Cleveland (EUA) – Principal cabeça de chave do WTA 250 de Cleveland, Beatriz Haddad Maia sobreviveu à difícil rodada de estreia para as favoritas no torneio. A número 1 do Brasil e 23ª do mundo superou nesta terça-feira a suíça Viktorija Golubic, 74ª do ranking, por 6/3 e 7/5 em 1h56 de partida. Bia venceu sete games seguidos na segunda parcial e chegou a salvar seis set-points.
Esta foi a primeira vitória de Bia em cinco duelos contra Golubic, suíça que tem um estilo de jogo de muitas variações, com backhand de uma mão e uso frequente de slices, curtas e subidas à rede. Em seu último torneio preparatório para o US Open, a paulistana de 28 anos tenta ganhar ritmo de jogo e confiança, depois de ter caído na segunda rodada de Toronto e ainda na estreia em Cincinnati.
Na entrevista em quadra quadra após a vitória, a Bia falou sobre a rodada de surpresas para as cabeças 2 e 3 em Cleveland, já que Leylah Fernandez foi eliminada na estreia, enquanto Katerina Siniakova precisou salvar três match-points e ficou quase três horas em quadra: “A primeira coisa que eu pensei foi que a Siniakova estava perdendo por 5/1 no 3º e virou, enquanto a Leylah teve match-points e perdeu. Estreias são sempre difíceis”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Acostumada com jogos longos, Bia não vencia uma partida em dois sets desde a estreia de Wimbledon, contra a polonesa Magdalena Frech. Ela enfrenta nas oitavas a espanhola Cristina Bucsa, 72ª do mundo, que venceu na segunda-feira a italiana Martina Trevisan por 6/2 e 6/4. A brasileira venceu os três duelos anteriores contra Bucsa no circuito. O jogo será nesta quarta-feira, não antes das 15h30 (de Brasília).
Never give up 🙅♀️🇧🇷
Top seed Beatriz Haddad Maia wins seven games in a row to move on in Cleveland.#TennisInTheLand pic.twitter.com/OpU2SiSzQt
— wta (@WTA) August 21, 2024
Após um 1º set de oscilações, a brasileira salvou salvou 6 set-points no 2º
Em um primeiro set com cinco quebras, Bia passou por momentos de oscilação no saque, colocou apenas 43% de primeiros serviços em quadra e fez quatro duplas faltas. Mas por outro lado, era a jogadora com mais iniciativa em em quadra e esteve o tempo todo à frente no placar.
A brasileira saiu vencendo por 2/0 e cedeu o empate. Ela voltou a quebrar para fazer 4/2, perdeu o saque no sétimo game, mas recuperou a vantagem na sequência. Sacando para o set, contou com três erros da suíça e fez um ace num momento decisivo. Mais agressiva em quadra, Bia fez 11 a 4 nos winners e cometeu 16 erros contra 9 da suíça.
Point construction 💯#TennisInTheLand pic.twitter.com/0rXuQz00WL
— wta (@WTA) August 20, 2024
O segundo set começou difícil para Bia, que sofreu duas quebras consecutivas e permitiu à rival abrir 5/0 no placar. Naquele momento, Golubic só havia perdido dois pontos nos games de serviço durante a parcial. No entanto, a suíça não aproveitou suas duas chances de sacar para fechar e a brasileira ainda escapou de dois set-points.
Já quando perdia por 5/4, Bia salvou outros quatro set-points, chegando a enfrentar até mesmo um 0-40 em seu serviço. A reação no game começou com um ótimo saque no meio da quadra. Cada vez mais confiante na partida, a brasileira voltou a quebrar e fez 6/5. Sacando para o jogo, a número 1 do Brasil soube aproveitar o bom momento na partida e definiu a disputa em sets diretos. Bia liderou a estatística de winners por 24 a 13 e cometeu 24 erros não-forçados contra 18 da rival.
Desculpem, não querendo desmerecer a vitória de hoje, mas vamos e convenhamos, a adversária é fraca, muito fraca, top 80, não tem golpes incisivos e o seu saque não machuca ninguém. Em contrapartida, a Bia continua com um saque errático e fraco, deu uma melhorada, mas ainda precisa melhorar muito se quiser almejar alguma coisa. Se tivesse tomado um pneu e este jogo fosse pro terceiro set, não sei se a Bia iria suportar, até poderia ter tomado uma virada. Sorte que ligou uma chavinha e resolveu jogar de verdade, mas a adversária deu uma ajudinha, concordam? Vamos pra próxima, mas com o pé atrás.
