Roma (Itália) – De volta ao circuito depois de cumprir três meses de suspensão, Jannik Sinner saiu de quadra satisfeito com o desempenho deste sábado contra o argentino Mariano Navone, em sua estreia no Masters 1000 de Roma. Mesmo com alguns altos e baixos na partida, o número 1 do mundo ampliou sua série invicta para 22 jogos e acredita que irá subir de nível ao longo do torneio.
“A sensação foi muito boa, para ser honesto. Claro que houve altos e baixos, o que é normal, mas ele jogou um grande tênis, especialmente quando conseguiu a quebra no segundo set. Tentei aceitar isso e voltar ao trabalho. Agora tenho um bom feedback e espero conseguir evoluir a partir disso”, disse Sinner após a vitória por 6/3 e 6/4 contra Navone, 99º do ranking, em 1h38 de partida. “Foi um ótimo começo, tanto para o torneio quanto para esse retorno. Espero jogar mais algumas partidas aqui para entender melhor onde estou. Esse é o meu principal objetivo. O resto é consequência”.
Sinner aceitou uma suspensão por três meses depois de testar positivo duas vezes para clostebol em março de 2024. O julgamento do caso estava previsto para acontecer apenas em abril deste ano, mas com o acordo firmado em fevereiro, a apelação foi retirada e o processo foi encerrado. Apesar do longo período sem competir, o italiano demonstrou confiança na preparação feita durante a pausa.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Eu e minha equipe nos preparamos da melhor maneira possível. Claro que eu estava sentindo falta do retorno das partidas oficiais, que é o melhor tipo de feedback que um jogador pode ter. Agora tenho uma ideia mais clara do que estou fazendo bem e do que preciso melhorar”, explica o jogador de 23 anos, que não jogava desde o título do Australian Open em janeiro.
O italiano também falou sobre a diferença entre treinar e voltar a jogar de forma competitiva. “A partida inteira, mesmo quando parecia confortável, foi uma montanha-russa. Sentimos isso especialmente internamente. No início, ao sacar pela primeira vez, senti os nervos de novo. Em treino você joga com mais liberdade, não se importa tanto quando perde um ponto. Mas eu sou muito competitivo e adoro a competição. Estava sentindo falta disso”.
Italiano foi recebido com festa pela torcida em Roma
Sobre a recepção do público no Foro Italico, o tenista da casa se emocionou. “Isso significa muito mais do que qualquer resultado, para ser honesto. Foi uma sensação incrível voltar aqui, desde os primeiros treinos com outros jogadores. Tivemos uma boa programação, focada em entrar no ritmo. Estar aqui com tantos italianos fortes também torna tudo ainda maior. O Musetti está no top 10 pela primeira vez, o Matteo [Berrettini] também venceu hoje. É um momento incrível para o tênis italiano”.
O próximo adversário de Sinner será o holandês Jesper de Jong, 93º do ranking e lucky-loser na chave principal. De Jong surpreendeu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina com uma vitória por 6/0 e 6/2 e agora busca sua primeira vitória contra um top 10. O italiano leva vantagem no retrospecto e venceu o único duelo anterior entre eles, no Australian Open do ano passado, durante a campanha do seu primeiro título de Grand Slam.