Londres (Inglaterra) – Depois de vencer na primeira vez que pisou na grama do tradicional All England Club, superando o tenista da casa Jacob Fearnley na estreia em Wimbledon, o jovem carioca João Fonseca terá pela frente na segunda rodada do Grand Slam britânico o norte-americano Jenson Brooksby, que do alto de seus 24 anos já passou por muita coisa.
Nomeado em homenagem ao piloto de Fórmula 1 Jenson Button, o norte-americano decidiu se abrir sobre a vida de atleta profissional no espectro autista no final do ano passado, quando se preparava para o retorno ao circuito. “Eu fui diagnosticado com um nível severo do espectro autista quando era criança e era não-verbal até os quatro anos”, escreveu Brooksby nas redes sociais.
“Precisava de 40 horas de terapia por semana. Minha mãe nunca desistiu e fez tudo o que podia para me ajudar. Eu não estaria aqui se não fosse por ela e tenho muita sorte de ter pais que nunca desistiram”, destacou o tenista agradecendo aos pais por todo o esforço que tiveram para lhe dar qualidade de vida.
O esforço de Glen e Tania para ajudar o filho também seguiu adiante com Jenson, que teve que superar para chegar ao alto nível. Ele começou a jogar tênis aos 4 anos, batendo uma bola de tênis macia na porta da garagem enquanto esperava seus pais o levarem para a escola e anos depois, em 2021, foi eleito a Revelação do Ano da ATP pelos seus colegas.
Porém o profissionalismo não era o primeiro objetivo, ele pretendia jogar tênis universitário na Universidade Baylor, mas se tornou profissional após perder toda a temporada de 2020 devido a lesões. Brooksby deu a volta por cima e no ano seguinte disputou sua primeira final de ATP, na grama de Newport. Em 2022, ele teve mais dois vice-campeonatos e alcançou seu melhor ranking (33º), mas então voltou a encarar contratempos.
Brooksby passou por cirurgias nos dois punhos, realizadas em março e maio de 2023. Meses depois, em outubro, recebeu uma suspensão de 18 meses por um tribunal independente por faltar a três testes antidoping em um período de um ano, que depois foi reduzida para 13 meses. Ele poderia então voltar a competir em março de 2024, mas lesionou o ombro.
Tudo isso fez com que o norte-americano perdesse dois anos inteiros, voltando a competir apenas no Australian Open de 2025, mesmo torneio que havia sido seu último, em 2023. Na atual temporada, Brooksby conquistou seu primeiro título, no saibro de Houston, e foi vice na grama de Eastbourne, semana passada, perdendo para Taylor Fritz, que curiosamente foi seu primeiro adversário na volta.
Pelo pouco que eu li ou escutei, o autismo pode apresentar desafios no dia a dia, especialmente em interação social e comunicação. Por outro lado, muitas pessoas no espectro autista também possuem habilidades notáveis, como um alto nível de foco e dedicação em tarefas específicas. E isso talvez tenha ajudado no foco para devenvolver habilidades no tenis. No final, que grande exemplo de superação.
A tradução de severe é grave, não severo.
Brooksby é o cara chato de jogar que devolve tudo e ainda consegue finalizar os pontos. Dito isso, Joao tem que ir pra cima, tem muito mais jogo que o americano. Negocio é sacar e devolver bem como fez contra o britanico. Alias, dois dos fundamentos que JF mais cresceu no ultimo ano. VQV
Caro Eduardo, entendo que “grave” seja uma palavra mais usual neste caso, contudo o uso de “severo” não está de forma alguma errado, já que ambos os termos podem ser utilizados nesta situação, assim como: importante, relevante, significativo, considerável, crítico, preocupante, ponderoso.