Concordo em partes. A suíça é fraca mesmo. Uma Pigossi premium. Mas o que a Bia fez foi bem mais mérito dela do que demérito da adversária, exceto no último game, em que enfim ela pareceu ter jogado a toalha.
A Golubic devolvia tudo e não pareceu se abalar, mesmo vendo a vantagem minguar pouco a pouco.
Que seja um ponto de virada pra Bia. Às vezes sair de um buraco assim faz uma campeã (vide a Iga em RG).
Muito bom seu comentário, nota 2
“Não querendo desmerecer “, imagina se quisesse desmerecer então kkkkkk
Você voltou, meu querido? Será que é você mesmo?
Se for o Cabelo e se é ele mesmo, é simplesmente genial! Saudações Paulo!
Deve ser o FF ou o Alcool e Gel
Esse Alcool e Gel voltou para perturbar a Bia.
Adversário fraca? Depende do seu referencial, mas não acho nada vergonhoso ser top 80. A suíça não tem golpes potentes, certo, mas não é essa sua proposta de jogo. Ela joga na regularidade, pois erra muito pouco. Para quem conhece o jogo da Bia sabe que é o tipo de adversária que lhe traz problemas, sendo assim a vitória deve ser comemorada. Talvez ela não atinja suas expectativas, mas na segunda rodada ela está.
Sim, asversarias regulares traz problemas pra Bia. Mas também as bem irregulares como Ostapenko, Pavlyuchenkova, etc kkk
Assino embaixo. Uma top 80 jamais será uma adversária fraca.
Se a suíça conseguisse fechar um game, pronto, aí seria 3:30 de jogo. Duas horas de jogo já deu sono. Bia continua com os mesmos problemas.
os mesmos que consideram a adversaria fraca porque bate fraco na bola e usa slices também ficam pedindo que a Bia também fique usando slices e pare de dar pancadas na bola. Difícil de entender essa gente KKK
Ufa!
Os negativos não vão dormir essa noite!
Já contavam com o empate mas a nossa Bia ressurgiu!
Com um pouco de ajuda da Golubic, também, mas a Bia foi decisiva no fechamento!
VQV BIA!
Virada sensacional da Bia, como há muito não se via ela fazer!
Tomara que seja um turning point na sua temporada. E ela fez jogadas belíssimas, de muito talento apesar de ter errado muito também,
ESPN ou Disney+ transmitiram ?
Transmitiu no Disney+, sim, normalmente.
Vi pelo Bet365.
Estou tendo a mesma dificuldade, procurei em todos os lados no Disney+ e não achei, estava até pensando em cancelar, mas pelo visto deve ser algum problema no meu login
Já estava pensando no título da notícia: Bia sofre dura virada, com pneu no segundo set… Se estava precisando de uma partida para recuperar a confiança, não podia ser melhor!
Isso pode trazer confiança que virada sensacional
Quem vê placar não vê emoção kkkk
Sim, foi um jogo bem disputado. No segundo set Bia elevou o nível e a suíça não facilitou…
Que reação fantástica da Bia após o 0x5 do segundo set. E tudo isso contra uma adversária que tinha aberto uma freguesia, o que deve ter exigido um enorme controle mental para reverter o que parecia se encaminhar para um inevitável desastre.
Nem importava se conseguiria virar e fechar o set na primeira oportunidade, como ocorreu. Tudo o que queríamos ver é esta retomada de atitude em quadra, de luta até o fim contra quem quer que seja. Agora é jogo após jogo, sempre com a confiança em alta. Parabéns, guria!
Bonito de ver, Bia foi com tudo, salvou vários set points.
Grande Bia. Vamos ganharesse torneio
Sem dúvida uma vitória espetacular para quem andava desacreditada, estar perdendo de 5a0 e virar o jogo … está de parabéns, pena que ESPN não mostrou mas vamos em frente
Pensando bem, achei bom a ESPN não mostrar, só o Disney+, com aquela ‘puxação de sardinha’, parece que eles tão dando azar, kkk…
VQV BIA!
