Cleveland (EUA) – A preparação de Beatriz Haddad Maia para o US Open terminou com o vice-campeonato do WTA 250 de Cleveland. Principal cabeça de chave do torneio em quadras duras nos Estados Unidos, Bia foi superada na final deste sábado pela norte-americana McCartney Kessler, 98ª do ranking, com parciais de 1/6, 6/1 e 7/5 em 2h06 de partida.
Bia tentava conquistar seu quarto título de WTA e o primeiro desde o Elite Trophy, em outubro do ano passado, na cidade chinesa de Zhuhai. A paulistana de 28 anos e número 1 do Brasil também ganhou dois torneios nas quadras de grama de Nottingham e Birmingham em 2022. Ela ainda tem dois vices, o primeiro ainda em 2017 em Seul e o segundo no WTA 1000 de Toronto em 2022. As algozes nas finais foram duas tenistas de destaque, Jelena Ostapenko e Simona Halep.
Nas três primeiras rodadas em Cleveland, Bia não perdeu sets. Superou na estreia a suíça Viktorija Golubic, em jogo que fez sete games seguidos e salvou seis set-points na segunda parcial. Depois, duas vitórias tranquilas contra a espanhola Cristina Bucsa nas oitavas e a francesa Clara Burel nas quartas. Já na sexta-feira à noite, venceu uma difícil semifinal contra a tcheca Katerina Siniakova, 36ª do ranking, em três sets. Ela agora segue para o US Open, onde será a 22ª cabeça de chave e estreará na terça-feira contra a armênia Elina Avanesyan, 51ª do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O torneio de Cleveland deu US$ 35.250 para a campeã e US$ 20.830 para a vice. Bia iniciou a semana como 23ª do ranking e, com os 163 pontos conquistados na semana, ganha duas posições. Ela poderia voltar ao top 20 em caso de título. Já a campeã Kessler, de 25 anos e recém-chegada ao top 100, soma 250 pontos e se aproxima do top 60. Vinda do circuito universitário norte-americano, ela jogou sua primeira final na elite do circuito. A tenista da casa disputou seu primeiro Grand Slam como profissional no início deste ano, na Austrália, depois de ter vencido um playoff promovido pela USTA. Já em Wimbledon, passou pelas três rodadas do quali.
McCartney Kessler wins her first Hologic WTA Tour title 🏆#TennisInTheLand pic.twitter.com/oguQzoa3UI
— wta (@WTA) August 24, 2024
Kessler também recebeu convite para a chave do US Open. A semana da norte-americana em Cleveland começou com vitória sobre a também convidada local Katrina Scott. Depois, passou pela chinesa Xinyu Wang, quarta cabeça de chave e 35ª do mundo. Já nas quartas, eliminou a holandesa Arantxa Rus, 75ª colocada, antes das vitórias sobre a russa Anastasia Potapova na semi e contra Bia na final.
Roteiros invertidos nos dois primeiros sets
Bia foi dominante no primeiro set e não enfrentou break-points. A brasileira colocou 86% de primeiros serviços em quadra e vinha confirmando seus games sem correr riscos. Além disso, jogou de forma sólida do fundo de quadra, com apenas dois erros não-forçados na parcial. Com duas quebras e quase o dobro de pontos da adversária, 28 a 15, e fechou a parcial em 28 minutos. Ela fez 5 a 2 nos winners e contou com 8 erros de Kessler.
Haddad Maia dominates the first set 6-1 💥#TennisInTheLand pic.twitter.com/qITfhn2Lww
— wta (@WTA) August 24, 2024
Ainda que a brasileira tenha conseguido uma quebra no início do segundo set, o roteiro se inverteu completamente e Kessler chegou a vencer seis games seguidos, com três quebras. A norte-americana conseguiu alguns winners de devolução, deixando Bia mais pressionada em seus games de saque. Foram três duplas faltas. Além disso, a brasileira cometeu 10 erros não-forçados contra apenas 5 da rival e cada jogadora fez quatro winners. No total de pontos, 28 a 13 para a tenista da casa.
Terceiro set definido nos detalhes
Depois de dois períodos de alternância na partida, o terceiro set foi o mais equilibrado deste sábado e definido nos detalhes. Bia foi a primeira a quebrar e fez 3/1, mas Kessler devolveu a quebra na sequência. A brasileira lamentou uma bola que saiu por pouco quando tinha 30-15 e que poderia colocá-la em situação confortável no game. Já a norte-americana se livrou de um game longo quando perdia por 3/4. Com o placar empatado, Bia fez um ótimo game de serviço, mas Kessler reagiu da mesma forma e confirmou com ótimos saques.
