Zverev sofre, mas bate Fokina de virada e segue vivo em Madri

Foto: ATP Tour

Madri (Espanha) – Bicampeão do torneio e principal cabeça de chave nesta edição, Alexander Zverev enfrentou grandes dificuldades, mas fez valer o favoritismo para superar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina na terceira rodada do Masters 1000 de Madri. Em partida com 2h45 de duração neste domingo, o alemão saiu atrás, mas buscou a virada por 2/6, 7-6 (7-3) e 7/6 (7-0).

Embalado pelo título em casa no ATP 500 de Munique na última semana, Sascha chega à sétima vitória consecutiva no saibro e segue em recuperação na temporada, depois de amargar uma série de maus resultados posteriores ao vice-campeonato do Australian Open.  Este foi o 21º triunfo do atual número 2 do mundo em 2025, tornando-se o terceiro jogador com mais vitórias no ano, atrás apenas das 23 de Alex de Minaur, classificado à terceira rodada na capital espanhola, e das 24 de Carlos Alcaraz, que não joga esta edição do torneio por problemas físicos.

Considerando apenas o torneio de Madri, Zverev chegou à sua 25ª vitória, algo que apenas o Big 4 já havia alcançado até então, com Rafael Nadal (59), Roger Federer (37), Novak Djokovic (30) e Andy Murray (29). Além disso, o alemão empata com Thomas Muster e Carlos Moya, tornando-se o sétimo maior vencedor no saibro em Masters 1000, agora com 63. À sua frente estão Stan Wawrinka (64), Albert Costa (66), David Ferrer (80), Federer (113), Djokovic (137) e Nadal (200).

De olho em uma vaga nas quartas de final pela sexta vez em oito participações, Zverev agora espera por um adversário argentino, que sairá do confronto entre Francisco Cerúndolo e Francisco Comesana, ambos com retrospecto positivo frente o alemão. Enquanto Cerúndolo tem 2 a 0, com vitórias nas oitavas de Madri no ano passado e nas quartas de Buenos Aires nesta temporada, Comesana foi o algoz de Sascha nas quartas do Rio Open, em fevereiro, no único duelo entre eles.

Por já igualar a campanha de 2024 no saibro madrilenho, Zverev poderá somar tudo o que conseguir até o fim do torneio. Isso significa que, em caso de título, poderá diminuir a diferença do líder Jannik Sinner para 745 pontos. No entanto, o alemão precisará defender a conquista em Roma nas próximas semanas, enquanto o italiano não jogou em casa na temporada passada e poderá ampliar sua vantagem neste que será seu retorno após suspensão por doping.

Já a eliminação de Alejandro Davidovich Fokina significa o fim da participação espanhola em Madri nesta edição, já que ele era o último representante local ainda vivo na chave masculina de simples. Mesmo repetindo a campanha do ano passado, Fokina está ganhando provisoriamente três posições no ranking, assumindo o 26º posto.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sergio
Sergio
2 horas atrás

Zverev está crescendo no torneio. Penso que é um dos favoritos a ganhar este Masters.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.