Apesar da informação aqui no site : Onde Assistir mencionar ESPN e Disney+, procurei e não achei.
No Disney plus parece que depende de ser o pacote Premium
Vei do céu!
Bia estava doida para entregar o jogo no segundo set. Adversária fraca, backhand de uma mão, dava slice com a direita e mesmo assim complicou o jogo para a Bia.
Não foi só você não, todo mundo ficou sem respirar por um bom tempo, mas a veterana deu uma ajudinha.
que loucura! praticamente de um pneu levado para um pneu dado e com juros! eita menina que nos deixa acelerados e aceleradas!
Complicada a “torcida”. Quando Bia vence, a adversária é fraca. Mesmo ganhando sete games seguidos e salvando seis set points, ainda criticam. Desmerecem a oponente, o torneio…
Importa que a Bia traz emoção nos jogos dela.rsrsrs. quando ela tá a desejar e entregando tudo não assisto os jogos dela mas quando vejo ela colocar os parafusos mentais em ordem eu vou lá e curto, mesmo que o resultado não venha mas Quando a Bia joga sendo a Bia eu assisto e torço.
Fica zen,,, aqui é assim mesmo…
Tem um bando de ex-tenistas, muito ‘entendidos’, que foram Top#10, kkk… ops, Top#10.000…
E só serve quando a Bia ganha em 2 sets, de preferência com pneu ou bicicleta, kkk…
E que não vale nada, se não jogar bonito, kk…
VQV BIA!
Ué, temos de falar a verdade. A adversaria é fraca mesmo
Nem sei porque assistem só criticam desconstrutivamente
Deviam assistir outros jogos…de alguém melhor que os agrada!
Alguém melhor que a Bia…simples assim
A Bia quebrou um tabu hoje e isso é um ponto positivo. Ela está consciente da sua fase atual e está tentando melhorar. Quando as pessoas criam uma expectativa fora da realidade, quando o resultado não vem, aí as críticas são mais duras. Na fase atual da Bia, acredito que se ela conseguir resultados pra se manter entre o top 20 e o top 30 já está ótimo. Então, uma vitória como a de hoje é motivo de comemoração. Vamos para o próximo jogo e a minha torcida será para que a Bia consiga se manter firme mentalmente no jogo porque assim consegue jogar o seu melhor tênis.
Que INSANIDADE o tênis feminino! Bia ganhou o 1º set, entregou 5×0 no 2º e a louca suíça entregou 7 games seguidos! Quanta loucura.
A Bia atingiu seu ápice na carreira,agora é manter um ranking para conseguir disputar torneios medianos e alguns do Grand slam. Perdeu força mental e competitividade,além disso recuperá-los aos 30 é muito difícil!
Vocês que entendem, ou acham que entendem de tênis, ou de qualquer tipo de esporte, deveriam ter noção do quanto deve ser difícil enfrentar um adversário(no caso, uma adversária), que nunca obteve um triunfo antes! Eu posso até concordar que Beatriz Maia tem uma carreira de altos e baixos dentro dos jogos, mas jogar contra quem nunca se venceu, é sempre um drama a mais, até em “peladas”, ou em amistosos! Pensem nisso.
Surreal esse jogo, principalmente o 2o.set. A Golubic amarelou? Acho que não, é o tenis. Mas se fosse ao contrário ou perdesse no 3o. Set nem queria ker os comentários. Aliás nem li ainda , como sempre quando escrevo. Vamos pra próxima Bia.
Na minha terra, esse segundo set tem nome: buchuda de ré.
Parabéns pela vitória, mais fica nítido que o jogo da Bia ainda tem que melhorar muito se quer enfrentar as melhores.
Grande virada no 2o set para melhorar a confiança. Fiquei com a sensação de algum desconforto na lombar. No começo, o 1o serviço estava ruim e acho que tem a ver com o desconforto. Depois daquela viajada no começo do 2o set se soltou e a Suiça desmoronou.
Hoje não!!
Dessa vez será a adversária quem não conseguirá dormir por um bom tempo.
Boa, Bia!! Parabéns!! E vamos em frente!