Fritz volta a superar Zverev e disputa sua 1ª semi de Slam

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) – Assim como já havia acontecido na grama de Wimbledon, Taylor Fritz voltou a superar Alexander Zverev e eliminou o alemão nas quartas de final do US Open. Com isso, o norte-americano alcançou sua primeira semifinal de Grand Slam aos 26 anos. O atual número 12 do mundo marcou as parciais de 7/6 (7-2), 3/6, 6/4 e 7/6 (7-3) em 3h26 de partida nesta terça-feira.

Este foi o décimo encontro entre Fritz e Zverev no circuito, agora com cinco vitórias para cada lado. O tenista da casa pode enfrentar o compatriota Frances Tiafoe, número 20 do mundo, ou o búlgaro Grigor Dimitrov, nono colocado no ranking, que vão jogar no encerramento da programação noturna do Arthur Ashe Stadium.

A vitória de Frtiz também alimenta o sonho da torcida norte-americana de ter de novo um campeão na chave masculina do US Open. O último foi Andy Roddick em 2003. E se Tiafoe vencer, os Estados Unidos também garantem o primeiro finalista do torneio desde o próprio Roddick em 2006.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Por outro lado, Zverev deixa escapar mais uma chance de vencer seu primeiro Grand Slam. O alemão de 27 anos e número 4 do mundo tem dois vices, um deles também em Nova York ainda em 2020 e o mais recente na atual temporada em Roland Garros. Ainda assim, pode terminar a semana na vice-liderança do ranking, a menos que o russo Daniil Medvedev conquiste o título.

Fritz foi preciso nos dois tiebreaks da partida

Em um primeiro set inteiramente sem quebras, Fritz disparou quatro aces e não enfrentou break-points. Ele cedeu apenas nove pontos em seus games de serviço e chegou a ter três set-points quando liderava por 6/5. Zverev conseguiu forçar o tiebreak, mas a pressão sobre seu saque continuou durante o tiebreak. Fritz venceu três pontos nas devoluções e igualou a partida.

O norte-americano seguiu confirmando seus saques de forma tranquila no começo do segundo set, mas isso mudou no oitavo game da parcial, quando errou demais, jogou um forehand para fora no break-point e permitiu a quebra a Zverev. O tenista da casa começou o terceiro set salvando um break-point, e logo depois conseguiu a quebra para abrir 3/0. O alemão buscou o empate e ainda teve chance de passar à frente.

 

Depois de evitar a quebra e interromper um período de reação de seu adversário, Fritz tentou ser mais agressivo nas devoluções e tomou a iniciativa nos pontos, quando liderava por 5/4. Ele chegou a ter três set-points seguidos, que Zverev contou demais com o saque para se salvar. Mas no momento em que o alemão dependeu de segundo serviço, Fritz aproveitou a chance de quebrar novamente e recuperar a liderança na partida.

Já no quarto set, que novamente não teve quebras, Fritz não teve o saque ameaçado. E o segundo tiebreak da partida começou com Zverev errando um voleio, que permitiu ao norte-americano sair vencendo por 2-0. O alemão tinha muita dificuldade de colocar as devoluções em quadra e não conseguia igualar a disputa. Na virada de lado, o norte-americano tinha 4-2. Ele ainda fez mais dois pontos nas devoluções para chegar à vitória.

26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
11 dias atrás

Não deu para o Zé. Uma pena.

Davi Poiani
Davi Poiani
11 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Pois é… Não deu pro Zé. Pena mesmo.

Um que pode entrar para a história como um dos tenistas nivel top 10 (mesmo que numa espécie de segundo escalão comparado ao Big 3) a nunca ter conseguido um Grand Slam, a exemplo de caras como Tomas Berdych, David Ferrer e Jo-Wilfried Tsonga…

Caramba, até o Marin Cilic conseguiu o seu, um cara que no conjunto da obra é inferior ao Zverev.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
11 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Zverev é melhor do que esses caras todos, inclusive o Cilic. O croata estava inspirado naquele USO sacando demais, mas teria certamente perdido a final pro seu papai Djokovic, outro que inexplicavelmente conseguiu perder pro Nishikori.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
11 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Em minha opinião, Zé é o melhor da história sem slam. Espero que ganhe algum dia, mas esse mental complica.

Danilo BR
Danilo BR
11 dias atrás

Gosto muito do Zverev porém vejo ele como um novo Tomás Berdych

Paulo
Paulo
11 dias atrás
Responder para  Danilo BR

digo mais: pra mim, nem ele nem o Tsitsipas ganham Slam. Perderam muitas oportunidades, agora vai ser Siner e Alcaraz… nao consigo ver outro jogador a curto prazo ganhando torneio grandes…

João Sawao ando
João Sawao ando
11 dias atrás

Que Vitória do fritz

Jonas
Jonas
11 dias atrás

Acho que Zverev seria o único que poderia barrar Sinner ou o Malvadão… mas vamos ver oq acontece. Tá com cara de final antecipada esse USO.

