Nova Jersey (EUA) – Roger Federer aposentou-se do tênis em 2022 na Laver Cup, mas continua faturando alto graças a seus contratos comerciais. Como acionista de uma marca suíça de roupa esportiva em ascensão, a On, o ex número 1 do mundo e dono de 20 títulos de Grand Slam é agora um bilionário, revelou a revista Forbes. Federer tornou-se o sétimo esportista multimilionário da história, com mais de US$ 1,100 bilhão (antes de descontar impostos e comissões de agentes) ganhos fora do tênis ao longo de 24 anos de carreira, segundo informou a Forbes.
Federer passou 310 semanas como o melhor jogador de simples masculino e venceu 103 torneios, arrecadando quase US$ 131 milhões em prêmios em dinheiro — ainda o terceiro melhor total na história do tênis, atrás apenas de Novak Djokovic (US$ 189 milhões) e Rafael Nadal (US$ 135 milhões).
Com um portfólio de patrocinadores que o acompanharam por mais de uma década, Federer foi o tenista mais bem pago do mundo por 16 anos consecutivos e, em 2020, liderava com uma estimativa de US$ 106,3 milhões em ganhos brutos.
Segundo a Forbes, Federer foi um dos sete atletas que ultrapassaram US$ 1 bilhão em renda bruta enquanto atuavam em seu esporte, ao lado de LeBron James, do Los Angeles Lakers, dos golfistas Tiger Woods e Phil Mickelson, dos jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e do boxeador Floyd Mayweather.
Lucrative endorsements and a stake in shoe brand On have made the Swiss star just the seventh athlete in the three-comma club—and a food tech investment may serve up another payday. https://t.co/1e8BqLZsaD (Photo: Richard Shotwell/Invision via Associated Press) pic.twitter.com/szrLpLvX2z
— Forbes (@Forbes) August 24, 2025
Agora, como bilionário, Federer faz parte de um grupo igualmente exclusivo, sendo apenas o sétimo atleta de alto nível a se juntar ao clube dos bilionários, depois do tenista romeno Ion Tiriac, que entrou para a lista em 2007. Tiriac foi seguido em 2014 por Michael Jordan, membro do Hall da Fama do Basquete, e mais tarde por Magic Johnson, dos Lakers, e por Junior Bridgeman, do Milwaukee Bucks.
O sucesso empresarial de Federer começa com seu apelo de marketing. O longo relacionamento com marcas de peso como Lindt, Mercedes-Benz, Rolex e Moët & Chandon, o tornou sinônimo de luxo, combinando com seu estilo elegante dentro e fora da quadra com uma reputação impecável e sua simpatia. “Você pode ser um grande atleta, mas nem todo mundo gostar de você. Ele é elegante, tem boa aparência, é muito educado. Ele é sofisticado, e suas marcas refletem isso”, diz Lisa Delpy Neirotti, diretora do programa de gestão esportiva da Universidade George Washington, ouvida pela Forbes.
Em 2018, Federer trocou a Nike pela Uniqlo, num acordo de 10 anos estimado em US$ 300 milhões, que lhe possibilitou investir na On, já que a marca chinesa não produz calçados. Ele ajudou a marca a desenvolver um tênis para quadra e uma linha de roupas. A participação estimada de Federer é de cerca de 3%. “A empresa agora tem uma capitalização de mercado de quase US$ 15 bilhões, e suas ações subiram 86%, elevando o patrimônio líquido de Federer a mais de US$ 375 milhões”, informa a Forbes. O ídolo suíço ainda tem outros empreendimentos e continua expandindo, além de se manter popular em suas redes sociais.
Passos a serem reproduzidos pelo nosso João Fonseca! Dentro das quadras, e fora delas…
JF já se transformou no mais jovem Tenista a ser convocado para a LAVER CUP. É sinal que alguém vai lhe passar o caminho das pedras …rs. Abs !
Bem , o Mundo enlouqueceu. Temos um ” goat ” na ativa, que sempre ganhou menos da metade do Craque Suíço, inclusive com os Japoneses da Uniqlo . Acho um tanto injusto…rs. Abs !