Dubai (Emirados Árabes) – O início de temporada para Beatriz Haddad Maia segue sem resultados positivos em simples. Assim como aconteceu na semana passada, em Doha, a número 1 do Brasil e 16ª do mundo foi eliminada na estreia do WTA 1000 de Dubai, superada nesta segunda-feira pela russa Anastasia Potapova, 31ª do ranking e que vinha de título na Transilvânia há oito dias, com parciais de 6/3 e 6/0 em 1h15 de partida.
Bia segue com apenas duas vitórias em simples na temporada, mas mantém a posição no ranking da semana anterior. Ela avançou duas rodadas no Australian Open e não venceu jogos nos dois primeiros WTA 1000 da temporada. Além disso, a paulistana de 28 anos segue sem vitórias nas três participações em Dubai, depois ter sido superada por Sorana Cirstea em 2023 e Jasmine Paolini no ano passado. A italiana, aliás, é a atual campeã do torneio.
A segunda-feira será cheia para a brasileira em Dubai. Ela ainda estreia na chave de duplas, por volta das 8h, ao lado da alemã Laura Siegemund. Elas enfrentam a japonesa Aoi Ito e a russa Ekaterina Yashina. Semana passada, em Doha, Bia e Siegemund foram semifinalistas nas duplas. No início da temporada, a parceria também chegou à final de Adelaide.
Brought her 🅰️ game@nastiaapotapova defeats Haddad Maia 6-3, 6-0 in her Dubai opener!#DDFTennis pic.twitter.com/RRIUftShX3
— wta (@WTA) February 17, 2025
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz da brasileira, Potapova enfrentará na segunda rodada a ucraniana Dayana Yastremska, 48ª do ranking, que venceu a polonesa Magda Linette no último domingo por 6/3 e 7/5. O histórico está empatado por 1 a 1. A cabeça de chave mais próxima é Iga Swiatek, número 2 do mundo, que espera a vencedora do jogo entre a bielorrussa Victoria Azarenka ou a ucraniana Anhelina Kalinina.
Russa dominou o jogo e fez nove games seguidos
Potapova escapou de dois break points logo no game de abertura, assumindo a iniciativa dos pontos e apostando no jogo de muita potência nos golpes. E ainda que Bia tenha tido uma quebra de vantagem no começo da partida, liderando por 2/1, a russa logo assumiu o controle do jogo e quebrou duas vezes o serviço da brasileira no primeiro set forçando muito nas devoluções. Ela fez o dobro de winners da Bia na parcial set, 12 a 6, e cometeu um erro a menos, 12 contra 13.
found her rhythm 💃@nastiaapotapova | #DDFTennis pic.twitter.com/OZUtJCCG1X
— wta (@WTA) February 17, 2025
O domínio de Potapova continuou no segundo set e era nítida a diferença nas velocidades de bola, principalmente quando a russa devolvia o saque da brasileira. A pressão era constante, as quebras se acumulavam e a vantagem só aumentava. A russa já iniciava os pontos afastando Bia da linha de base e colocando a adversária na defensiva.
Ela quebrou mais três vezes o serviço da brasileira, que oferecia poucas soluções para tentar mudar o jogo. E com apenas quatro pontos perdidos em seus games de saque na parcial, Potapova confirmou a vitória de forma contundente, aplicando um ‘pneu’ no segundo set. Ela terminou o jogo com nove games seguidos, liderou a contagem de winners por 21 a 9 e cometeu 21 erros contra 29 da brasileira.
Vamos focar nas coisas boas: excelente vitória do João ontem.
Verdade, bem melhor!
Mas que surra feia! O que terá acontecido à Bia de outrora?
Terminou a temporada bem, fez algumas mudanças na equipe , parece que ficou pior, não consegui jogar bem
Tomara q não jogue duplas e volte ao Brasi para aprender com o João, Rrss….
VQV
Ela não está jogando com alegria, com prazer de jogar, se divertindo. Entra em quadra como se estivesse carregando um caminhão nas costas. É um peso psicológico, já entra tensa, se obrigando a ganhar, jogar bem, isso a está travando.
Ela e o treinador sabem o que têm que fazer tecnicamente, mas o travo mental dela está destruindo tudo.
Bia precisa de um intenso acompanhamento psicológico.
Fim de um ciclo! Só isso. Agora é só ladeira abaixo, sejamos realistas. Ela sempre esteve muito longe das melhores e, quando muito, se iguala a jogadoras tipo Sakari!
