“Fiquei surpreso com o quão mal me senti no 2ª set”, admite Djokovic

Nova York (EUA) – Novak Djokovic viveu uma estreia um tanto inusitada no US Open de 2025. Depois de começar muito bem a partida contra o norte-americano Learner Tien, canhotos de 19 anos, ele vivenciou uma grande queda física no estádio Arthur Ashe e só então voltou a reagir.

Na entrevista oficial, o sérvio admitiu que a vitória foi bem mais difícil do que o placar sugere. “Comecei muito bem. Pouco mais de 20 minutos no primeiro set, me senti muito bem”, após a vitória por 6/1, 7/6 (7-3) e 6/2. “Depois, vieram alguns games longos para começar o segundo set e então comecei a me sentir muito… “, tentou explicar, sem encontrar a palavra certa. “Não sei por quê. Fiquei realmente surpreso com o quão mal me senti fisicamente no segundo set”.

Sem falar exatamente em exaustão ou o problema de bolha para o qual pediu atendimento antes do terceiro set, o tetracampeão do US Open viu uma queda repentina de intensidade. “Sim, tivemos trocas longas, mas também eu meio que perdi meu nível e cometi muitos erros não-forçados, o que meio que o trouxe de volta à partida. Estou feliz por ter me recomposto depois do segundo set. E o terceiro foi bom para finalizar a partida.”

Sem competir desde a semifinal de Wimbledon, o sérvio espera que estar recuperado até a quarta-feira, quando enfrentará contra outro norte-americano, o pouco conhecido Zachary Svajda. “Há pontos positivos, mas também coisas que espero que não aconteçam em termos de como me sinto fisicamente em quadra, como me senti no segundo set. Espero que isso não aconteça, porque isso torna minha vida em quadra definitivamente muito mais desafiadora. Dois dias de folga agora serão bons. É de qualquer forma um pouco preocupante, porque não tenho nenhuma lesão nem nada. Só tive muita dificuldade para manter as trocas longas e me recuperar depois dos pontos”.

Apesar da alta umidade da noite de domingo, em torno de 70%, a partida começou com 23 graus. “Havia bastante tensão em quadra, jogando contra um jovem americano, em uma sessão noturna”, avaliou Djokovic. “E eu não jogava uma partida oficial há seis semanas. Tinha que entregar meu melhor jogo, o que acho que fiz no primeiro set. Particularmente no segundo, foi sobreviver em quadra. Mas nos momentos importantes, eu simplesmente coloquei uma bola a mais em quadra do que ele. Acho que foi bom vivenciar isso, de certa forma, meio que quebrar o gelo oficialmente no torneio. Estou ansioso pelo próximo desafio”.

Subscribe
Notificar
guest
56 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edu Martins
Edu Martins
1 mês atrás

Antes de criticá-lo, já aviso, Sinner (rapaizão novo cheio de energia) deixou a final e ficou tudo bem para todos!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Edu Martins

Sinner teve uma virose junto com outros jogadores. Febre de 38 graus. Nada a ver com este estranhíssimo segundo Set de Djokovic. Ele mesmo não soube explicar o que sentiu sob pressão. Fica Frio que ele vai passar da segunda rodada, meu caro rs. Abs !

Cristiane
Cristiane
1 mês atrás
Responder para  Edu Martins

Sinner estava doente desde a partida anterior. O.Sercio se.sente ameaçado e de repente ele começa a se sentir muito….ele nem achou a palavra pra nao.mentir na cara dura

SDR
SDR
1 mês atrás
Responder para  Cristiane

Verdade. É um fraco. Não sei como ganhou esses 24 Slams e esses outros recordes. Deve ser sorte.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Edu Martins

Além de Sinner, houve desistências em Cincinnati de Tiafoe, Kachanov, Fokina, Carabelli, Rinderknesh, Mensik, Darderi… Está havendo uma overdose de desistências neste calor do verão americano…

Rob
Rob
1 mês atrás
Responder para  Edu Martins

Pois é…e abandonou.. já o outro faz milonga.

Ma Long
Ma Long
1 mês atrás
Responder para  Edu Martins

Ou rapagão ou rapazão, sem o “i”.

