Tribunal Arbitral do Esporte rejeita recurso antidoping de italiano

Foto: Massimo Gaiba/Instagram

Lausanne (Suíça) – O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) rejeitou um recurso do italiano Stefano Battaglino contra uma suspensão de quatro anos imposta em outubro de 2023 do Programa Antidoping de Tênis (TADP).

Segundo informa um comunicado da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), no dia 12 de setembro de 2024, o tribunal do CAS confirmou a suspensão de quatro anos emitida por um tribunal independente de primeira instância convocado pela Sport Resolutions.

Battaglino testou positivo para a substância proibida clostebol e seus metabólitos após um exame realizado em competição em setembro de 2022.

O tribunal do CAS determinou que Battaglino não provou a fonte do teste positivo e que os argumentos fornecidos foram “manifestamente insuficientes” para provar que a violação da regra antidoping foi não intencional.

O período de inelegibilidade do italiano de 26 anos, que teve como melhor ranking a 760ª colocação, permanece inalterado, começando em 1º de fevereiro de 2023, data de sua suspensão provisória, e terminará à meia-noite de 31 de janeiro de 2027.

Subscribe
Notificar
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 dia atrás

Que surpresa. Os dois pesos e duas medidas continuam e pra mesma substância.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 dia atrás

Pois é…italiano …que já foi 76 do ranking e é desconhecido…pelo menos eu nunca ouvi falar. E o sinner …livre leve e solto …dois pesos e duas medidas…a halep que o diga.

Sergio
Sergio
1 dia atrás

Pelo visto, o Clostebol é famoso entre os italianos. O Sinner foi contaminado por uma manipulação do fisio na sua perna. Dois pesos e duas medidas? Ou é mera coincidência?

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
13 horas atrás
Responder para  Sergio

nem todos são tão honestos e confiáveis quanto o garoto de ouro Jannik Sinner

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 dia atrás

Essas informações de doping poderiam vir mais completas, com valores, teores permitidos e encontrados, argumentos da defesa. Sem essa transparência, especialmente para o público leigo, como eu, aumenta a sensação de tratamento diferenciado. As agências deveriam informar melhor, ou se o fazem, os veículos de comunicação poderiam trazer mais estes detalhes.

Sergio Senaga
Sergio Senaga
1 dia atrás

Eu acho que antes de comentar qualquer situação é preciso saber detalhes e circunstâncias. Em qualquer julgamento dois aspectos importantes a considerar são a intenção e a proporcionalidade do ato. No caso de doping, a intenção de ter vantagens esportivas por uso de substâncias proibidas é o fator mais importante. Em seguida vem a quantidade encontrada no exame. No caso do Sinner a quantidade encontrada foi tão ínfima (0,00001 mg) que não poderia ser considerado doping, além disso ele apresentou uma explicação plausível para aquela substância no seu corpo. Falo plausível porque não foi encontrado quantidade maior como por exemplo 0,1 mg ou 1mg ou mais. Eu acho que a ATP errou, não em considerá-lo inocente, mas por puní-lo com as perdas dos pontos e prêmios do torneio, sendo inocente. Se tivesse declarado Inocente, sem punições, não teriam essas comparações. Lembro apenas que todo mundo é inocente até prova em contrário e, se o tribunal encarregado de julgar o considerou inocente, é inocente e ponto final. Para finalizar lembro que, na mesma medida que julgarmos, seremos julgados. Está na Biblia.

Alexandre
Alexandre
1 dia atrás

Clostebol é usado pra dar mais resistência física, o que o sinner sempre teve dificuldades e do nada ele virou um superatleta, até a maneira dele de suar vc vê q o cara tá dopado

Adriano Veiga
Adriano Veiga
1 dia atrás

Como diria aquela velha música: “Todos iguais, todos iguais, mas… uns mais iguais que os outros…”

Gustavo
Gustavo
14 horas atrás

Por que o profissional da equipe do Sinner enfaixou o dedo enquanto assistia ao jogo, mas não quando teve que fazer uma massagem no atleta?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.