Concordo. E fica todo mundo querendo botar a culpa no treinador. Quem perde nove games seguidos de adversária com ranking inferior não melhora nem com o Moratoglou como treinador.
Bia sendo Bia!!!
Bia e Pigossi disputam a corrida das tenistas com mais R1 no ano, com pequena folga na liderança pra Pigossi, por enquanto…
O que é coerente!
Essa comparação é descabida porque o nível dos torneios que a Bia disputa é muito maior do que os torneios que a Pigossi participa.
Como assim? Esconder a realidade? Jogar a poeira pra baixo do tapete? Não, nós temos que falar sim da perdedora costumaz que está colecionando derrotas de R1, talvez ela consiga furar o bloqueio em que ela está proibida de acessar as redes socias e leia os comentários dos torcedores que não estão nada satisfeitos com suas performances risíveis, tomando pneus e surras homéricas. Talvez escute seus torcedores pedindo para trocar a comissão técnica que não corrige e aperfeiçoa seu jogo, já passou da hora de trocar este técnico escolar que nunca foi jogador, pois foi bom quando ela estava no desespero pós suspensão, mas agora tem que cair na realidade e fazer mudanças.
Acabamos de assistir à reprise do jogo e ficamos horrorizados de como a Bia perdeu. Ela até começou bem, devolvendo com força, ameaçando o serviço da russa, desperdiçando dois breaks points, sacando bem, fechando a rede, dominante, quebrando a russa logo em seguida, mas de repente começou a sacar mal e errar e a adversária se aproveitou da oscilação e baixou o sarrafo. Daí em diante o espírito deixou o corpo, o jogo da Bia se acabou e não viu mais a cor da bola, só ficou perguntando se alguém tinha anotado a placa do caminhão que a atropelou. Lamentável.
Eu não costumo criticar técnico, mas parece que o Rafael está muito complacente com a postura da Bia em quadra, acho que é muito jogadora para pouco técnico, ela deveria pegar uma cara mais gabaritado, que saiba cobra-la, sei que ela treina muito duro, mas o resultado é em quadra, e isso não está acontecendo
vdd ! Jogos ba Bia é só estress. Ta fora.
Até: quando, continuará… com o R. Paciaroni?!?!
Ate terminar o relacionamento deles
Isso mesmo. Enquanto forem namorados, continuarão juntos.
Eles namoram?
Kkkkkkkk boa !!! Absurdo isso atleta ter caso com treinador. A Bia não cresce mais não chegou no 10 e so regrediu
Relacionamento treinador/jogador?
Tenho acompanhados os jogos de Bia, e estou notando uma certa submissão dela, ao tecnico! Está na hora de trocar!
Acho que a única solução para Bia nesse momento….pelo fator motivacional …seria a troca da equipe técnica .
A única solução pra Bia é trocar de namoradokkkkkk
A atuação da russa foi excepcional. Ninguém ganhava dela hoje.
Nss, dsp dessa eu desisto msm, defendi ela a semana inteira, mas desisto agr, tomara que ela consiga se reencontrar, só volto a me preocupar com ela quando ela voltar a ganhar
Eu já tinha desistido antes. Enquanto não mudar a equipe técnica não perco meu tempo
Nos cantamos a bola ontem.
Bia terá q evoluir mtooo tds fundamentos para manter-se entre as top 20. 2 técnicos e uma briga interna mental dela. Carece de uma atitude vencedora ! Treinar, treinar e treinar. Ela sabe q pode +.
Sem comentários!!!!
Foca na dupla, porque em simples, já era!!!!
Infelizmente parece vdd…
Defendo ela sempre, mas se vai começar a montar borracharia, vai ter que fazer mudanças!
Assim não dá…
VQV João!
Focar nas duplas e ser feliz.
Top 20 é um excelente resultado também.
Claro. Certíssima! Pra que se matar e chegar a top-5, né?
Sorte do dia: não perdeu quase nada de pontos. Pode tomar R1 à vontade até maio, que não sai dessa gostosa zona de conforto de #20, #25.
Que começo de temporada tenebrosa da Bia.
Ninguém desaprende a jogar tão de repente.
Tem alguma coisa atrapalhando imensamente e ela não quer revelar, como também está acontecendo com outras jogadoras, especialmente uma muito top.
Talvez no futuro ela fale abertamente.
