dois sets seguintes no tiebreak, com direito a um match point salvo.

Rodri
Rodri
4 meses atrás
Responder para  Jmsa

eu já acho que a pressão agora é toda do espanhol. Por isso dou 60-40 pro servio

Paulo A.
Paulo A.
4 meses atrás
Responder para  Rodri

Ele tem só 21 anos. Decerto que terá ainda muitas outras chances lá. Mas do Nole eu não diria isso, mesmo sendo ele um absoluto fora de série porém o corpo já acusa o desgaste inexorável do tempo

Israel
Israel
4 meses atrás

Meu Deus! O que nos espera é grande! Haja coração!

Vinícius
Vinícius
4 meses atrás

Será que após wimbledon podemos ver esse musetti durante o ano dalcim?
Fez uma grande partida, se ele tivesse pegado um djokovic aquém, que poderia acontecer, ele teria ao menos ganhado um set ou até mais, forçado um quinto ou até vencido, precisou do melhor do sérvio para o italiano ser batido, foi um 3 a 0 que foi bom de assistir, ótimos pontos, gostei da postura do italiano, acho que faltou um Algo a mais em alguns pontos, mas é aquilo, experiência, ao menos ele não fez feio em sua 1 SF de GS, sinceramente eu espero que ele consiga colocar essa cabeça de wimbledon durante o resto do ano pq ele é bom demais, no mínimo top 10 ele é para min.

Vinícius
Vinícius
4 meses atrás

Obviamente ser número 1 é sobre ser consistente e não vou ser o cara que vai ignorar esse fato mas o melhor jogador do ano para min é o alcaraz, nas 2 vezes que ele enfrentou o Sinner, ele venceu, está em sua 2° final de GS no ano, e pode ganhar dnv
E assim Sinner merece o número 1 pelo que fez durante o ano e ano passado, mas se o alcaraz vencer wimbledon dnv e dessa vez não ir mal no final do ano como foi em 2023, podemos ter uma briga pelo número 1 após o Us open, acho sinceramente que o espanhol é o melhor jogador do ano mesmo que o ranking não apresente.
Sinner é gigante e não acho injusto ele estar como número 1, só espero que o espanhol consiga ficar saudável dessa vez para vermos uma briga pelo número após o Us open.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
4 meses atrás
Responder para  Vinícius

Alcaraz termina o ano como número 1,tem poucos pontos a defender pós winbledon

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás

Quando quer, o sérvio é brilhante nas entrevistas. Gostei muito, especialmente da parte do “segredo” da longevidade dos grandes campeões.

Também acho que domingo é 50% pra cada lado.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Onde assino , caríssimo SR Paulo Almeida ? .ABS !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Aí, Sr. SR, pode colocar mais um game com 2 set points (40-15) e outro com 3 match points (0-40) perdidos pelo sérvio na sua lista. Anda muito vacilão.

A conferir, rsrs, abs!

rafael luis
rafael luis
4 meses atrás

Musetti é fraco pra ganhar tanto do Djoko quanto de qualquer outro Top 5 em Grand Slam. Dizer que conseguiu equilibrar a partida em alguns momentos é um exagero. Em nenhum momento, Djoko achou que iria perder algum set pra ele. Pra ganhar do Djoko tem que ter coragem de ir pras linhas , tipo Stan The Man, senao nem faz cocegas no Djoko.

Alexandre G.
Alexandre G.
4 meses atrás
Responder para  rafael luis

Musetti foi longe demais.
Não é tenista para vencer Grand Slam.
Tem muitas limitações.

Felipe
Felipe
4 meses atrás

espero que Alcaraz vença Djokovic no domingo. Realmente não quero ver aquela comemoração presunçosa de violino de novo.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Felipe

Primeiro que o violino é uma homenagem à filha e segundo que a comemoração em caso de título será comendo a grama como sempre.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
4 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

… Ou seja, grama não é só para as vacas.

José Alexandre
José Alexandre
4 meses atrás

Djoko é um monstro, só Alcaraz num dia inspirado pra pará-lo na grama, nem o maior de todos conseguiu.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  José Alexandre

Jura ??? . Quem bateu ” goat ” e Murray em sequência em 2012 ??? E além do Caneco retomou o N 1 ? rsrs. Abs!