Já no 5/5, Kessler voltou a pressionar o serviço de Bia. A norte-americana soube aproveitar o momento de maior passividade da número 1 do Brasil e tinha maior iniciativa nos pontos. Quando Bia tentou um saque e voleio no 40-iguais, levou passada e permitiu a quebra no ponto seguinte. A tenista da casa, assim como havia feito dois games mais cedo, confirmou o serviço de forma tranquila e consolidou a virada.
A partida terminou com estatísticas equilibradas. Kessler fez mais winners, 16 a 13, e cometeu 22 erros não-forçados contra 16 da brasileira. A norte-americana fez só cinco pontos a mais, 79 a 74, e conseguiu uma quebra a mais, 5 a 4, em 16 break-points disputados entre as duas jogadoras.
Foi uma boa semana, mas não dá pra comemorar. Não houve evolução, ainda é necessário trabalhar em muitos aspectos do jogo dela. A impressão que ficou é que a performance nessa semana foi baseada em ser um evento mais fraco que o que ela tem jogado.
Impressão? Rsrs
Concordo. Torneio fraquíssimo. A americana ganhou pq teve vontade de ganhar desde o primeiro ponto e não deixou de ser agressiva e buscar o jogo mesmo tendo levado 6/1 e break abaixo. Hj o jogo premiou aquela q partiu pra cima e quis o titulo
Acorda! Para quem não passava da 1a rodada, ser vice-campeã de WTA não deixa de ser (muito) lucro.
Muito lucro somente porque jogou com jogadoras de ranking mais baixo que o usual. Sem evolução, a tendência é ficar no prejuízo nos próximos torneios, a começar pelo US Open
O ranking dela e top 30 /40 /50
Difícil…
Jogou como nunca…
Perdeu…
E o apagão voltou!
Essa americana saída do tênis universitário terá uma bela carreira profissional.
Não adianta Bia…enquanto continuar com essa entourage aí…
Problema não é perder, isso é do jogo, mas sim a forma como as derrotas vem ocorrendo. Bora e força para o usopen!!!
É isso aí…perder faz parte do jogo mas a forma como perde é que acaba incomodando.
A maioria , imagino , torce a favor mas ver essas vacinadas? Perder jogos “ganhaveis”?
E Perdeu!. Eu não gostei da entrevista arrogante na partida passada, como se ela tivesse resolvido todos os problemas de saque e mental. Está óbvio que não, e infelizmente ela não consegue ver a oportunidade de progredir, todos os grandes mudam, mas?!. Ok, fique com o seu nível atual, que não é pouco! Boa sorte no USO!
Esse éo pensamento deles. Eles não consideram que ela tenha problemas permantes de saque e mental.
Ela e sua equipe consideram que são apenas oscilações normais.
Impressionante…Nem vou escrever mais nada…Nunca vi um titulo tão fácil desse…Deixar escapar…Na minha opinião ela joga esse USOPEN…E deveria parar e voltar só o ano que vem…E vai atrás de um Psicólogo urgente…Cabeça fraquissima ela tem Impressionante
Está igual ao Inter… cria monstro..sem vontade de ganhar…n tem sangue
A tenista faz uma final de WTA, mas pra vc deveria parar!?..kkkkk
Ué, uma coisa que acho estranho. Como alguém com um saque tão ruim quanto dizem e com o mental tão ruim quanto falam consegue chegar numa final de WTA sem perder sets?
Fácil entender… olha o nível das adversárias? – Não quero dizer com isso que a Bia é uma mal jogadora, só que infelizmente ela não evolui…
Não foi um WTA de verdade com jogadoras de ponta, foi um esvaziado com um mote de pitocas e mesmo assim vacilou com o jogo na mão. Medo, Covardia, ou incompetência?
Final de WTA mediano..Sem as jogadoras de ponta…É como se tivesse jogando um torneio semi amador…Eu disse pra parar esse ano…Pra cuidar da cabeça…Pelo jeito vc é cabeça fraca igual ela…Porque não conseguiu interpretar
na boa, tô cansado de assistir a Bia, num certo momento do terceiro set percebi que o filme de outros jogos se repetiria. E se repetiu. Quantos erros bobos, postura em quadra ruim, falta movimentação, falta inteligência na tomada de decisões, sinto uma Bia travada sempre em quadra, pq não multa de comissão técnica, tentar algo novo, ela tá perto de 30 anos já. Sinceramente acho que nem vai passar da estréia no US Open.
