Viena (Áustria) – Na difícil missão de recuperar a liderança do ranking na reta final desta temporada, o italiano Jannik Sinner entra como favorito para tentar o segundo título do ATP 500 de Viena, sobre piso sintético coberto, que começa nesta segunda-feira.
O número 2 do mundo, vencedor em 2023, reencontrará na estreia o alemão Daniel Altmaier, contra quem ganhou dois dos três duelos. O mais recente foi há poucos dias, em Xangai, com duplo 6/3 para o italiano.
Em caso de vitória, Sinner enfrentará na segunda rodada o tcheco Tomas Machac ou o italiano Flavio Cobolli e pode rever nas quartas de final o versátil sacador Alexander Bublik, que tem o chileno Alejandro Tabillo como primeiro adversário e depois tem chance de cruzar com o argentino Francisco Cerúndolo.
No lado superior da chave ficaram também o australiano Alex de Minaur, com boa chance de cruzar o Andrey Rublev nas quartas.
Em fase muito instável, o alemão Alexander Zverev entra como segundo principal inscrito. O campeão de 2021 enfrenta um qualificado na estreia e, se vencer, outro qualificado nas oitavas. Aí a lógica indica o russo Karen Khachanov, vice do ano passado, como possível barreira.
Finalista de Almaty neste domingo, o russo Daniil Medvedev segue para outro semana de recuperação e é mais um vencedor que volta ao torneio, tendo levantado o troféu em 2022. Começa contra o português Nuno Borges e vê Corentin Moutet e Lorenzo Musetti no caminho.
Na luta por vagas no ATP Finals, De Minaur e Musetti estão com boa vantagem para se manter entre os oito primeiros na Corrida, enquanto Medvedev e Rublev ainda sonham com uma arrancada salvadora.
O atual campeão é o britânico Jack Draper, mas ele já encerrou a temporada por conta de contusão no braço e assim o atual top 10 deve perder mais cinco posições no ranking.