Gilvan
Gilvan
11 dias atrás

Com isso, Fritz é mais um a ultrapassar o sérvio na corrida dos campeões.
Djokovic caiu para o 9o lugar na corrida e estaria fora do ATP Finals no momento, refletindo seu ano desastroso, sem vencer jogadores do top-10 em nível ATP.

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  Gilvan

Sim, é realmente desastroso derrotar o fenômeno Alcaraz, 16 anos mais novo, em final Olímpica. Achei o espanhol super feliz no pós-jogo a propósito.

Acho que Novak Goldenvic está super triste com sua carreira, ganhou pouco ele.

E sobre o Finals, a última vez que verifiquei ele era o maior vencedor do torneio, seguido de Federer, mas acho que ele tá bem triste com isso também, rsrs, abs.

Abel S
Abel S
11 dias atrás
Responder para  Jonas

kkkkkk .. Defende mais o Djoko do que a mãe, provavelmente.

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  Abel S

Cara, não sei em que mundo vc vive, mas um tenista do top 50 que o seja não precisa da minha defesa. Eu só aponto fatos aqui, consegue rebater algo?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
11 dias atrás
Responder para  Gilvan

Venceu De Minaur em nível ATP e Fritz e Alcaraz em nível ITF, fora Medvedev em exibição na grama. Mesmo num ano “desastroso”, a medalha de OURO do GOATaço ainda nem chegou no seu estômago. Vai levar meses para ser completamente digerida, rsrs.

Gilvan
Gilvan
11 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Ganhou do Fritz e do De Minaur quando estavam fora do top-10.
Sobre torneios amistosos e amadores (não valendo pontos) eu não comento, sinto muito. Senão vou começar a falar que o Djokovic ganhou do Sampras, que perdeu pro Mcenroe, que jogou com o Bill Gates naqueles torneios que ele gosta de usar uma peruca. Não levo a sério.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
11 dias atrás
Responder para  Gilvan

Minaur era 11 em MC e Fritz era 12 no AO. Grande diferença pro número 10, hein?

A maior competição esportiva do mundo e que vale mais do que qualquer ATP é amadora? É sério que eu li isso? Posso fazer um apanhado de uns 20 posts seus durante o torneio e depois de Wimbledon, afirmando categoricamente que o sérvio terminaria a carreira sem medalha olímpica. Terminou com ouro e bronze, na frente dos seus rivais, haha.

Davi Poiani
Davi Poiani
11 dias atrás

Pensa só… Djokovic fora, Carlitos fora. Tudo bem que ainda tem o Sinner. Mas era uma baita chance pro Zverev tentar seu primeiro Slam. Deixou escapar…

Este tipo de situação serve para ter uma noção da monstruosidade que são os êxitos astronômicos do Big 3.

Principalmente nos Grand Slams, a porta da glória é estreita demais.

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Pois é, mas a gente se esquece da qualidade dos caras… se for pensar bem não é nada tão fora do comum o Fritz vencer o Zverev ou próprio Tiafoe bater um dos dois.

Sem Djoko/Alcaraz, os “normais” crescem, mas eles já eram ótimos, o ranking diz isso, rs.

Davi Poiani
Davi Poiani
11 dias atrás
Responder para  Jonas

De fato, não é fora do comum vitórias pra ambos os lados entre estes caras. Tanto é que hoje o H2H empatou em Fritz 5 vs 5 Zverev.

Mas estou falando do conjunto da obra. O alemão tem muito mais currículo, títulos, finais, etc do que estes outros tenistas. E ainda não tem seu Slam.

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Concordo plenamente, é uma pena porque Zverev tem tênis pra bater o novo “Big 3”, mas talvez termine a carreira sem Slam…

Ricardo
Ricardo
11 dias atrás

Vitoria espetacular do Fritz.E pra mim surprendente@

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
11 dias atrás

Zverev foi fritado novamente

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
11 dias atrás

O Fritz, jogando em casa e com o apoio da torcida, está muito motivado, tem evoluído e assim fica muito forte. Parabéns a ele pela vitória. Se o Tiafoe ganhar do Dimitrov, garante um norte-americano na final do US Open 2024.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
11 dias atrás

Fritz é um jogador subestimado, mas tá sempre aprontando! Ele evoluiu muito. Além de sacar horrores, seu jogo de fundo tá bem sólido! A chance de ser finalista é bem real!

Luiz Doederlein
Luiz Doederlein
11 dias atrás

Qual é a tua, Dalcin? Meus comentários acerca de tenistas que batem na mulher não estão sendo publicados. Estás defendendo turma? isto NÃO PODE ser ignorado!

José Nilton Dalcim
Admin
11 dias atrás
Responder para  Luiz Doederlein

Eu não sou cretino para defender quem faz isso, mas aprenda que existe lei. E a menos que os acusados sejam condenados na forma da lei, fazer essa afirmação não é correto. Já basta de pré-julgamentos nas redes sociais. Aqui não é lugar disso. Fale sobre tênis.

Luiz Doederlein
Luiz Doederlein
11 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

O Zverev teve que fazer um acordo, espécie de admissão de culpa e condenação.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.