Toronto (Canadá) – Depois do atraso de um dia para a definição do qualificatório, enfim o carioca João Fonseca conheceu o seu adversário de estreia no Masters 1000 de Toronto. Trata-se do australiano Tristan Schoolkate, número 104 do ranking, que passou sem dificuldades pelo norte-americano Govind Nanda, 340º colocado, marcando as parciais de 6/3 e 6/0.
Jogador de 24 anos, Schoolkate disputará apenas pela segunda vez a chave principal de um torneio deste gabarito. Em março, ele também furou o quali e chegou à segunda rodada em Miami, caindo para o canadense Félix-Auger Aliassime. Poucas semanas antes, havia feito sua estreia em eventos de nível 1000, caindo na abertura do quali em Indian Wells.
O tenista natural de Perth tem cinco títulos como profissional, sendo dois ITF e três challengers. Na atual temporada, ele levantou os troféus no piso duro de Brisbane e na grama de Ilkley. O confronto diante de Fonseca será inédito, considerando todos os níveis.
A partida entre eles estava marcada para ser a última do estádio principal neste domingo, mas o fato de Schoolkate já ter jogado no mesmo dia fez a organização do torneio adiar o duelo, que agora só deve acontecer na segunda ou terça-feira.
Veja a programação deste domingo em Toronto
Quadra Central – A partir das 13h30
[RP]Sebastian Ofner (AUT) vs. Reilly Opelka (EUA)
Não antes de 15h30
Gael Monfils (FRA) vs. [Q]Tomas Barrios (CHI)
Não antes de 20h
[Q]Facundo Bagnis (ARG) vs. [C]Vasek Pospisil (CAN)
Juncheng Shang (CHN) vs. [Q]James Duckworth (AUS)
Motorola razr Grandstand – A partir das 12h
Adam Walton (AUS) vs. Benjamin Bonzi (FRA)
Não antes de 15h30
[Q]Shintaro Mochizuki (JAP) vs. Giovanni Perricard (FRA)
[C] Nicolas Arseneault (CAN) vs. [Q]Valentin Royer (FRA)
Não antes de 18h
Miomir Kecmanovic (SER) vs. Quentin Halys (FRA)
Quadra 1 – Não antes de 15h30
Jacob Fearnley (GBR) vs. [Q]Juan Pablo Ficovich (ARG)
[Q]Emilio Nava (EUA) vs. Zizou Bergs (BEL)
Quadra 4 – Não antes de 15h30
[Q]Colton Smith (EUA) vs. Learner Tien (EUA)
[Q]Pierre-Hugues Herbert (FRA) vs. Tomas Etcheverry (ARG)
Quadra 3 – Não antes de 15h30
Roman Safiullin vs. [Q]Ugo Blanchet (FRA)
A principio, Fonseca é o favorito. Mas não pode bobear. Schoolkate é um jogador de quadras rápidas e está com muito mais ritmo. Além de furar o quali, fez quartas no ATP de Los Cabos há duas semanas. Já venceu dois Challengers este ano. Avançou uma rodada no Australian Open e outra em Miami. Este ano venceu 4 TOP100, duas em cima do Adam Walton, uma contra Duckworth e outra recente contra Daniel Altmaier. Nenhum era TOP50 como Fonseca. Aliás, seria a maior vitória da carreira do austaliano, a 1º contra um TOP50. Aposto no João. Bora avançar e somar pontos importantes.
Concordo. Já assisti alguns jogos dele. Não é nem um pouco bobo e gosta de sacar e voltar e saca bem por sinal. Vai sempre pra pressão, tanto recebendo quanto sacando. Jogo traiçoeiro.
Tudo vai depender do quanto a falta de ritmo irá afetar – ou não – o jogo do João. Mas penso ser bem improvável ele perder.
Olhando a programação de hoje em Toronto no site da ATP, o jogo do Fonseca já não aparece. Será que foi adiado porque o Schoolkate jogou hoje cedo? Já no site do torneio o jogo do Fonseca continua aparecendo no final da programação da quadra central.
Estava olhando agora o site da ATP e parece que a programação mudou. Fonseca não deve mais jogar hoje. Tiraram o jogo dele da grade de programação e colocaram o do Shang x Duckworth.
Já foi transferido para amanhã
Torcer para que o João faça um bom torneio. Mas a parada nunca é fácil!