José Alexandre
José Alexandre
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Teve esta vez mesmo, mas estava me referindo a uma final na grama, o rei maior de todos não conseguiu parar o sérvio.

José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Importante mesmo comemorar essa única vitória, considerando a derrota em todos os outros três jogos, todos valendo o título!

Paulo F.
Paulo F.
4 meses atrás
Responder para  José Alexandre

Como Djokovic parou a si próprio?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
4 meses atrás
Responder para  José Alexandre

Já que é monstro, quando se aposentar pode protagonizar algum filme de terror. Tipo ” Sexta-Feira 13 parte XXIII (dois xis 3 pauzinhos).

Heitor
Heitor
4 meses atrás

A final de Wimbledon entre Djokovic-Alcaraz será o ingresso para a final mais caro da história do esporte.

No momento, o pior assento para domingo custa mais de US$ 10.000.

Gustavo
Gustavo
4 meses atrás
Responder para  Heitor

Gostaria de dois, por favor
Hehehe

Gustavo
Gustavo
4 meses atrás
Responder para  Gustavo

Mais um, por favor, para o Dalcim ;-)

Florestan Japiassú Maia Neto
Florestan Japiassú Maia Neto
4 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Hahaha. Caro Dalcim, aproveito para cumprimentá-lo por seu profissionalismo. O toque espirituoso é a cereja do bolo! Tenha muita saúde e longa vida para nos brindar com sua competência! Afetuoso abraço!

Marcelo Reis
Marcelo Reis
4 meses atrás
Responder para  Heitor

Olha, isso dá uns R$ 55 mil reais, em conversão aproximada. Estratosférico. Porém, quem comprou ingresso para a final no começo do campeonato, pagou “apenas” R$ 2 mil reais (£275). Um aumento de 2.650%!!!

Letícia
Letícia
4 meses atrás
Responder para  Marcelo Reis

Exato.
se você teve a sorte de conseguir os ingressos antes, acho que custam cerca de 275 Libras, como vc colocou. Agora são os ingressos corporativos ou de debêntures, então você recebe toda a hospitalidade que os acompanha, querendo ou não.

Tênis sempre foi esporte de elite mas isso aqui já é outra coisa risos.

Tá mais fácil ser campeão para garantir um lugarzinho na plateia…mais risos

Paulo A.
Paulo A.
4 meses atrás
Responder para  Marcelo Reis

Saberia dizer se é possível comprar no site do torneio?

Marcelo Reis
Marcelo Reis
4 meses atrás
Responder para  Paulo A.

Não mais, creio eu. No começo do torneio, eles fizeram aquele típico sorteio para os “cadastrados” comprarem, mas depois só vi à venda no AELTC e em alguns sites como Ticombo, Viagogo, Stubhub e Tennistours.

Última edição 4 meses atrás by Marcelo Reis
Maurício Luís *
Maurício Luís *
4 meses atrás
Responder para  Heitor

Deeez mil dólares pra se sentar num lugar que precisa usar binóculo?? Valha-me Deus.
Vou já correndo me reconciliar com a sogra. Quem sabe ela não me empresta uns trocados? Pagarei à vista. A perder de vista…

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
4 meses atrás

Que beleza de final. Imperdível. Que seja um espetáculo épico e que vença o melhor!

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
4 meses atrás

“mas seu ídolo de infância só conseguiu dominar as diferentes superfícies duas temporadas depois, em 2008,”

Só lembrando que o Nadal desde 2006 já “dominava” a grama, também. O problema é que havia um certo suíço (simplesmente, o melhor de todos os tempos na grama até o momento) do outro lado da quadra, nas finais que ele fazia.

Rafael
Rafael
4 meses atrás

Será uma super final e merecidamente os dois melhores chegaram! Mesmo o Alcaraz sendo um fenômeno, eu acredito que o sérvio não perderá a segunda final seguida em Wimbledon. Imagina um 25th aos 37 anos!!! Mais um capítulo na história do maior de todos os tempos!

Guilherme
Guilherme
4 meses atrás

Novak Djokovic na final de Wimbledon um mês após uma cirurgia no joelho.

Ele tem 37 anos.

