Almaty (Cazaquistão) – Karen Khachanov, Daniil Medvedev e Flavio Cobolli se juntaram a Alexander Shevchenko e Beibit Zhukayev, do Cazaquistão, na segunda-feira, para inaugurar o novo Complexo Internacional de Tênis de Alatau, da Federação de Tênis do Cazaquistão (KTF), em Almaty.
A instalação está localizada no crescente distrito de Alatau, em Almaty, e foi projetada para oferecer suporte tanto ao tênis de elite quanto ao de base. Possui 14 quadras, incluindo quadras cobertas e ao ar livre, de piso duro e saibro, além de academia, centro médico, cafeteria e sala de conferências. O centro tem capacidade para receber até 500 atletas diariamente e atende aos padrões internacionais para torneios de nível ITF e locais.
A inauguração atraiu um grande público de fãs e jogadores juniores e contou com apresentações de uma banda local, além de uma cerimônia simbólica de plantio de árvores pelos jogadores. O prefeito de Almaty, Darkhan Satybaldy, e o presidente da KTF, Bulat Utemuratov, também compareceram ao evento.
“O novo centro de tênis se tornou uma importante instalação esportiva para o crescente distrito de Alatau, em nossa cidade”, disse Satybaldy. “Servirá como plataforma para o treinamento de jovens atletas e para sediar competições nacionais e internacionais. Isso não apenas eleva o prestígio de Almaty aos olhos da comunidade esportiva global, como também contribui para o desenvolvimento contínuo da cidade.”
Construído com o apoio da KTF, o centro de Alatau é a 39ª instalação de tênis construída no país desde 2007. No total, a Federação supervisionou a construção de 291 quadras em todo o país, com o apoio de mais de US$ 200 milhões em investimentos privados nos últimos 18 anos.
Além do treinamento profissional, o complexo oferecerá programas gratuitos para crianças de famílias de baixa renda, bem como descontos para famílias numerosas e aposentados. O local também é totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
“Investimentos em infraestrutura ajudam a tornar o tênis um esporte acessível a uma ampla gama de cidadãos do país”, disse o presidente da KTF, Utemuratov. “Hoje, mais de 30.000 crianças no Cazaquistão jogam tênis regularmente. Um dos nossos principais objetivos estratégicos é continuar expandindo a participação e promovendo um estilo de vida saudável entre todos os cidadãos.”
A inauguração do Complexo de Tênis de Alatau marca mais um passo na ascensão contínua do Cazaquistão no tênis mundial, com foco duplo no desenvolvimento de talentos de alto nível e na expansão da participação em todos os níveis da sociedade.
“… o centro de Alatau é a 39ª instalação de tênis construída no país desde 2007. No total, a Federação supervisionou a construção de 291 quadras em todo o país..” quantas quadras será q a CBT supervisionou a construção nesse mesmo período? Cacilds, não conseguimos fazer um trabalho nem remotamente parecido com o da poderosa federação Cazaque?