Sinner vence jogo maluco e chega como favorito às semis

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) – Líder do ranking mundial, Jannik Sinner chega às semifinais do US Open na condição de principal favorito ao título. Afinal, o italiano é o único campeão de Grand Slam restante na chave e também o último top 10. Sinner superou nesta quarta-feira o russo Daniil Medvedev, número 5 do ranking e campeão em 2021, em um jogo de altos e baixos, com parciais de 6/2, 1/6, 6/1 e 6/4 de partida.

Esta foi a sexta vitória de Sinner em 13 jogos contra Medvedev no circuito. Apesar dos números equilibrados no retrospecto geral, o histórico de confrontos também teve alternância. Medvedev venceu as seis primeiras, Sinner ganhou cinco seguidas, com destaque para a final do Australian Open em janeiro. O russo deu o troco nas quartas em Wimbledon e agora o italiano consegue sua revanche.

Com 23 anos recém-completados, Sinner disputará sua quarta semifinal de Grand Slam da carreira e a terceira na temporada. É também seu melhor resultado no US Open. O italiano enfrentará na próxima sexta-feira o britânico Jack Draper, também de 23 anos e atual 25º do ranking, que ainda não perdeu sets no torneio. Draper venceu o único duelo anterior entre eles, disputado na grama de Queen’s, em Londres, ainda em 2021.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A outra semifinal será entre dois jogadores norte-americanos, o número 12 do mundo Taylor Fritz e o 20º colocado Frances Tiafoe, o que garante um tenista da casa na final depois de 18 anos. Andy Roddick foi o último anfitrião a conquistar o título em 2003 e também foi finalista do US Open em 2006. Fritz tem ampla vantagem no histórico contra Tiafoe, com seis vitórias e apenas uma derrota.

Eliminado nas quartas, Medvedev tem três finais no US Open. Além da conquista de seu único Grand Slam há três temporadas, o russo de 28 anos e ex-líder do ranking ficou com dois vice-campeonatos em Nova York, o primeiro ainda em 2019 e o mais recente no ano passado.

Alternâncias de domínio durante três sets

Sinner fez um primeiro set bastante seguro, com duas quebras a favor e sem enfrentar break-points. Consistente nos ralis do fundo de quadra, o italiano cometeu apenas seis erros não-forçados contra 15 de Medvedev. Além disso, o russo colocou apenas 46% de primeiros serviços em quadra, facilitando o trabalho do adversário nas devoluções. O número 1 do mundo também mostrou ótimo desempenho na rede, vencendo 10 pontos em 12 possíveis.

O segundo set começou com games muito longos e oportunidades para os dois lados, mas todos os pontos importantes eram de Medvedev. O russo escapou de break-points em três games distintos e aproveitou duas chances de quebra para sair vencendo por 5/0. Só então, Sinner voltaria a fazer um game, confirmando o saque de zero, mas a vantagem construída pelo russo era confortável.

O roteiro do terceiro set foi praticamente o oposto, desta vez com Sinner abrindo 5/0 no placar. Mas diferente do que aconteceu na parcial anterior, o italiano não corria riscos no saque e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço durante todo o set. E tal como aconteceu na primeira parcial, foi preciso na rede e venceu todos os nove pontos que disputou quando subiu. Medvedev escapou de três set-points para evitar um ‘pneu’, o que o ajudou a entrar um pouco melhor no quarto set e trazer mais competitividade à partida.

Sinner aproveitou a vantagem e definiu a disputa

O quarto set foi o momento da partida em que os dois tenistas conseguiram jogar bem ao mesmo tempo, com poucos erros não-forçados durante os ralis de fundo. Houve um período de domínio dos sacadores até o 3/3, sendo que Sinner salvou dois break-points.

No game seguinte, o italiano conseguiu a única quebra do set, contando com três erros seguidos do russo. Em vantagem no placar, Sinner voltou a pressionar o serviço de Medvedev e até teve um match-point. O ex-líder do ranking conseguiu se salvar, mas a partida seria definida no game seguinte.

Sinner liderou a estatística de winners por 31 a 30 e cometeu 38 erros não-forçados contra 57 de Medvedev. O italiano conseguiu cinco quebras em 15 break-points e perdeu apenas dois games de saque. Quando subiu à rede, o número 1 do mundo venceu 28 pontos em 33 possíveis, falando na entrevista em quadra a Brad Gilbert que é mais um recurso que está trabalhando em seu tênis.

Subscribe
Notificar
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Almeida
Paulo Almeida
11 meses atrás

Jogo mediano. A final do AO e as quartas de WB foram bem melhores.

juka bala
juka bala
11 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

claramente não olhou o jogo todo…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
11 meses atrás
Responder para  juka bala

Sim, você estava fiscalizando minha atenção ao jogo. Posso não ter gostado muito e achado os outros melhores?

Adriano Veiga
Adriano Veiga
11 meses atrás

Sinner parece que está com o quadril ainda meio baleado, e o Draper está voando….
Quem apostar no inglês contra Sinner pode ganhar uma bolada porque o italiano é muito favorito..
Amanhã a Arthur Ashe vai pegar fogo no duelo dos americanos!
Eu apostei Sinner x Fritz na final… Vamos ver!

Andrei
Andrei
11 meses atrás

tá jogando muito o Closteboy

Lucas Mendes de Oliveira
Lucas Mendes de Oliveira
11 meses atrás
Responder para  Andrei

Imagina: é a cenoura! KKKKK

Gustavo Luis
Gustavo Luis
11 meses atrás

Medvedev teve um choque de realidade, tinha jogado só contra jogadores medianos, o primeiro top que pegou, perdeu.

Lucas Mendes de Oliveira
Lucas Mendes de Oliveira
11 meses atrás
Responder para  Gustavo Luis

Dois lixos! Um turbinado e o outro doidão!

João Sawao ando
João Sawao ando
11 meses atrás

Deve dar sinner e Tiafoe na final

Renato B
Renato B
11 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Concordo com Sinner mas aposto mais no Fritz. A conferir!

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
11 meses atrás

Sinner tem tudo para ganhar mais um Slam. Vai disparar no ranking e está ficando bem acima dos seus oponentes. Dominando o circuito este ano. A questão é por quanto tempo manterá este nível. Se conseguir, vai dominar o circuito por anos.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
11 meses atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

No começo do ano era o Sinner, depois passou pro Alcaraz e agora o italiano de novo com esse negócio de “dominar por anos”. É muito imediatismo. Na verdade, ninguém sabe de nada.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
11 meses atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

O Sinner ganhou as quartas de final. Se ele perder na semifinal ou final vamos ver se a sua opinião vai se manter.

Lucas Mendes de Oliveira
Lucas Mendes de Oliveira
11 meses atrás

Triste realidade: o “dow grade” no tênis sem o “bIg three” é absurdo. Esse US Open já mostrou o novo normal: Sinner sem carisma. já flagrado em dopping. Fritz e Tiafoe, medianos. Alcaraz, o melhor, lembrando um pouco de longe o trio de ouro do tênis. É o que tem pra hoje.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.