O goat.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
4 meses atrás

Alcaraz sacou muito, hoje. Esse era o seu ponto “fraco”, mas parece que está evoluindo.
Ele está ficando (quase) imbatível.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
4 meses atrás

Acho que o Alcaraz vencerá, porém torcerei pelo DJ, acho que será a última chance real de ganhar um GS! Porém ele não precisa mostrar mais nada, é o GOAT e continuará assim por muitos anos! Pode ser até o Alcaraz que o superará ao final da sua carreira!

TorcedorBr
TorcedorBr
4 meses atrás

Posso tá bem enganado, mas Alcaraz ganha por 3×1!

Andre Eduardo
Andre Eduardo
4 meses atrás

O que falta ao Musetti é “aquele” golpe. É um cara que faz tudo muito bem, mas sem um grande golpe de destaque. Falta-lhe o “ganha pão” para poder fazer frente aos maiores do circuito. É bastante jovem, no entanto, e assim sendo poderá subir o nível no futuro.

Respondendo ao Dalcim, acredito que a italianinha leva amanhã. Forza, Jasmine! E no masculino, concordo com os 50/50.

Rob
Rob
4 meses atrás

A final tá saborosa…Djoko não teve 1 jogo sequer exigente, tipo chave baba….terá ele cacife para algo mais intenso?! Não duvido que sim…porém do outro lado temos 1 dínamo.

Luciano
Luciano
4 meses atrás

Torço pro Alcaraz, mas acho que o Djokovic levará esse título. Sei lá! Acredito que o bicho vai pegar no domingo!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
4 meses atrás

Boa noite, Dalcim. Pergunta:::::::: se Djokovic erguer o troféu, será o + velho a fazer isto em Wimbledon?
??? Quem duvida???
– Eu duvidei que fosse dar tempo dele se recuperar até começar o torneio. Recuperou-se.
– Eu duvidei que ele fosse passar sequer pela segunda rodada, quanto mais pelo Rune. Passou o rodo.
– Eu duvidei que o joelho fosse aguentar a correria. Ao menos até agora, aguentou.
Agora ele vai pra final. Quem sou eu pra duvidar de quem o dá como favorito?
Eu só acho que ele deveria dividir a premiação com o fisioterapeuta e com a fábrica de analgésicos.
Na parte física, desejo boa sorte a ele. E na parte esportiva, espero que saia com outro vice.
O otimista: ” A esperança é a última que morre!”
O pessimista: ” Mas morre.”

João Silva
João Silva
4 meses atrás

60% Alcaraz e 40% Djokovic.

Alcaraz faz correr, dá muita deixadinhas e voleia bem diferente de todos os outros, o Djkovic poderá sentir o joelho e o cansaço.

João Sawao ando
João Sawao ando
4 meses atrás

Alcaraz ganha 3/1

Felipe
Felipe
4 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Mas vc escreveu acima q o Nole deve vencer…

João Sawao ando
João Sawao ando
4 meses atrás
Responder para  Felipe

Essa é minha torcida …

Nando Parrado
Nando Parrado
4 meses atrás

Claro que tudo pode acontecer, mas eu vejo Djokovic, assim como Nadal, como caras que não aceitam ser humilhados, se é que dá pra falar em humilhação em relação aquela derrota em 2023 em Wimbledon.
São caras que se tiverem outra oportunidade vão tentar engolir o adversário, e se no tênis eu dou favoritismo pra Alcaraz, na vontade eu dou pra Djokovic, pois creio que ele vai querer entrar pra matar Alcaraz.
Algo, inclusive, que sempre faltou a Federer, que foi um cara que sempre aceitou apanhar, só lembrar ele vindo de 3 derrotas em finais de GS e Finals, e quando teve 2 match points pra ser campeão em cima do sérvio, e fazer uma mini vingança, ficou com medo e perdeu.

Jonas
Jonas
4 meses atrás
Responder para  Nando Parrado

Realmente Nadal e Djokovic parece que são mais aplicados no sentido tático da coisa, ir lá e “matar” o adversário.

