Bonzi supera Medvedev no 5º set após polêmica com fotógrafo

Benjamin Bonzi (Foto: USTA)

Nova York (EUA) – Em jogo marcado por uma grande polêmica e muitas reviravoltas, o francês Benjamin Bonzi acabou superando o russo Daniil Medvedev na estreia do US Open. Ele precisou 3h45 para marcar as parciais de 6/3, 7/5, 6/7 (5-7), 0/6 e 6/4, no encerramento do primeiro dia de torneio, na Louis Armstrong.

O lance em questão aconteceu no décimo game do terceiro set, quando Bonzi sacava com 5/4 e tinha match-point a favor. O francês disparou o primeiro serviço na rede, quase ao mesmo tempo em que um fotógrafo se movimentou indevidamente dentro da quadra. O árbitro Greg Allensworth então mandou o tenista repetir o primeiro serviço, levando Medvedev à loucura.

O russo não apenas saiu reclamando efusivamente da marcação, como passou a inflamar o público a seu favor. O jogo ficou parado por mais de 6 minutos, até que os ânimos de acalmassem e Bonzi pudesse recolocar a bola em jogo. Enquanto isso, o fotógrafo acabou sendo retirado da quadra por seguranças. Na volta, o francês perdeu o saque e viu o rival ganhar uma motivação que não existia até aquele momento.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Com o público a seu favor, Daniil ganhou um tiebreak tenso e levou também o quarto set aplicando um ‘pneu’. Para piorar, Bonzi começou a sentir um incômodo no joelho e parecia entregue para uma virada improvável do rival. Ele ainda saiu perdendo na quinta parcial, com uma quebra logo no game de abertura, mas deu uma resposta imediata e voltou para a partida.

O set decisivo seguiu tenso e equilibrado, com mais uma troca de quebras entre o quinto e sexto games, mas no final Bonzi conseguiu o break definitivo no décimo game, concretizando uma vitória que poderia ter sido sacramentada quase duas horas antes. Por sua vez, Daniil terminou a noite arrebentando a raquete.

Apesar de todo o drama, Bonzi comemora sua terceira vitória em três jogos contra Medvedev no circuito da ATP. Curiosamente, todas foram em Grand Slam, com desistência do russo no quarto set na primeira rodada de Roland Garros em 2017 e triunfo do francês em quatro sets na estreia de Wimbledon em 2025.

O número 51 do mundo segue para a segunda rodada em Nova York e terá pela frente o anfitrião Marcos Giron, que precisou de 4h12 para superar o argentino Mariano Navone em cinco sets, parciais de 6/0, 7/5, 4/6, 5/7 e 6/4. Apesar de serem dois tenistas experientes (o americano tem 32 anos e o francês, 29), eles nunca se enfrentaram antes.

Medvedev amarga péssima temporada nos Slam

Campeão do Aberto dos Unidos em 2021 e com mais cinco finais de Slam no currículo, Medvedev encerrará 2025 com apenas uma vitória em Grand Slam, obtida no Australian Open. Com isso, ele iguala seu pior retrospecto em uma única temporada, repetindo a campanha de 2017, quando caiu nas estreias em Melbourne, Paris e Nova York, tendo um triunfo solitário em Londres.

Neste ano, o russo tem apenas 26 vitórias em 44 jogos. Seus melhores resultados foram o vice-campeonato na grama de Berlin e as semis no piso duro de Marselha e Indian Wells. Ele não conquista um título há mais de dois anos, desde a conquista de Roma em 2023, com um triunfo inédito no saibro.

Quadrifinalista do US Open no ano passado, Medvedev perderá 390 pontos e cairá para a 16ª posição, sua pior marca desde fevereiro de 2019. Vale lembrar que o russo de 29 anos já liderou o ranking por 16 semanas em 2022.

Darderi atropela, Nasakhima vence no tiebreak do quinto

Neste mesmo setor de Benjamin Bonzi está o italiano Luciano Darderi, que não tomou conhecimento do australiano Rinky Hijikata e marcou as parciais de 6/2, 6/1 e 6/2. Darderi encara agora o local Eliot Spizzirri, que bateu o compatriota Stefan Dostanic por 7/5, 6/4 e 7/6 (7-4). O vencedor deste confronto pode cruzar com o espanhol Carlos Alcaraz na terceira rodada.

Outro americano classificado para a segunda rodada é Brandon Nakashima, cabeça de chave 30, que precisou lutar bastante para bater o holandês Jesper de Jong no tiebreak do quinto set, fechando com o placar de 6/2, 6/7 (5-7), 2/6, 6/2 e 7/6 (10-7), em 3h44 de batalha. Ele encara o suíço Jerome Kym, algoz do local Ethan Quinn por 6/3, 6/2, 3/6 e 7/6 (7-5).

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.