Ladeira abaixo…
Deve ser a top que mais não consegue valer seu ranking.
Deveria focar em duplas mesmo. Nem tudo na vida é dinheiro. Dessa forma, ela iria privilegiar a saúde mental e jogar mais solta sem a dependência do técnico.
Acho que pra Bia já era em simples.
Deveria focar nas duplas.
Ela é teimosa…gasta fortuna com treinador q nunca ganhou nada…está pagando o preço
E que tal jogar somente duplas??
Cadê mais uma entrevista dela dizendo q a culpa eh só mental e não tem relação com os buracos gigantes q ela tem no jogo dela?
Ela precisa d um treinador q sacuda ela…o tempo está passando…o momento é agora
É. Início de temporada tenebroso. A quantidade de derrotas e maus resultados já assusta, e as formas como elas estão acontecendo mostra que o buraco que a Bia está entrando é fundo. Muito preocupante
Inacreditável como essa criatura não para de nos passar vergonha, depois de tanta esperança de termos uma número 1 novamente! Inacreditável também, como consegue se manter no top 20, acumulando tantas derrotas!
O jeito é a Bia focar nas duplas mesmo, na simples já era, desse jeito não fica no top 100 ao final da temporada.
A Bia tem que treinar junto com o João Fonseca.
Quem sabe assim ela ganha alguma coisa.
A Bia ao invés de crescer como tenista, está indo de marcha-a-ré na carreira…
Só se tirar o treinador dela de perto, caso contrário não vai aprender nada.
E contaminar o garoto…péssima idéia.
Enquanto A Bia continua colecionando derrotas previsíveis e com “Pneu”, vai ser vexame um atrás do outro. Volte a jogar WTA 250 para pegar ritmo e ter chance de vitória, como fez nos Estados Unidos ano passado. Seja humilde garota ou será só fracasso um atrás do outro. Sucesso em suas decisões, e que Deus te ilumine.
Finalmente, um comentário coerente. Tem que dar um passo atrás mesmo, jogar WTA 250 para ver se ganha alguns jogos e retoma a confiança.
Bia arrisca muito pouco, tênis muito, digamos pobre, tem de arriscar mais, treinar isso primeiro.
Segue ladeira abaixo…
Sem confiança…sem variação de jogo… difícil
Até quando vai ficar com esse técnico?
Novidade zero. Precisa urgente parar e tratar o mental.
Gosto da Bia mas ela não está feliz…tem caroço neste angu.
Sério isso, Arnaldo?! De novo!!!!
Não somos adivinhos e nem oráculos, mas cantamos esta bola desde sábado que nem pensaríamos em assistir às 4 da matina. Acordando agora, vendo o atropelamento e morrendo de rir. É queda livre rumo ao top 100. Ou troca a comissão técnica ou vai ser mais rápido do que achamos.
Ainda bem que temos o Fonseca e o Wild, pq se for depender da Bia e demais, estamos ferrados.
Bia chegou no Top 10 algumas vezes, Top 20 durante anos, carregando o tênis brasileiro nas costas, e vc não reconhece isso?
Nem é questão de reconhecimento, é cobrança mesmo, os torcedores querem vitórias e não derrotas consecutivas e em R1. Ela foi nº 10 duas vezes e apenas por uma semana em cada, nem deve ser considerada como top10. Está se mantendo no top20 desde final de 2023, mas já esteve fora neste período. Antes do meio do ano, se não abrir o olho e tomar medidas desesperadas, vai sair deste nível e pra voltar vai ter que ralar muito. Por que ela não cai na real e troca toda esta comissão técnica? Será que a amizade e laços afetivos valem a degradação da sua carreira? Hoje ela perdeu nove games seguidos, quebrada quatro vezes consecutivas, isto é normal pra uma jogadora top? E olha que isto está virando normalidade tendo até perdido 10 games seguidos pra Paolini que à época era uma pitoca. Desculpe-nos por sermos tão incisivos e até ácidos, mas esta é a realidade.
A Bia parece aquele foguete que subiu e que agora vai começar a cair!
Bora ser feliz na dupla Bia. Da pra pegar uma graninha boa. É menos stress psicológico
até pneu agora!!!! eu digo toda semana! com esse técnico nossa moça tem mais é que focar em duplas!!! não me xinguem! opinião pessoal!