Mas do outro lado tem um Alcaraz que nunca perdeu final de Slam e tem essa mesma virtude. Pra mim 50 a 50 essa final.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
4 meses atrás
Responder para  Nando Parrado

Acontece que muita vontade costuma ser a maior causa da tremedeira. Buda disse, a alguns milênios, que o desejo é a maior causa do sofrimento, e muita gente concordou. O bom desempenho não é proporcional à vontade, depende mais de saber lidar bem com os desejos e as emoções, é mais mental do que emocional, exige consciência dos desejos e emoções e algum distanciamento deles.

José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Marcos Ribeiro

Com Novak Djokovic o buraco é mais embaixo. Sabe administrar a pressão e a vontade como (quase) ninguém, ficando atrás apenas de Rafael Nadal no quesito mental e emocional.

Ele sabe usar essa vontade toda e pressão como motivação para jogar seu melhor.

Última edição 4 meses atrás by José Afonso
Gustavo
Gustavo
4 meses atrás

A idade dos adversários de Novak Djokovic em Wimbledon:
27
22
24
21
25
22
21

O que Novak Djokovic está fazendo aos 37 anos merece muita admiração e elogios.

Aprecie-o enquanto ele ainda está jogando. Nunca mais veremos alguém como ele

Heitor
Heitor
4 meses atrás
Responder para  Gustavo

A idade é só um número rs

Jimi
Jimi
4 meses atrás
Responder para  Gustavo

idade não quer dizer nada, oq importa é a qualidade do adversário, só ver Federer, com 40 anos bateu quartas de GS.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
4 meses atrás

Novak está disputando seu gs de número 75, e irá disputar sua 33 final, façam as contas de quão surreal é isso.

José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Marcelo Costa

Na verdade, é sua 37º final.

Chegou à final em praticamente 50% dos Grand Slams que disputou, chegou às semi em 80% e saiu vitorioso em 2/3 (aprox. 66,7%) das finais.

Um monstro. Um comedor de fígados. O GOAT.

Última edição 4 meses atrás by José Afonso
Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 meses atrás

EM SALZBURG, NA ÁUSTRIA, Monteiro humilha Moro…

Seb
Seb
4 meses atrás

Carlos tem um grande senso de humor, seu senso de si mesmo é muito racional, equilibrado e controlado. Para uma idade tão jovem é muito impressionante.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
4 meses atrás

Nunca duvidem da criatividade dos humanos.

“Cientistas batizam vespas parasitas com os nomes de Roger Federer e Rafael Nadal”

https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologia/noticia/2024/07/cientistas-batizam-vespas-parasitas-com-o-nome-de-roger-federer-e-rafael-nadal.ghtml

DANIEL DE FIGUEIREDO TOLEDO
DANIEL DE FIGUEIREDO TOLEDO
4 meses atrás

Djokovic só sabe fingir contusão fake é vergonhoso ver um jogador que mal sabe volear superar Becker, Edberg, McEnroe na grama tudo graças à padronização dos pisos grama é praticamente igual ao saibro. Obviamente é excelente e uma parede no fundo mas folha corrida grande torneio na COVID expulsão no us Open bolada no gandula, vários fake vestiário e contusão negou uma doença que matou milhões. Arrogante, soberbo, ego infinito!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 meses atrás

Nossa!
Que escrita horrível!

Filipe Alves da Mota
Filipe Alves da Mota
4 meses atrás

Não consigo ver um favorito Djoko está com uma gana de ostentar esse título novamente, que chega a ser intimidante. Sua constância e força mental o definem. Por outro lado, Carlito chega altaneiro e confiante. Mesmo não estando em sua melhor forma, venceu Roland Garros. Isso o tornou muito consciente de seu imenso potencial. Virou jogos em Wimbledon de uma maneira natural, elevando o nível, sem se desgastar e ciente de seu enorme arsenal técnico. Será um jogo imperdível.

Gustavo
Gustavo
4 meses atrás

Carlos está melhorando no inglês e sua personalidade está começando a aparecer. Ele será ainda mais amado.

Modric estava no box dele hj.
Ambos Real Madrid
E torcendo pela Espanha na euro no domingo. Eu vou de Inglaterra.

Paulo A.
Paulo A.
4 meses atrás
Responder para  Gustavo

Vai dar Espan̈a. Em Wb e no futebol!