Edu Martins
Edu Martins
1 mês atrás
Responder para  Ma Long

Desculpem, rapagão é o certo, muito obrigado!

melkizedeke menezes
melkizedeke menezes
1 mês atrás
Responder para  Edu Martins

Sinner vislumbrava um defesa de título de um Gran Slan chegando, master 1000 já tem vários, e com sintomas de uma virose que o desidrataram visivelmente, mas, o que vimos ontem, torcedores ou não de Novak Djokovic, foi um total desgaste físico e um pouco mental, com o desempenho apresentado, chance 00% de chegar ao título.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

Isso que a organização deu a mãozinha de sempre, botando o jogo do sérvio na rodada noturna, para ele escapar do calor e da umidade. Eu sempre digo que essa é uma questão que costuma ser ignorada pelas pessoas: como a organização de um torneio pode interferir no andamento das chaves ao escolher dias e horários que favoreçam determinados tenistas e seus estilos de jogo. Alguma dúvida de que eventual confronto contra o Michelsen será no encerramento da rodada noturna?

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

Temperatura e umidade do ar normalmente vão em direções opostas. De dia a temperatura é mais alta e a umidade mais baixa e vice-versa.
Ontem em Nova Iorque, no início da tarde, quando a temperatura atingiu a máxima do dia (28°C), a umidade estava em torno de 40%. À noite, a temperatura caiu para 22°C, enquanto a umidade chegou a 75%.
Umidade alta leva a uma sensação térmica maior e exige mais esforço do organismo para regular a temperatura corporal, já que a transpiração é dificultada. Isso sobrecarrega o coração, que precisa trabalhar mais para bombear sangue e resfriar o corpo, e pode levar a um desequilíbrio de eletrólitos, aumentando o risco de exaustão.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Na cara não, kkkk.

Gilvan passa vergonha em múltiplos assuntos.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Isso é que uma explicação técnica e objetiva!!! Parabéns excelentíssimo Senhor André Aguiar!!! Gostei muito!!!

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Ainda bem que em nenhum momento eu disse o contrário. Para um tenista já no fim da carreira, como o sérvio, interessa a ele fugir do calor e da umidade baixa dos horários mais quentes, buscando os horários noturnos, com a temperatura mais baixa, a umidade mais alta e, consequentemente, o jogo mais lento.
O triste é a organização do torneio concordar com tudo isso. E é feito de forma aberta. Ontem mesmo o Fritz agradeceu à organização por ter colocado o jogo dele no meio da tarde, quando ele pôde aproveitar melhor seu saque potente e golpes pesados.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

Não, Senhor. Você disse claramente que era para ele escapar da umidade também. Aliás, a umidade alta sempre foi um problema para o sérvio no USO, mais do que o calor até.

Fritz perdeu do Djokovic por 3×0 em 2023 jogando à tarde. Vai estudar, Gilvan. É só mico.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

É triste ter que explicar o óbvio para quem não quer entender. Umidade, temperatura, pressão são medidas, Paulinho. Você pode ter baixa temperatura, alta temperatura, baixa umidade, alta umidade, baixa pressão, alta pressão.
Quando as aves migram fugindo da temperatura, elas podem fugir do calor ou do frio, a depender da espécie. Quando eu falo que estou passando mal por causa da umidade, pode ser por estar muito seco ou muito úmido. Quando eu falo que tenho problema de pressão, pode ser hipotensão ou hipertensão.
Não há pior situação do que jogar uma partida de tênis debaixo de um sol escaldante e com a umidade baixa. Seu corpo acumula calor e você não consegue nem expelir esse calor do corpo pelo seu suor.
Mas lógico, vamos tratar o sérvio como um coitado, que está sendo submetido ao calvário de jogar na noite nova iorquina. Ô dó!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

“para ele escapar do calor e da umidade”

Cara, você escreveu isso acima. Djoko não escapou da umidade. Muito pelo contrário, ele pegou uma altíssima.

Não, como o Adriano disse acima, é mais difícil expelir o calor do corpo quando a umidade está alta e não quando a temperatura está maior.

Sua tergiversação (enrolação) foi bonita até, mas não me pega. A propósito, eu sou de Exatas e entendo muito bem de medição de grandezas.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

Não banque o “sonso: com essa dissimulação…

Rodrigo W
Rodrigo W
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

E o que vc queria? O melhor jogador da história, tetracampeão do torneio e enfrentando um americano e a organização não vai vai colocá-los em um horário mais favorável? Queria que esse jogo fosse meio-dia? É cada uma

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo W

Espero que a organização não faça qualquer tipo de benesse em favor do jogador A ou B, ainda mais quando motivada por pedidos diretos dos atletas, como se eles não tivessem um oponente do outro lado da quadra. Pior é que o público realmente normalizou isso. É lamentável.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo W

Sim, não existe isso de “merecer” favorecimento da organização do torneio. A sua histórica fica do lado de fora da quadra, já que do outro lado tem um oponente. Ao menos devia ser assim.
É muito triste ver que o público normalizou esse favorecimento aberto aos tenistas de topo de ranking (não só ao Djokovic). Subversão do esporte.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

O GOAT Djokovic jogando contra um talento americano dentro dos EUA e o Senhor Gilvan incomodado com o horário da partida, fala sério, vai te Qatar!!! Só por ser um americano jogando já vale o horário nobre para agradar a torcida caseira, ainda mais contra o Djokovic!!! Valha-me oh Deus!!!