Não se iludam. O problema do jogo da Bia não é o técnico, é a técnica dela. Não tem slice, não tem voleio, variação e só da bola no meio. Joga como uma 50 no rkg. Chegou muito além do seu nível.
Concordo que chegou muito além do seu nível. Mas a parte técnica é ruim na Wta como um todo.
Tirando Muchova, Jabeur e outras poucas, a técnica na wta é precária
Sliceman, concordo. Tá faltando jogo.
início de temporada bem abaixo do que se esperava de uma top 20. creio que ela mesmo deve estar bastante decepcionada com tudo isso. agora é aproveitar esses hiatos sem jogos e conversar com o seu staff o que precisa ser mudado, seja nos treinos e na forma de jogar, para que as vitórias voltem.
Ela tem que jogar monterey pra pegar ritmo. Mas não está na entry list.
A sorte dela é que tem poucos pontos a defender em fevereiro, março e abril. Quando chegar em Madrid terá mais pontos a defender. Ai novo hiato (poucos pontos) ate agosto. Ai vai ter que se virar ou vai la junto com a Sakkari.
Até os maiores tenistas da história trocam de técnico se os resultados não aparecem, mas a Bia continua insistindo no erro. Acho que os familiares deveriam conversar com ela sobre isso.
Gostaríamos de saber onde estão os torcedores furiosos e fanáticos que nos agridem e hostilizam quando falamos a verdade sobre a deusa do tênis? E agora haters do bem? Se calaram, engasgaram, não vão mais defender o indefensável?
Isso já era esperado! Não à toa ela joga duplas, pra ir se acostumando!
Quando li o título da matéria “dura derrota”, imaginei um jogo decidido nos detalhes do tiebreak, um set pra cada tenista e tiebreak 7(7)/6(5) e por aí vai . . . foram acachapantes 6/3 e pneu 6/0! Mais 21×9 nos winners e 21 x 29 em erros não forçados. Nível do torneio M1000, não é torneio de exibição, desempenho muito abaixo pra uma top 20, sendo facilmente dominada por uma tenista top40, que se aplicou e saiu vitoriosa da quadra!
Menos de 50% de pontos ganhos com o 1° serviço..
Bia atualmente é uma falsa top20, não ganha de nenhuma top50, logo despenca no rank.
O técnico é mais que um técnico, é um mentor, um gestor de equipe, alguém que irá tomar as decisões no lugar da Bia (subordinação).
Existe uma dependência emocional da tenista para com seu técnico, basta fazer uma leitura corporal durante a partida, Bia em todas as jogadas, boas ou ruins, pede aprovação para seu treinador, diretamente (como se o técnico jogasse).
O que a tenista já conquistou foi algo gigante, talvez não consiga voltar para uma posição ascendente, hoje ela precisaria de novos caminhos, não sei se conseguiria “comandar” sua carreira e mudar sua forma de jogar (de certa forma, ela está confortável), a figura do técnico é muito forte na mulher Bia, ela precisaria “fugir”.
Poxa, Bia!
Tenho acompanhado os jogos da Bia desde que ela começou a subir no ranking. E desde que ela deu apenas um “beijinho” na 10a posição começou a andar para trás na qualidade e intensidade. Evoluiu o patrocínio, mas não a técnica e seu mental do jogo. Não lhe ficou claro cedo o suficiente que deveria ter trocado de técnico pra passar de fase e se firmar dentro do Top10, onde teria que adquirir variação e estratégia de jogo sem ficar o tempo inteiro olhando pro Box, melhor foco, melhor saque assim como leitura de jogo, pensamento mais ágil, movimentação mais ágil e fluida, etc, etc. Várias jogadoras trocam de técnico sem muita cerimônia, afinal são laços profissionais e não familiares. Até mesmo os que tem pais como treinadores, eventualmente tomar coragem e mudam pra “sacudir a poeira.” A única responsável por tomar esse tipo de decisão é a Bia, a contratadora. Mas ela prefere regredir na profissão do que largar o treinador. Se é namorado ou não, não importa. Não é nada profissional se agarrar numa muleta mental com o barco inteiro afundando. Isso é bad marketing e doentio pra ambos. Quem sabe a pressão que ela põe em si é por “não poder” demitir o Paciaroni, que deixaria de ter uma posição de visibilidade e importância? Talvez ela só consiga tomar uma decisão quando sair do Top100 e a ficha cair que vai ter que jogar WTA15s em quadras furadas, etc. Meu comentário é longo, mas na verdade o problema da Bia (assim como do Paciaroni) se resume em uma só palavra: complacência.