Felipe
Felipe
4 meses atrás

✅ 2010
✅ 2011
✅ 2012
✅ 2013
✅ 2014
✅ 2015
✅ 2016
❌ 2017
✅ 2018
✅ 2019
✅ 2020
✅ 2021
✅ 2022
✅ 2023
✅ 2024

Novak Djokovic alcançou pelo menos uma final de Grand Slam em 14 dos últimos 15 anos

Ele ainda não perdeu um ano desde que completou 31 anos

João Silva
João Silva
4 meses atrás
Responder para  Felipe

2017 foi o cotovelo né?

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás

Eu inicio dizendo que nem sei como esse tal de Musetti chegou tão longe… O Djokovic ganhou jogando o feijão com arroz

Em outras palavras: achei que o italiano deixa muito a desejar.

Mas outra coisa, e aí já tentando reacender uma polêmica: não acham muito estranho o sérvio ter voltado tão firme, de uma cirurgia tão recente?

Está me cheirando àquele bom e velho “embromation” kkkk

Jonas
Jonas
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Não foi bem assim, só voltou a jogar bem contra o Rune, nas Oitavas, e ainda assim com o movimento não tão solto.

Ele fez a cirurgia, mas artroscopia não é algo que afasta o tenista meses da quadra, o próprio Fritz passou pelo mesmo e afirmou. Mas não me surpreende ver comentários alegando lesão fake do Djoko ou comemorando cirurgia do Nadal.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Vc cobra maturidade das pessoas e faz um comentário com esse teor kkkkkkkk?????? Digno do seu amigo Vitor Hugo/Marquinhos/etc/etc, vc teve um ótimo professor…

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Luiz Fernando

Isca mordida kkk

Na verdade eu fiz essa insinuação só pra ver e me divertir com reações como essas mesmo. E a hipocrisia de gente como o senhor.

Por mais de uma década vc sempre ignorou e passou pano para toda e qualquer publicação que desconstruisse o Federer. Mas marginalizou todas as outras que se fizeram em relação ao Djoko, como bom parlapatão que é. Isso porque vc odeia o suíço, frase que vc mesmo já afirmou. Bom, isso tem nome e se chama hipocrisia.

Marquinhos é só um espantalho que vc e os militantes nolistas tiraram para Cristo. Fato.

Abs.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Luiz Fernando

Prefiro o Marquinhos a você. E não é por ele ser fã de Roger, não.

Mas pelo fato de ele estar sempre sozinho, enquanto vocês estão sempre juntos, e contra ele. Luta um pouco desigual, concorda?

Quando o comentário bizarro vem da ala nolista vc sempre ficou caladinho e pianinho.

Portanto, não tem do que reclamar. Fiz o comentário para ver como seriam as reações mesmo.

Abs.

Lucas F.
Lucas F.
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Ué, qdo é a turma federista que se une vc não se incomoda, pelo contrário, bate palminha

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Lucas F.

Se vc acompanha aqui sabe que a torcida nolista além de ser grande maioria é mil vezes mais engajada nessa panela do que a torcida federista.

Paulo F.
Paulo F.
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Já pesquisou sobre atletas de futebol que tiveram a mesma lesão de Djokovic e voltaram a atuar no mesmo prazo?

Paulo F.
Paulo F.
4 meses atrás
Responder para  Paulo F.

Vou esperar o què também, vindo da torcida que torceu.pela apendicite do Nadal, não é mesmo?

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Paulo F.

De vc também eu não espero nada que preste. Então nós empatamos…

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Paulo F.

Poxa Dalcim rs

Nenhum comentário meu teve teor agressivo. São respostas na mesma altura das críticas que me são feitas.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Fritz, Baresi e Cafu são só uns poucos exemplos de quem fez artroscopia e voltou a jogar poucas semanas depois.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Ah, o cirurgião francês (que obviamente deve ser renomado) que o operou iria se queimar publicamente dando declarações? Ele inclusive não botava muita fé no retorno do sérvio em Wimbledon, mas este provou que era possível.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Não sei. E nem tenho uma opinião 100% consolidada, Paulo. Só joguei no ar, e mais para observar as reações mesmo rs

Vc foi o nolista que passou no teste e mostrou equilíbrio, porque respondeu com argumentos, e não com a velha guerrinha tribal, como fez o LF.

