Shenzhen (China) – Após competir pela Ucrânia pela Billie Jean King Cup na última semana e ajudar seu país a chegar a uma inédita semifinal na competição por equipes, Elina Svitolina anunciou o fim de sua temporada para cuidar da saúde mental. A atual 13ª do ranking é mais uma jogadora a se afastar voluntariamente por esse motivo, como já haviam feito neste ano a tunisiana Ons Jabeur e também Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil.
“Não tenho me sentido eu mesma ultimamente. Não estou no estado emocional certo e não me sinto pronta para jogar, portanto termino minha temporada aqui”, escreveu Svitolina em suas redes sociais. “Ao longo dos anos, aprendi que este esporte não é sobre dinheiro, fama ou rankings. É sobre estar pronta para lutar e dar o seu melhor. Neste momento, simplesmente não estou emocionalmente em condições de fazer isso”.
“Nem todos os dias precisam ser produtivos, fortes ou cheios de energia. Alguns dias são pesados e isso não me torna fraca. Significa apenas que sou humana e preciso de tempo para descansar, respirar e para simplesmente ser”, acrescentou a jogadora de 31 anos e vencedora de 18 torneios da WTA.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Então estou me dando o tempo e o espaço necessários para me curar e recarregar energias, em vez de forçar e quando voltar para a quadra, quero lutar com tudo o que tenho e colocar a minha melhor versão em quadra pelos fãs, pelo jogo e por mim mesma”, complementou a ucraniana.
Svitolina venceu 35 jogos no circuito da WTA em 2025 e sofreu 14 derrotas. Ela venceu um torneio 250 no saibro de Rouen, na França. Nos torneios do Grand Slam, chegou às quartas no Australian Open e em Roland Garros. Já pela Billie Jean King Cup, atuou nas vitórias contra Polônia e Suíça na fase de grupos, Espanha nas quartas de final e na derrota para a Itália na semifinal disputada na última sexta-feira.
Para a Svitolina ainda tem o problema da guerra na Ucrânia que deve afetá-la bastante. Que ela consiga descansar e recarregar as energias.