Gostei muito do comentário, excelente definição, abrangente em todos os aspectos. Pura realidade, mas ela própria já disse que a comissão técnica é imexível, e sabemos que por motivos afetivos. A continuar assim, ainda este ano veremos um abraço dos afogados. Bia, troca de técnico pelo amor de Deus.
“Blumenau”: digamos que você seja processado criminalmente pelas insistentes e graves afirmações e acusações sobre a Bia e seu entorno nesse blog. Creio que você deva ter provas, não é? Pois não são apenas críticas- como muitos fazem.
Ou seria um desavisado que produz quase que diariamente provas contra si e corre, portanto, risco de um prejuízo financeiro considerável e depois vai de queixar implorando perdão?
Não se chega a top 20 por acaso, a Bia precisa rever planos de trabalho, comissão técnica enfim tentar achar os buracos. A continuar assim é ladeira abaixo.
Quem é que ainda perde tempo assistindo essa menina? Só vive perdendo, eu msm só tô assistindo os homens, principalmente o Fonseca, quando ela melhorar eu volto a assisti-la
Tomar 6×0 só se estivar machucada, caso contrário é uma prova de que o mental é de juvenil de 14 anos. Se quiser continuar com o foco em simples precisa se tratar mentalmente. Isso não é vergonha nenhuma, a Osaka parou e se tratou.
Além do mental que está fraquíssimo, o saque não ajuda, está horroroso, ela venceu menos de 50% dos pontos do primeiro saque, estava numa média de 2 pontos vencidos em 10, isto é 20% de pontos disputados, assim não ganha de ninguém.
A Bia vai precisar se fortalecer mentalmente e se reinventar tecnicamente pra começar a ganhar os jogos. O circuito é bastante competitivo e todas as tenistas buscam uma evolução contínua. Em termos de resultados, o ano de 2025 não está muito diferente de 2024. A maior diferença foi o WTA 500 de Abu Dhabi onde em 2024 a Bia foi semifinalista e não disputou o torneio em 2025. Os demais resultados foram os mesmos, queda na terceira rodada do AO e na primeira rodada dos WTA 1000 de Doha e Dubai. Vamos ver o que vai acontecer daqui pra frente. Por outro lado, os comentários por aqui também são os mesmos: vai despencar no ranking, precisa trocar de técnico, deve focar nas duplas, etc……..
“A Bia vai precisar se fortalecer mentalmente e se reinventar tecnicamente pra começar a ganhar os jogos.”
(Óbvio)
“O circuito é bastante competitivo e todas as tenistas buscam uma evolução contínua”
(Óbvio)
“Em termos de resultados, o ano de 2025 não está muito diferente de 2024.”
(Óbvio, a posição no ranking é praticamente igual)
“Vamos ver o que vai acontecer daqui pra frente.”
(Oremos)
“…os comentários por aqui também são os mesmos: vai despencar no ranking, precisa trocar de técnico, deve focar nas duplas, etc…”
(Melhor uma sugestão, crítica, opinião…do que o óbvio ululante, muita letra, pouco conteúdo)
Se o óbvio está acontecendo então porque tantas sugestões, críticas e opiniões. O que eu vejo são comentários meio ingênuos que estão esperando da Bia mais do que ela pode dar, inclusive sempre desmerecendo as suas adversárias. A Anastasia Potapova foi campeã do WTA 250 de Cluj-Napoca na Romênia uns 10 dias atrás. No ano passado a Bia perdeu na primeira rodada para a Jasmine Paolini e a italiana saiu campeã do torneio. Vamos ver o que vai acontecer com a Potapova, o caminho dela é duro. Desde que a Bia entrou no top 20 em 2022, ela sempre teve altos e baixos nas temporadas e está se esforçando para superar alguns limites e ter mais consistência, mas ainda não conseguiu. Tem muita gente que se vê no direito de fazer críticas duras e dar palpites sem saber de todos os detalhes da situação da Bia. É porque provavelmente criticar é a coisa mais fácil de se fazer no mundo.
Todo atleta passa por altos e baixos. Bia está em mal momento. Logo superará isso.
Permanecer no top 20 pesa muito.
Força, Beatriz.
Bia ser TOP20 por 2 anos só mostra o quão fraco é o tênis feminino