Só acho que é questionável sim e caberia debater. O Djoko voltou voando e num espaço super curto. Quase como se a lesão nem tivesse existido.

Abs.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Pois é, cada caso é um caso. A equipe médica disse que foi menos grave do que esperavam, mas não sei se tiraram um pedaço do menisco ou só costuraram uma fissura. Esses detalhes técnicos a gente não fica sabendo.

João Sawao ando
João Sawao ando
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

O novak em menos de 24 horas resolveu fazer a cirurgia. A lesão deveria ser pequena e como nole ia jogar Wimbledon pelo oitavo título operando ou não o cirurgião resolveu arriscar sem fazer prognóstico…esta na final deve vencer mas se sentir que vai tomar uma surra do tipo 6/2 6/3 nem tem terceiro set…abandona.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Para quem abandonaria na R1, desde estar ótimo.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Não dá pra jogar no ar uma acusação dessas, é desonesto

Helena
Helena
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Rodrigo,

Caso você queira uma explicação médica sobre o assunto, tem um Médico que faz vídeos para o Youtube analisando lesões de atletas. Recentemente ele fez um vídeo explicando a cirurgia de Djokovic (Como não sei se aqui aceita links, deixo o nome do vídeo, pois assim se encontra ele facilmente: The Bizarre Conspiracy of Novak Djokovic at Wimbledon – Doctor Explains).

Os que duvidam da cirurgia simplesmente por desgostarem de Nole podem ficar incomodados com ele explicar que acreditar que ele tenha inventado a cirurgia é loucura, bizarro e ridículo, mas quem tiver um interesse genuíno em entender o que aconteceu, ele explica a diferença entre o reparo e a retirada de parte do menisco. Também explica que embora a recuperação tenha sido impressionante, não é algo sem precedentes no esporte. Quem também já explicou a diferença entre as cirurgias foi o analista esportivo Gill Gross.

Inclusive, não sei se já citaram aqui, mas o Taylor Fritz fez a mesma cirurgia e voltou a jogar quase uma semana mais cedo que Novak.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás
Responder para  Helena

Excelente, Helena!

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
4 meses atrás
Responder para  Helena

Ótimo comentário, Helena. Ótima contribuição dada ao debate.

Lucas F.
Lucas F.
4 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Se questiona o Djoko, Por que não questiona tb Nadal jogando na Suécia, mas não em Wimbledon?

O que aconteceu com
‘maior guerreiro’
‘maior lutador’?

Se os títulos não são importantes para ele, por que não tentou jogar o torneio de maior prestígio?

É muita hipocrisia. Se acreditam que Novak fingiu uma lesão e que está em boas condições para jogar, por que não têm os mesmos critérios para Rafa?

Heitor
Heitor
4 meses atrás

O grande vencedor de Wimbledon, não importa o que aconteça no domingo… o cirurgião de Djokovic rs

Pedro Henrique
Pedro Henrique
4 meses atrás

Medvedev ganha um ponto, torcida de Wimbledon na quadra central: “aaaraghhh”

Alcaraz acerta um winner, a quadra central entra em erupção

A torcida de Wimbledon sendo elegante é uma das narrativas mais falsas que já vi. Tenho observado isso na última década e muito mais

Definitivamente. Assim como seu “filho” favorito, RF. Tudo falso

Felipe
Felipe
4 meses atrás

14 anos a diferença de idade entre Djokovic e Musetti……a maior diferença de idade na história das semifinais de Wimbledon!!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
4 meses atrás

Em comparação com 2023, acho que a pressão será muito menor sobre o Djokovic. Em 2023 penso que o maior interesse do sérvio era ganhar Wimbledon e depois tentar fechar o grand slam ganhando o US Open. Ele ainda não tinha ganho o 24° Slam. Então, existiam alguns objetivos que eram possíveis e ainda não haviam sido conquistados. Acredito que ele tenha descartado a meta de ganhar os quatro slams na mesma temporada. Assim, o que vier daqui pra frente para o Nole será lucro. Na final de domingo, acredito que ele terá a vontade, a gana de ganhar mas não sentirá tanta pressão. O Alcaraz, embora esteja sabendo administrar a pressão, pode ser que sinta essa pressão em algum momento do jogo. Por ser mais jovem e estar um pouco mais saudável que o Djokovic, acredito que o Alcaraz seja o favorito na proporção 55/45.