A falta de inteligência é marcante. Ela deve ter consciência da dificuldade dela em voleios e no 5×6 e deuce no terceiro ela saca e sobe pra volear. Tomou a passada e com match point contra, tchau! Mas com todas as limitações mentais, físicas e técnicas, ela faz milagre e merece parabéns conseguindo top 30.
E fez essa c… no 2o SERVIÇO! Nem no clube se faz isso. Inacreditável!
Entendo que ficamos frustrados qdo os nossos perdem. A Bia entrou numa fase ruim e pode ter que trocar de técnico. Pra isso tem que ser corajosa. Toda mudança requer coragem. Não tô dizendo que é a comissão técnica ruim. Longe disso. O mental tá pesando.
EU CONCORDO!
O que aconteceu com a Bia no segundo set é inexplicável
Foi “só um detalhe”…
NORMAL!
Pra mim pareceu claro, a americana cresceu no jogo, começou a acertar bolas incríveis, a torcida foi a loucura, Bia se encolheu e foi atropelada. Tomou 6 games seguidos, o que é incomum, mas nada inédito. Basta ver o que fez na rodada inicial, quando ganhou 7 em sequência.
Tem que trocar de técnico, que venha um corajoso.
Impressionante a força
Mental da Bia,Zero! Ela é capaz de perder jogos imperdíveis como o de hoje!
Torci tanto por ela, infelizmente mais uma vez sucumbiu no mental, toda vez que ela encurtou o braço e parou de variar perdeu os pontos.
Tentando entender o porque essa derrota, não consegui assistir pela Disney, mas acompanhei, ganhou de 6×1 perdeu de 6×1 e 7×5 de uma garota ranking perto dos 100 !!! Continuo torcendo muito, mas o que foi dessa vez ???
O mesmo de sempre, entrou concentrada, fez o que devia… Levou uma quebra e perdeu a concentração. Perdeu o jogo. Básico. Torço muito pra bia… Mas me irrita enormemente a dependência do técnico que ela tem. E para um jogador de tênis isso é terrível.
Mas tá na cara que foi coach errado, mandou que ela segurasse o jogo no segundo set e depois ela perdeu a noção no terceiro e só colocou em jogo com bolas curtas e na altura da cintura para a adversário meter o braço.
Poxa, amigo, sem ver o jogo fica difícil entender mesmo. Se tivesse visto teria notado que da metade em diante a americana sacou melhor, agrediu bem mais e errou muito menos. Essa história de olhar o ranking não mostra com são os jogos…
Se criticar é hater? Então parabéns Bia jogou muito….gostaram?
MAS PERDEU! EU JÁ SABIA
Igreja Católica já começou o processo de canonização, Bia ressuscitou uma jogadora totalmente morta no segundo game do 2do set…
Depois do pneu no segundo set desisti de assistir e somente ví depois o resultado. É inacreditável esta derrota! É prá repensar a carreira!
A menina tem um ótimo forehand e inexplicavelmente a Bia não conseguiu tirar a bola da direita dela. No final, foi atropelada.
O forehand é uma pedrada, mas o backhand não ficava muito atrás. Veja no ponto final, foi a porrada no backhand que forçou o erro da brasileira. A bola da Kessler machucava a Bia muito mais na maior parte do jogo…
Roteiro mais que manjado.
Ainda bem que eu não sofro torcendo pra essa mediocre. E daqui a pouco xomeca o mimimi
Americana foi superior e mereceu a vitória. Bia muito errática, bolas curtas, pouco agressiva. Saque está bem abaixo. Tomadas de decisões erradas.
Bora para o US OPEN
Falando na Bia, quando eu penso: “agora vai, aí é que não vai nada”. OREMOS.
Impressionante a dificuldade da Bia em se impor diante das adversárias com ranking muito abaixo dela. Parece que só fica esperando que elas errem. Não mete medo em mais ninguém.
O velho problema. Ganhar o primeiro set por 6/1 não significa nada. Tudo pode mudar de um momento pra outro. Eu nao caio nessa.
Caramba, contava como certo esse título.
É uma pena que problemas tão notórios continuarem acontecendo. A oscilação vem sendo uma constante, a Bia vem perdendo aquilo que tinha de bom no início da arrancada para o melhor ranking, a coragem de ir para cima nos pontos.
O seu saque precisa melhorar muito, para que não sofra essa pressão no segundo, o que está afetando claramente o seu mental. De qualquer forma, mérito por ter chegado a essa final e vamos ao USOpen com força. Sacode a poeira, Bia, levanta a cabeça e “vamo que vamo.”
