Roterdã (Holanda) – A busca de Stefanos Tsitsipas pelo primeiro título da temporada continua nesta semana no ATP 500 de Roterdã. Finalista da edição de 2022 do torneio em quadras duras e cobertas, o grego já está nas quartas neste ano depois de vencer um jogo duríssimo nesta quinta-feira. Tsitsipas salvou um match-point no segundo set da partida contra o holandês Tallon Griekspoor, 43º do ranking, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (8-6) e 7/5 em 3h de disputa.
Com a vitória, Tsitsipas sobe provisoriamente para o 11º lugar no ranking da ATP e pode retornar ao Top 10 caso alcance a final em Roterdã. Ex-número 3 do mundo e atual 12º aos 26 anos, ele busca reencontrar sua melhor forma após um início de temporada irregular, com uma vitória e uma derrota na United Cup e a eliminação a estreia do Australian Open.
“Estou muito feliz com a forma como consegui virar o jogo e com o meu desempenho no final”, disse Tsitsipas. “Foi uma partida muito física, batalhamos por muitas horas, nem sei quantas… Parecia que não ia acabar, mas consegui fechar no final. Houve momentos cruciais que precisavam ser bem administrados, e eu fiz isso. Também preciso dar crédito ao Tallon, porque ele não parecia desistir em momento algum. Não é fácil estar com match-point a favor e depois perder o set”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em um primeiro set com uma quebra para cada lado, Griekspoor chegou a liderar por 5/2, cedeu o empate, mas venceu a parcial no tiebreak. Tsitsipas reagiu no segundo set, inteiramente sem quebras ou break-points, salvando um match-point no saque durante o tiebreak antes de igualar a partida. Já no último set, o grego saiu vencendo por 3/1 e cedeu o empate no oitavo game, mas voltou a quebrar na reta final do jogo. Tsitsipas liderou a estatística de winners por 54 a 41 e cometeu 42 erros contra 35.
Tsitsipas volta à quadra nesta sexta-feira, às 10h30 (de Brasília), para enfrentar o italiano vindo do quali Mattia Bellucci, 92º do ranking e algoz de Daniil Medvedev, segundo cabeça de chave do torneio, nas oitavas. O confronto entre eles é inédito no circuito. O vencedor disputará a semifinal contra quem passar da partida entre o australiano Alex de Minaur, número 8 do mundo, e o lucky-loser alemão Daniel Altmaier, 93º do ranking, que se enfrentam às 9h.
Rune é eliminado nas oitavas
Já na partida que encerrou a rodada desta quinta-feira, o espanhol Pedro Martinez surpreendeu o dinamarquês Holger Rune, 14º do ranking, e marcou as parciais de 6/4 e 6/1. Martinez, de 27 anos e 44º colocado, terá um duelo espanhol contra Carlos Alcaraz, principal cabeça de chave e número 3 do mundo. Será a primeira vez que eles se enfrentam na ATP, mas Alcaraz tem três vitórias em torneios de nível challenger entre 2019 e 2020. O reencontro será nesta sexta-feira às 15h30.
O último jogo das quartas de final será entre o russo Andrey Rublev, número 10 do mundo, e o polonês Hubert Hurkacz, 21º do ranking. Rublev lidera o histórico de confrontos por 3 a 2, mas Hurkacz levou a melhor no duelo mais recente, na final do Masters 1000 de Xangai em 2023. Os dois jogadores têm a mesma idade, 27 anos.
uma pena, espero que o Rune se recupere, para formar um novo Big 3 ao lado de Sinner e Alcaraz
Perdendo do jeito que perdeu, fica bem difícil.
Acho que não, Evandro. No jogo anterior o Rune jogou demais. Eu até estava achando que teríamos um duelo espetacular entre o Rune e Alcaraz.
Pena que se machucou. Aí não dá para jogar direito…