Refaelov
Refaelov
4 meses atrás

Penso +/- na mesma linha Carlos: a impressão é q o Djoko dessa vez chega como o desafiante e, nessa condição, ele se torna ainda mais perigoso ao meu ver..

Vinícius
Vinícius
4 meses atrás

Dalcim pelos comentários vc não coloca nenhum dos 2 como favorito, ou seja 50/50.
Qual foi a última final que vc sentiu assim tbm?vc lembra?

Neri Malheiros
Neri Malheiros
4 meses atrás

A final masculina será histórica por colocar novamente cara a cara os dois últimos adversários de 2023 numa disputa que vale muita coisa além do aspecto financeiro. Se não deu para termos um parâmetro de como teria sido um confronto em Roland Garros devido à lesão de Nole, agora Alcaraz enfrentará o sérvio num dos seus palcos preferidos e não creio que haverá tanto equilíbrio.

Nole está mordido e fará de tudo para não deixar escapar o oitavo título outra vez. Acompanhei todos os jogos dos dois até aqui e acho que Nole se preservou ao máximo para dar tudo o que tem, e que sabemos que não é pouco, nessa última partida. Mas Alcaraz já mostrou a que veio e não vai entregar o osso tão fácil. Mas aposto na maior experiência do sérvio em embates dessa envergadura.

Alexandre G.
Alexandre G.
4 meses atrás

Tenista de boné virado não vence Grand Slam.
Eles tentam, mas são apenas competitivos.
Voto em Alcaraz para vencer Wimbledon.

levI sIlvA
levI sIlvA
4 meses atrás

Apesar do sobrenome, não lembra em nada, o estilo de jogo do pai…

https://youtube.com/shorts/73ay3OJ2c8M?si=ZKTKxumD-bJmpQg6

Sandra
Sandra
4 meses atrás

Dalcim , o Que quis dizer , e se o Alcaraz nao lembra o Nadal com aquela correria desenfreada , será que o Djokovic consegue aguentar ?

Sandra
Sandra
4 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

O que quis dizer e que é muito mais fácil correr o que correm quanto se é mais novo,

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 meses atrás
Responder para  Sandra

RSRSRSRSRSRS…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
4 meses atrás
Responder para  Sandra

Meu pitaco:

Eu queria ver alguma estatística a esse respeito, mas pela minha visão de alguém que quase sempre vê as coisas pela TV, a sensação que tenho é que Alcaraz possui uma aceleração levemente superior à de Novak. Mas considero os dois muito rápidos, em especial se pensarmos na velocidade final que ambos podem atingir em seus arranques, além de serem elásticos, se esticando muito a ponto de parecerem aranhas de tão agachados que ficam, tudo para devolver mais uma bolinha.

Agora, se pensarmos em qual dois dois poderá manter esse nível de velocidade/correria após muitas horas de jogo, aí penso que Alcaraz tem leve vantagem devido à idade. Se um dos dois (ou os dois) sentir o desgaste, terão que encurtar os pontos.

P.S. O Nadal também sempre teve um físico brutal, corria (corre) muito, chegava (chega) em todas.

Última edição 4 meses atrás by Marcelo Reis
José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Marcelo Reis

Com toda certeza, mas normal, né. É o esperado que um jogador de 21 anos tenha mais aceleração que um de 37.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
4 meses atrás

A “menina” de 28 anos Paolini não entrou em quadra nesse primeiro set. Decidir um GS na quadra central de qualquer um desses grandes eventos exige muito de qualquer tenista, física e emocionalmente. Vamos ver como ela se porta no set2, tomara q se recupere e reaja, torço por ela…

Ronildo
Ronildo
4 meses atrás

O campeão de Wimbledom será consagrado como o maior tenista de todos os tempos ao final da carreira pois terá os principais recordes da categoria quando se aposentar.