Além do saque ruim, considere também coach errado. Foi notável.
O que mais me espanta é a falta de noção da importância dos momentos nos jogos……
Ela jogou muuuito bem no primeiro set, ganhou de 6×1, quebrou o saque da adversária no primeiro game no segundo set……..
NAO PODIA PERDER O SAQUE
2×0 seria mais de meio jogo ganho…..
Mas isto está acontecendo muuuuito e é uma pena, porque ela não desaprendeu de jogar….apenas perdeu a confiança nela…..
Pelo menos desta vez ela só perdeu 6 games seguidos, ufa. Poderia ter sido 10 ou mais.
Semana boa pelos pontos e pelo dinheirinho e mais nada. Nenhuma evolução tática. 5 a 5 40 iguais , segundo saque e ela saca e voleia? Essa é prova irrefutável de que ela está sem plano tático algum, ainda q a decisão do q fazer em quadra seja do jogador, essa falta de leitura do jogo e escolhas equivocadas são decorrentes de um mau preparo técnico e tático, ou seja, o staff dela não tá correspondendo . Na atual fase dela é utópico acreditar em resultados mais consistentes, vai flutuar no ranking (mas penso q abaixo do top 30). Ainda sobre a derrota melancólica de hoje, dificilmente o pouquinho de confiança q ela tinha pego na semana foi pro ralo. Vou torcer muito, mas acredito q não passe a primeira rodada no US open.
O jogo foi um show de horrores.
Segundo saque pífio, de clube, não machuca.
Perdeu simplesmente todas as trocas de bola acima de 4 shots no 3° set, isso é inadmissível no nível da Bia.
Não sei qual o problema, mas o técnico precisa encostar ali e arrumar muita coisa.
Diante da apresentação de hoje, fica parecendo que ela “achou” essa campanha por acaso. Muito ruim o jogo (a Kessler também foi sofrivel).
Ela n tem vontade de lutar p ganhar…se acomodou…e vai seguir por ahi…250…125…pena
E ela precisa urgentemente parar com esses cacoetes de a todo ponto cerrar punho e ficar rindo e olhando pro técnico. Será q ela não percebeu q isso não tá ajudando?
É muito ridículo. Mas MUITO
Pensei que com 6×1 e 1×0 e saque no segundo set iria atropelar….a adversária foi pra cima e virou o jogo, pensei, seria a Iga ou a Ostapenko do outro lado?
Não, foi uma pitoca universitário que viu a fraqueza mental e partiu pra cima.
Hoje não, hoje não, hoje não…
Hoje simmm, hoje sim?
Kkkkkkkk
Cadê o tal do Aluizio que só aparece quando a Bia ganha. Só conhece raquete pela TV. Se alguém apontar alguma crítica é hater.
Boa semana! Melhorando aos poucos. Antes não estava ganhando de ninguém, nem de adversárias no nível que enfrentou nesse torneio.
Final equilibrada. Venceu quem foi mais corajosa.
A Bia lembra e muito, o Thomas Bellucci. Quando vc pensava que ele estava indo, na verdade ele voltava! A verdade é que a Bia já está satisfeita de ter chegado onde chegou. Aposto que vai sair na próxima rodada do Usopen. Ela adora perder pra quem tem ranking mais baixo.
Façamos as apostas eu acho que até a 2 rodada
A Bia tem tênis pra ir longe. Tecnicamente ela sabe tudo. A idade vai passando e ela vai ficando travada no mental e não consegue resolver. Pra mim, só tem um jeito: Trocar de técnico. Esse atual técnico da Bia não está sabendo conduzir o mental dela.
Ela já declarou que a equipe é imexível! Por que será, hein? Use sua criatividade.
É difícil trocar o técnico que parece também ser o namorado rs
Bia perdeu o jogo no segundo game do segundo set
Cara, desisto….me irrito de ver tanta bobagem. Mas o que mais me assusta é ver a Total Falta de Confiança dela. Não consegue dar um arroto sem olhar pro Box e pedir permissão.
Sem chances
Eu já sabia! PERDEU!!!!
Vai uma pipoca aí?????????
Ela esta se colocando muita pressão, ficou super abatida com a derrota mesmo após ter vencido 4 jogos seguidos e ter feito uma campanha que nao fazia a muito tempo. Muitas decisões erradas sao causadas por esta pressão; no final do jogo a subida na rede após um fraco segundo serviço é um exemplo, talvez ja tenha funcionado antes mas nao é a jogada ideal e acabou dando um break point pra adversaria que fez 6-5.
