Tiafoe volta à semi e garante um americano na final após 18 anos

Foto: Simon Bruty/USTA

Nova York (EUA) – Pela primeira vez desde 2006, um jogador norte-americano estará na final masculina do US Open. Depois da classificação de Taylor Fritz no início da programação desta terça-feira, foi a vez de Frances Tiafoe também avançar em Nova York e garantir um duelo caseiro na semi. Tiafoe liderava a partida contra o búlgaro Grigor Dimitrov, número 9 do mundo, por 6/3, 6/7 (5-7), 6/3 e 4/1 quando o rival abandonou após 3h04 de partida. Ainda no terceiro set, Dimitrov sentiu um desconforto no adutor da perna esquerda e nitidamente perdeu competitividade.

Aos 26 anos, Tiafoe disputará sua segunda semifinal de Grand Slam. Ele já havia alcançado a penúltima rodada há duas temporadas, quando foi superado pelo campeão Carlos Alcaraz em cinco sets. O último norte-americano a conquistar o título de simples no US Open foi Andy Roddick em 2003. E o próprio Roddick ficaria com o vice em 2006, superado por Roger Federer na decisão.

Ex-top 10 e atual 20º do ranking, Tiafoe chegou a Nova York motivado por dois ótimos resultados em casa. Ele foi semifinalista do ATP 500 de Washington e disputou sua primeira final de de Masters 1000 em Cincinnati. Ele venceu Dimitrov pela segunda vez em cinco encontros e conseguiu seu 12º triunfo contra top 10. Seu histórico contra Taylor Fritz é de apenas uma vitória em sete jogos.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já Dimitrov tentava alcançar sua quarta semifinal de Grand Slam da carreira e a segunda em Nova York, para repetir o resultado de 2019. O experiente jogador de 33 anos e ex-número 3 do mundo já havia sentido problemas no adutor durante o torneio de Wimbledon.

Equilíbrio enquanto o corpo de Dimitrov aguentou

Tiafoe teve ótimo desempenho saque durante o primeiro set. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço. Além disso, dominou a parcial e conseguiu duas quebras. Cada jogador fez 9 winners no set e Dimitrov cometeu três erros a mais,16 contra 13 do norte-americano.

O momento da partida ficou muito favorável para Tiafoe, depois que ele conseguiu uma quebra no começo do segundo set e chegou a liderar por 4/1. Dimitrov devolveu a quebra em um game muito longo e marcado por uma sequência de erros do norte-americano, com forehand, backhand e até voleio. Na sequência, o búlgaro ainda enfrentou um break-point, mas encaixou uma sequência de ótimos saques, com direito a um ace, para igualar a disputa.

A definição do set ficou para o tiebreak. E após um período de equilíbrio e com maior domínio dos sacadores, Dimitrov venceu quatro pontos seguidos para liderar por 6-3. O búlgaro perdeu dois set-points com duplas faltas. Mas logo depois, foi Tiafoe quem perdeu a chance de igualar a disputa com outra dupla falta. Nas estatísticas, Dimitrov fez 19 a 13 nos winners e cometeu 13 erros contra 15.

Tiafoe recuperou a liderança no placar com uma quebra no meio do terceiro set. Foi um game muito longo, em que Dimitrov começou com ace, mas acabou cometendo quatro erros e uma dupla falta. No momento em que o búlgaro deslizava para chegar em uma bola, relatou o problema no adutor. E desde então, já não oferecia a mesma resistência ao tenista da casa, que voltou a quebrar no fim do set.

Dimitrov recebeu atendimento do fisioterapeuta no intervalo entre os sets. E, mesmo com limitações nos movimentos e dos pedidos vindos de seu box após sofrer uma quebra no início do quarto set e sair perdendo por 3/0, decidiu continuar na partida por mais alguns games. O búlgaro até evitou o ‘pneu’ ao confirmar um game de saque, mas pouco podia fazer para evitar a eliminação. Em respeito à situação do adversário, Tiafoe cumprimentou Dimitrov e foi contido nas comemorações.

12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás

Uma pena, estava um jogaço, mas torci levemente pro Big Foe.

Cassio
Cassio
3 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Big T

Fernando Brack
Fernando Brack
3 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

De fato, estava um jogo muito bom, até o Dimitrov sentir o problema físico, mas deve ter sido a 1ª vez que um tiebreak foi finalizado com 3 duplas faltas.

Alcaraz maior da hist
Alcaraz maior da hist
3 meses atrás

Sinner campeao denovo concerteza, a geração de saudosista piram ,sinner e alcaraz vão bater recorde da geração sem sal que acabou

Giramundo
Giramundo
3 meses atrás
Responder para  Alcaraz maior da hist

Menos…os três serão insuperáveis

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 meses atrás
Responder para  Alcaraz maior da hist

Senti falta de seus comentários depois da final olímpica. A conferir!

Fernando Brack
Fernando Brack
3 meses atrás
Responder para  Alcaraz maior da hist

Geração sem sal? Orra! Vc tá ruim de paladar, hein.

Viviane
Viviane
3 meses atrás

Vou torcer para que ele chegue na final. Agora se vai ganhar o título ou não, já é outra história.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Uma pena grigor estava torcendo por você nesse torneio

Ricardo
Ricardo
3 meses atrás

Se o Tiafoe for para a final, que seja contra o Medvedev, pois ele tem mais chances. Se for contra o Sinner, pelo estilo agressivo do italiano, as chances são mínimas.

Renata Machado
Renata Machado
3 meses atrás

Fiquei muito triste pela situação do dimitrov , estava torcendo pra ele….pelo jogo , acho que não ganharia a partida , mas não merecia sair assim….um lutador . Grigor ❤️❤️❤️❤️

Ricardo
Ricardo
3 meses atrás

O Campeão sai do jogo de hoje, Sinner ou Medvedev.
Fritz e Tiafoe, vão pipocar e muito em uma final.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.