Antalya (Tuquia) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, Victória Barros disputará a final de um torneio. A potiguar de apenas 15 anos garantiu vaga na decisão do ITF W15 de Antalya, em quadras de saibro na Turquia, depois de vencer a georgiana Sofia Shapatava, principal cabeça de chave e 420ª do ranking, por 3/6, 6/3 e 7/5.
O primeiro set da semifinal teve seis quebras de serviço, sendo quatro a favor de Shapatava. Ela chegou a liderar por 5/2, Victória diminuiu a diferença, mas a georgiana voltou a quebrar na sequência. A brasileira reagiu no segundo set, com pressão constante sobre o saque da adversária. Ela criou 9 break-points e conseguiu quatro quebras.
Mais equilibrado, o último set começou melhor para Victória, que abriu 3/1, mas permitiu o empate. A brasileira ainda confirmou o serviço em dois games muito longos, salvando break-points antes do 4/3 e do 6/5 para só voltar a quebrar no último game da partida.
Victória terá seu melhor ranking e enfrenta russa
Brasileira mais bem colocada no circuito mundial juvenil, ocupando o 16º lugar, Victória utilizou esse ranking para entrar na chave em Antalya. Como profissional, ela é a número 1.308 no ranking, com sete pontos na WTA. A vaga na final já rende mais 10 pontos para a jovem tenista, que pode somar 15 em caso de título. Esses resultados só serão computados na lista de 24 de novembro, mas é certo que Victória terá seu recorde pessoal, superando o 1.105º lugar de março deste ano. A adversária na final deste domingo será a russa Valeriia Iushchenko, de 26 anos e 668ª do ranking, que derrotou a compatriota de 16 anos Felitsata Dorofeeva-Rybas por 6/0 e 6/1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Victória também está na final de duplas, ao lado da turca Ada Kumru. Elas enfrentam ainda neste sábado a georgiana Sofia Shapatava e a alemã Angelina Wirges, duas tenistas que a brasileira já venceu em simples nesta semana.
Este é o primeiro torneio que a Victória Barros disputa desde que o espanhol David Sunyer Capella, ex-treinador de Paula Badosa, passou a ser membro fixo da equipe e treinador principal da jogadora. O técnico, que faz parte da academia de Patrick Mouratoglou, também esteve com a brasileira em período de testes no início de outubro, quando ela chegou às quartas de final do ITF W15 de Sibenik, na Croácia.












Menina de ouro
Menina de ouro… sem a menor: sombra, de dúvida!!!!!
Campanha memorável e uma vitória incrível da Vic. É inescapável ficar entusiasmado com as nossas meninas de ouro. Ambas brilharam na Austrália e na Turquia!
Será que com essa campanha ela já consegue ficar entre as mil do ranking?
Hoje a milésima do ranking tem 19 pontos. A Victória, com os 10 que está fazendo, está indo a 17. Se for campeã, entra.
Com a Victoria e a Naná, quem sabe o Brasil trilhe os caminhos percorridos pela Bélgica (Henin e Clijsters) ou pela Sérvia (Ivanovic e Jankovic).
Outra de grande potencial. Até acho que a Nauhany esse ano mostrou mais avanços que a Victória e demonstrou mais potencial, mas vejo potencial na Victória pra chegar no TOP100