Zverev publica foto de marca polêmica e critica falha da tecnologia

Foto: ATP Tour

Madri (Espanha) – Após sofrer para vencer Alejandro Davidovich Fokina de virada neste domingo, Alexander Zverev chamou a atenção também por um episódio polêmico durante o duelo pela terceira rodada do Masters 1000 de Madri. No segundo set, quando o espanhol sacava com 5/4, uma marcação eletrônica controversa gerou revolta no alemão, que chegou a registrar a marca da bola com seu celular para comprovar o erro.

O momento ocorreu em um game crucial, já que Sascha liderava a parcial e pressionava Fokina para tentar empatar a partida. Uma bola aparentemente bastante fora do espanhol não foi marcada pelo sistema eletrônico, impedindo uma possível quebra de serviço do número 2 do mundo. Indignado, o alemão reclamou com o árbitro Mohamed Lahyani e, posteriormente, compartilhou a foto da marca nas redes sociais, mostrando que a bola saiu consideravelmente.

Na entrevista coletiva, Zverev lamentou o ocorrido, mas isentou o árbitro de responsabilidade. “Sinceramente, acho que houve um erro no sistema naquele momento. Sou fã da tecnologia, mas a bola não foi apenas um milímetro para fora, foram quatro ou cinco centímetros. Por isso falei ao árbitro: ‘Por favor, desça para ver, não estou louco'”, relatou o alemão.

Apesar da situação inusitada, Zverev demonstrou compreensão com a limitação dos árbitros em situações assim. “Não é culpa do juiz de cadeira. Se ele, pela regra, não pode descer, então não pode descer. Não é culpa do Mohamed. Mas vou conversar com os supervisores e com a ATP, porque isso não é normal”, afirmou.

Preocupado com possíveis sanções, o alemão ainda comentou sobre a repercussão de sua atitude em registrar e divulgar a imagem da marca no saibro. “Vai ser interessante ver que tipo de multa eu posso receber, mesmo tendo razão. Espero que não me multem, porque, na minha opinião, estou completamente certo”, disse. “O sistema normalmente é muito confiável, sempre foi nas minhas experiências anteriores, mas hoje algo saiu errado.”

Em termos de desempenho, Zverev reconheceu que não esteve em sua melhor forma diante do espanhol, mas celebrou a vitória após 2h45 de batalha, com parciais de 2/6, 7/6 (7-3) e 7/6 (7-0). “Ele jogou de forma fantástica, especialmente no começo. Eu não comecei bem, mas encontrei o caminho depois. Estou feliz por ter vencido um jogo tão equilibrado”, destacou.

Bicampeão em Madri, Sascha segue vivo na busca por seu terceiro título na capital espanhola e agora aguarda por um adversário argentino nas oitavas, que sairá do duelo entre Francisco Cerúndolo e Francisco Comesana. Com a vitória deste domingo, o alemão soma sua sétima vitória consecutiva no saibro e já iguala a campanha do ano passado na Caixa Mágica.

Subscribe
Notificar
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Victório Benatti
Victório Benatti
8 horas atrás

Absolutamente certo o Zverev!
Bola dentro é bola dentro.
Bola fóra é bola fóra.
A marca que a bolinha deixa, principalmente no saibro, é incontestável!

JClaudio
JClaudio
8 horas atrás

A bola foi muito fora.
O sistema não é confiável, principalmente na terra, onde a “poeira” pode influir no sistema, luz e sombras também.
Não sei qual o sistema usado no torneio (FoxTenn ou Hawk-Eye), mas não existe sistema 100% seguro, quanto a erros.
O juiz de cadeira deveria ter descido e olhado a marca (é uma quadra de saibro).
Ontem no basquete, o jogo Denver x Clippers, foi decidido no último lance, nos décimos finais, mesmo usando as melhores tecnologias, ninguém tem certeza se o lance valeu ou não (os juízes validaram a cesta usando as imagens, que não eram conclusivas, obDencer ganhou).

Fernando Romero
Fernando Romero
7 horas atrás

Muito fora. Imagina uma falha dessa no match point da final de RG. O juiz de cadeira é proibido de descer e ir conferir.

Kario
Kario
6 horas atrás

Imagine como era antigamente. Pergunte pro John McEnroe. “You cannot be serious”.

Flávio Vieira Barroso
Flávio Vieira Barroso
6 horas atrás

Zverev têm razão em reclamar. Situação bem complicada, acredito que nessas situações deveriam também analisar vídeos.

lucas
lucas
6 horas atrás

Será q a máquina considera o prolongamento da lateral da bola, a qual não encosta na linha? Ou uma bola super espremida contra o solo! sei lá, estou sí supondo! mas mesmo assim esta meio longe.

André Aguiar
André Aguiar
6 horas atrás

O Lahyani, quando não devia, desceu da cadeira para convencer o Kyrgios a jogar a sério e, quando devia, não desceu para verificar uma marca de bola.
O hawk eye no saibro começou agora. Mas do que ninguém, os juízes devem registrar e dar feeedback de chamadas erradas para o necessário aperfeiçoamento do sistema, mesmo que a regra não permita o overrule (deveria permitir, ao menos nesse início de funcionamento do sistema).

fabiano
fabiano
3 horas atrás

A máquina mandando no ser humano??? Bola muito fora….

Mateus Cruz Tamiasso
Mateus Cruz Tamiasso
1 hora atrás

Chato demais o lance. Foi claramente fora.
Se a regra não permite o juiz descer para ver a marca em uma quadra de saibro, está muito errada. É óbvio que a máquina marcou errado.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.