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Tien sacou muito mal (não tem um saque que possa sustentar seu jogo, ontem esteve abaixo do normal).
Faltou arriscar mais, principalmente no segundo set, onde teve o jogo na mão, deixou-se envolver pela “milonga” do sérvio.
Djokovic não jogou bem, quase colapsou fisicamente na quadra, colocou a mão na panturrilha, fez alongamento para cãibras (quando abaixava e fazia de conta que estava arrumando o tênis), parecia bastante desgastado.
Conseguiu vencer o desempate (com muitos erros do Tien), pediu um tempo para trocar um curativo do dedo (a milonga oficializada, afinal está na regra).
Durante a entrevista pós jogo, não conseguiu dizer qual o problema da queda física.
Acho chato quando tenistas usam as regras para ludibriar o espírito do jogo…
(Vale para qualquer um).

Paulo Costa
Paulo Costa
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Engraçado “ludibriar usando as regras”

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Costa

A lei possui “espírito”, ele (espírito da lei) busca a finalidade, intenção e princípios subjacentes.
A letra da lei é o texto, é algo literal, é aquilo que está no regulamento.
O “espírito” da lei é o seu verdadeiro significado , com ela o legislador promove os valores ligados a ela, levando em conta não apenas seus valores, mas o de todos.
Vc pode enganar as regras, mas não o espírito criado para ela (valores, decência, respeito…).

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Que lindo texto!
Uma pena não ser aplicado a todos.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Vamos coloca-lo num vaso, para ornamentar o espaço, para vc não ficar com aquele sentimento de colocar tudo no lixo.

SDR
SDR
1 mês atrás
Responder para  Paulo Costa

Acontece. Aqui no Brasil é normal, tá cheio de “regras”, leis na verdade, que são criadas para “driblar” o teto constitucional, fazendo que alguns (muitos) ganhem acima do teto, e “dentro da lei”.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

“Hater” que é “hater” tem sempre que escrever as mesmas coisas, não é mesmo??? Kkkkkkkkkkkkkkk
Vergonha é esse jovem Learner Tien não ter competência para vencer um Djokovic combalido com o dobro da idade dele…
Ficou feio para o Tien, muito feio, isso sim, ainda mais jogando em casa!!!
O vexame aqui nesta partida é do Tien, só dele!!!

Última edição 1 mês atrás by SANDRO
JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Com olhos marejados observo o tenista combalido (acho que era o sérvio, aqui) com o dobro da idade de Learner Teams, lutando pela vitória.
…ao fundo, o som de violinos tocam uma musica melancólica para despertar emoção , e sentimentos nobres.
(Vc está sensível, Guerreiro Sandro, vc já foi mais bélico)

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Não adianta disfarçar dissimulando com outras historinhas para boi dormir… O que escrevi é que o vexame é do Tien, todo dele, e isso você não pode negar…

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Concordo.

Fernando Romero
Fernando Romero
1 mês atrás

Maior migué do ano. O garoto começou a apertar e ele achou um jeito de desconcentrar o inimigo. Falou a voz da experiência.

Cristiane
Cristiane
1 mês atrás

Se sentiu muito….ameaçado

João Lima
João Lima
1 mês atrás

Uma coisa é certa, no jogo que for eliminado a desculpa ja ta pronta.

Paulo Costa
Paulo Costa
1 mês atrás

Nole pode ter dificuldades para se manter no TOP 3, mas ainda dá de relho no restante da lista da ATP. Parece pouco para alguns fanáticos contra.

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
1 mês atrás
Responder para  Paulo Costa

Apesar de tudo, ainda considero entre os 4 melhores atualmente.

Antônio Júnior
Antônio Júnior
1 mês atrás

O Tien foi só mais um que caiu no migué do “goat”.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Antônio Júnior

Tem alguém com mais de 24 slam?