Ronildo
Ronildo
4 meses atrás

Medvedev enaltece Alcaraz como o mais difícil tenista para enfrentar e depois ressalta que ele tem um tênis com múltiplas particularidades.

https://tenisbrasil.uol.com.br/para-medvedev-alcaraz-e-rival-mais-dificil-de-enfrentar.html

Luiz Fernando
Luiz Fernando
4 meses atrás

Nesse set2 as coisas se inverteram, a BK desapareceu na quadra, quantos erros. Tudo indefinido, vamos Paolini…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
4 meses atrás

Dalcim o q vc espera de Rafa em Bastaad? Será q ele de fato está recuperado fisicamente? Tempo ele teve de sobra…

Augusto Montenegro
Augusto Montenegro
4 meses atrás

Joga nada esse Djokovic, mero passador de bola.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 meses atrás

Stella Artois é tipo a Kaiser da Bélgica, mas deve ter um marketing muito forte para patrocinar Wimbledon. O fato é que não combina com tanto glamour e esses preços estratosféricos dos ingressos, rsrs.

Helena
Helena
4 meses atrás

ALCARAZ X MEDVEDEV -> Gostei muito da mentalidade com que Medvedev entrou no jogo. O russo mostrou que tem madeira de campeão e não aceitou ser varrido como no ano passado. Pode não ter ido para a final, mas essa campanha de WB reafirma Medvedev como um dos grandes nomes a serem considerados nos Slams (menos RG, por enquanto). Espero que ganhe ao menos mais um Slam na carreira, 1 título parece pouco para o que o russo é.
Do lado de Alcaraz foi um ótimo jogo a partir do segundo set, mas o que mais chamou a minha atenção é como ele já joga como um veterano. Ele estava incomodado ao perder o primeiro set, mas nunca pareceu duvidar que venceria o jogo. Isso é algo realmente reservado para os grandes.

DJOKOVIC X MUSETTI -> Apesar do H2H bem favorável ao sérvio, o Musetti sempre incomoda nos jogos. Ainda assim eu estava confiante para mais essa vitória de Nole. Primeiro, porque enfrentar ele na grama é diferente de tudo, e eles ainda não tinham se encontrado nessa superfície (ao final, o italiano reconheceu como tinha sido diferente de tudo). O outro ponto é que funcionou muito contra o Fritz chamar o americano para a rede e abusar dos slices, e tenho essa impressão de que quando jogadores menos experientes jogam muito bem contra alguém com uma certa tática, tendem a repetir com o adversário seguinte, mesmo que seja outro tipo de jogador. E não foi muito diferente com o Musetti, carregando nos slices e insistindo nisso mesmo quando estava claro que o sérvio estava vencendo a maioria desses lances. Inclusive, puxando de memória, o único jogador que conseguia incomodar Nole com slices era o Federer.
Vi algumas pessoas criticando o nível do italiano, mas apesar desse erro tático, gostei do que vi. Musetti é um jogador muito talentoso, mas que muitas vezes desaba no mental. Dessa vez vi ele diferente, brigando até o último ponto. Gostaria de ver ele com essa atitude mais vezes, mas tenho minhas dúvidas.
Sobre Nole, as subidas à rede (além dos dados já trazidos pelo Dalcim, ainda teve 16/17 no saque e voleio) e o percentual de ataque mostra como ele vem tentando encurtar os pontos, o que faz todo sentido considerando a volta da lesão. Ao final do jogo as devoluções estavam terríveis (para o adversário). Vai ser importantíssimo manter isso na final.

DJOKOVIC X ALCARAZ -> Não tem coisa melhor que os dois melhores jogadores na superfície se encontrarem na final de Slam. Que venha um grande jogo, de preferência com a vitória de Novak!
Dito isso, ainda acredito que dará Alcaraz, especialmente se o jogo se alongar. O espanhol é muito rápido e sabe colocar potência e angular bem as bolas, o que é um terror para quem volta de lesão. Ao meu ver, a maior chance do sérvio é se conseguir sufocar Carlitos, para que ele tenha que se apressar e, assim, aumente a quantidade de erros. Mas manter essa excelência por tanto tempo é incrivelmente difícil. Atualmente, quanto mais longo o jogo e os pontos, melhor para o espanhol.
Enfim, minha torcida é sempre para o Djokovic e seria lindo o 25 em Wimbledon, mas vê-lo perder para o Alcaraz não dói tanto assim. Ainda por cima, com a aposentadoria tão perto, o momento é de aproveitar cada partida.
Que rufem os…. violinos.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.