Ela já deveria ter perdido na estreia quando estava a ponto de tomar um pneu no segundo set e aconteceu um milagre.
Muito instável. Escolhe mal as jogadas. Jogo bom de ganhar, mas cada jogo é uma surpresa.
Belíssima tenista a americana
Em todos os sentidos
Um jogador/jogadora de tênis tem que ter autonomia em quadra. O técnico está ali apenas para ver o resultado de seu treinamento, dar apoio quando necessário, se o atleta realmente estiver precisando porque usou todos os recursos e não consegue superar o adversário, que por sinal deve tê-lo estudado muito bem. No caso da Bia quem joga é o técnico, ela está ali apenas como parte física. E não estou dizendo isso para desmerecer o trabalho dela. Eu assisto muito tênis, gostaria de ter jogado… Mas… Bem ficando apenas na observação podemos ver que os jogadores/jogadores tem autonomia em quadra, mas a Bia parece uma criança. A cada novo golpe uma olhada do lado de fora para ver o que técnico quer que ela faça. Esse ano tem sido confuso. Foi triste a derrota de hoje porque o jogo tava na mão dela sim. Não adianta falar que a adversária foi superior porque não foi, Bia perdeu para si mesma mais uma vez. Ainda torcendo, mas sabemos que sem mudanças não haverá evolução. Se está bem para ela, aceitemos e continuamos na torcida. Ela chegou longe. Foi bom comemorar com ela as vitórias. E se elas voltarem será bom também. Duro é ver essas derrotas sem explicação. Força Bia.
Acho estranho quando falam esse papo de “perdeu para si mesmo”, se parar pra pensar não faz o menor sentido. No jogo de hoje, Bia venceu o primeiro set porque foi superior, mas da metade em diante o jogo mudou. Bia não teve um apagão, a americana que foi mais agressiva, arriscou mais, acertou bolas incríveis e venceu a partida. Não acho que alguém “perde para si mesmo” quando o adversário saca melhor e faz winner. A americana jogou melhor, independente de ter ranking ruim ou ter vindo do universitário…
Perfeito. Acho que ela é a única jogada que faz isso com esta frequência absurda de coaching.
Quanta inércia. Tem que aprender com a Rybakina: ter coragem de demitir o técnico qdo nota que não dá mais. Bastante normal nessa profissão. Aliás, demitir tb a psicóloga, se é que tem uma.
E do jeito que jogou hoje, já é prévia pro “saco de pancada” pra 1a rodada do US Open, cuja oponente é muito melhor do que a vencedora de hj, mera jogadora de college tennis em seu primeiro WTA. Affff
A BHM hoje não vence nem o torneio de veteranos do country Club do Tatuapé…
Onde está meu comentário? Vou postar de novo .foi bom a Bia ter chegado a final. Perdeu para uma top 100.a americana não é boba Vamos Bia. Torço por você no usopen para que tenha ótimos resultados. Vamos brasil
Não queria estar na pele dela para tomar decisões, diante de tanta insegurança e derrotas ela já deve ter pensado em mudar de técnico mas deve ser uma amizade tão duradoura que a colocou no topo e se uma nova equipe não der certo ? Ela já está com 28 anos. Difícil …
Essa turma que vem do universitário americano está ainda com ranking mediano, mas são muito bons, vide o americano que eliminou o Fonseca no quali. Mas também parece claro que a Bia hoje está mais para um top 50 que para um top 20.
Ela podia continuar jogando,depois do US Open, apenas ATPs 250 pra retomar a confiança. Casper Ruud se sustenta no ranking porque ele tem vários títulos de ATPs 250. Pode ser uma saída pra reencontrar a confiança.
Para né, Ruud se sustenta no ranking com vices/SF/QF em GSs e M1000..
Ela já deu várias entrevistas e foi muito arrogante criticando os fãs, dizendo que não adianta ficar criticando , que ela não vai trocar de técnico. Então toma tiro, bomba e porrada , não adianta ficar chorando ou arrebentando a raquete !!!! Está pagando pelas suas escolhas. Deveria estar melhor se agisse com a razão não com sentimentalismo. Bora lá pro US OPEN , sofrer mais um pouco !!!
6×1 e quebra no primeiro game do segundo set. Mesmo com todo o histórico era difícil crer em derrota.
Kessler nunca tinha vencido uma Top 25, inacreditável essa derrota.
Haddad Mais fez um torneio muito bom até sumir durante a final, mas cabe lembrar que essa edição em Cleveland teve mais cara de 125 do que de 250.