Rodrigo W
Rodrigo W
1 mês atrás

Quanto haterismo e dor de cotovelo nesses posts, impressionante. Acho que mesmo depois de se aposentar, Djokovic ainda vai ser alvo dos haters obstinados. Vão perder a razão de existir com a ausência dele.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo W

O Nark Rodrigues ontem falou, no final, enquanto o sérvio arrumava sua mala para ir embora:
“Esse é um fenômeno. Não só do esporte tênis, mas dos esportes, em geral”.
Também acho, que um dia, como aposentado, que vier a um evento desses, seja lá por qual motivo for, meia dúzia aqui vai criar alguma coisa negativa para falar.
Mas, ainda bem que será só meia dúzia mesmo.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Narck também considera Djoko o GOAT dos esportes. Na verdade, foi ele que lançou essa lebre em 2023.

João Silva
João Silva
1 mês atrás

Surpreso ele deveria ficar é se jogasse sem sentir nada após só jogar Wimbledon.
Treino é treino jogo é jogo… o João Fonseca poderá explicar isso para ele quando se tira férias de mais de 1 mês. Se um moleque de 18 anos sente quando volta das férias, imagine um senhor de 38/39 anos.
Dificilmente ele voltará a ganhar um GS com a mentalidade de jogar só GS.

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás
Responder para  João Silva

Também acho que jogando só GS não dá pra fazer nenhum milagre. Impossível não é, mas é difícil. Porque falta ritmo.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 mês atrás

Muitos comentários dos anti-Djokovic frustrados porque ele ganhou na primeira rodada em sets diretos de um adversário que tem a metade da idade dele. E reclamam dos cuidados a mais que o sérvio está precisando ter por conta da idade, como se isso determinasse o resultado do jogo. O jogo foi ganho absolutamente dentro das regras do esporte e não foi eventuais demoras em determinados momentos do jogo que determinaram o resultado. O próximo adversário para quem os anti-Djokovic vão torcer chama-se Zachary Svajda, jovem tenista norte-americano. Considerando que o próximo adversário do Nole é um tenista local, nada mais normal do que colocarem o jogo para ser disputado no final da programação. Lembrem-se disso antes de reclamarem de que está havendo proteção.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 mês atrás

Não teria problemas em eventuais demoras, o fato é que na primeira vez que o Tien foi na toalha se enxugar o Nole ficou olhando pra o outro lado da quadra e reclamando da demora. Double standard.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 mês atrás

Duplo padrão. Quanta choradeira. Que coisa feia. Eu teria vergonha de reclamar assim, porque não foi isso que determinou o resultado do jogo. A interpretação do significado da expressão facial do Nole é sua, não significa necessariamente que ele ficou descontente com a atitude do adversário.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 mês atrás

Me desculpe por duas razões, primeiro não tenho dúvidas de que ele venceria o jogo, como aliás venceu. A reclamação nao foi só facial e sim com gestos e palavras e este foi meu ponto, certeza que reclamou do adversário inclusive em direção ao juiz. E duplo padrão sim, as regras são iguais pra todos e não existe um livro exclusivo pra ele. Não tem choradeira nenhuma, só uma constatação do modus operandi do Nole.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 mês atrás

Nole sendo Nole. Uma hora que o Tien foi na toalha pra se enxugar e ganhar um ar o Nole fez cara de o que que esta acontecendo!!! Depois ele foi a toalha um caminhão de vezes e sequer pediu desculpas ao Tien. Assim funciona a lógica do Sérvio, ele tudo pode.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Só faltou o Tien ganhar do Djokovic , não é mesmo??? Isso o Tien não consegue???

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Em momento nenhum eu comentei sobre isto. Comentei sobre o padrão de comportamento do Nole. Ele sempre acha que regras não são feitas pra ele cumprir. Ou ainda ele reclama quando alguém age com ele da forma que ele age com os demais.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás

Mas só você viu essa cara dele.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Todo mundo viu, menos quem não assistiu a partida. Ele gesticulou na direção do árbitro inclusive.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás

A questão é: você disse que foi contra a pegada de toalha do outro.
Eu assisti todo o jogo e nem os comentaristas falaram isso.

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
1 mês atrás

Estou apostando no Djokovic até às quartas de final. Pode ser considerado uma grande conquista para o sérvio em face aos problemas físicos .

Luciano
Luciano
1 mês atrás

O calor lá sempre foi um problema. Vamos ver o que o Djokovic vai aprontar nesse US Open, vejo pouco gente falando nele.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.