Vinda do quali, Kartal conquista seu 1º WTA em Monastir

Sonay Kartal (Foto: Mathias Schulz/WTA)

Monastir (Tunísia) – No encontro entre duas jogadoras que disputavam a primeira final de suas carreiras na elite do circuito, a britânica de 22 anos Sonay Kartal conquistou o WTA 250 de Monastir, superando neste domingo a eslovaca Rebecca Sramkova, de 27 anos, por 6/3 e 7/5 em 1h59 de partida.

Vinda de duas vitórias no quali, Kartal venceu sete jogos seguidos na semana, mas só precisou enfrentar uma cabeça de chave, a romena Jaqueline Cristian, ainda na primeira rodada. A britânica bateu a japonesa Mai Hontama nas oitavas, a ucraniana Yuliia Starodubtseva nas quartas e a alemã Eva Lys na semifinal.

“É inacreditável. Tive uma semana muito boa esta semana e joguei algumas das minhas melhores partidas neste torneio. Sinto que a cada partida eu cresci e melhorei”, disse Kartal após a partida. Ela conta que precisou controlar as emoções na final deste domingo, principalmente quando estava perto de fechar o jogo. “Tentei não pensar na ocasião e nem no placar para trás e tratar como qualquer outra partida, tanto quanto pude”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Kartal recebe 268 pontos no ranking da WTA, são 250 do título e mais 18 pela campanha do quali. Ela também recebe um prêmio de US$ 32.250. Depois de começar a semana ocupando o 152ª lugar do ranking, entrará no top 100. Já Rebecca Sramkova, atual 136ª colocada, soma 163 pontos e ganha US$ 20.830. Ela se reaproxima do grupo das cem melhores e seu recorde pessoal é o 89º lugar.

No início da temporada, a britânica estava fora do top 300, mas deu uma arrancada após boa campanha em Wimbledon, com cinco vitórias desde o quali até cair diante de Coco Gauff na terceira rodada da chave principal. Isso a ajudou a entrar no top 300. E depois, deu outra arrancada com dois títulos de ITF seguidos em casa. “Comecei o ano com o objetivo de estar no top 150, então agora acho que já ultrapassei isso. Agora vou tentar terminar a temporada no top 100 e me colocar na melhor posição para o Australian Open no início do ano”.

Britânica abriu vantagem e o físico também fez a diferença no fim

A partida começou com games muito longos e oportunidades para os dois lados. Em seis games disputados, foram quatro quebras, duas para cada lado até o empate por 3/3. Na sequência, Kartal manteve o saque sem tantos riscos e ainda contou com quatro erros de Sramkova para voltar a quebrar e fazer 5/3. Sacando para o set, a britânica disparou dois aces e definiu a parcial.

Em vantagem no placar, Kartal abriu uma diferença confortável no começo do segundo set, chegando a liderar por 4/1 e saque. Sramkova devolveu uma das quebras e ainda foi buscar o empate no oitavo game após quatro break-points. A britânica recuperou a vantagem, mas não aproveitou a primeira chance de sacar para o jogo.

Ainda assim, o desgaste era evidente para Sramkova, que vinha de jogos longos na semana, inclusive uma partida de 3h22 contra a espanhola Sara Sorribes pelas quartas de final. Kartal manteve o jogo firme do fundo de quadra e voltou a quebrar para conquistar o título.

Sherif e Blinkova conquistam o título de duplas

Já na final do torneio de duplas, a egípcia Mayar Sherif e a russa Anna Blinkova venceram as também russas Alina Korneeva e Anastasia Zakharova por 2/6, 6/1 e 10-8. Sherif, de 28 anos, conquista seu terceiro título de WTA nas duplas. Já a parceira Blinkova, de 26, ganhou o segundo troféu.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
18 dias atrás

Dalcim ou Mario Sérgio. O que dizer dessa sonay…

JBG
JBG
18 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Uma pena! Estava torcendo para Rebecca Sramkova tem uma estória linda de resiliência e superação. Faz parte, fica pra próxima Rebecca Sramkova.

João Sawao ando
João Sawao ando
18 dias atrás
Responder para  JBG

Essa é a tenista que tem problema nos olhos né?

João Sawao ando
João Sawao ando
18 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Então vamos falar dela sonay kartal.agora escrevi certo

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.