Santos (SP) – O catarinense Pedro Boscardin conquistou o título de duplas do challenger de Santos, disputado nas quadras de saibro do Tênis Clube. Boscardin e o argentino Gonzalo Villanueva venceram neste sábado os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, principais cabeças de chave, por 6/2, 6/7 (3-7) e 10-7.
Aos 22 anos, Boscardin conquistou seu quarto título de duplas em nível challenger. Ele já havia vencido torneios em Santiago, Florianópolis e Santo Domingo em 2023. Ele ocupa apenas o 620º lugar no ranking de duplas da ATP e volta ao top 500. Já em simples, está na 398ª posição e chegou às oitavas em Santos.
“Jogamos alguns torneios juntos e somos bem amigos, mas nunca tínhamos ganhado um título. Estou muito contente com essa vitória, com o †einis que venho jogando e agradeço a todos que ficaram aqui com essa chuva para torcer por nós”, disse Pedro Boscardin. A parceria campeã ganha os 50 pontos no ranking e US$2.980 mil. Os finalistas somam 30 pontos e US$1.740 mil. Campeões e finalistas também ganham da Vivara, patrocinadora do torneio, relógios e uma moeda comemorativa.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A final de duplas precisou ser disputada em quadra coberta, por conta da chuva que comprometeu toda a rodada deste sábado. O brasileiro e o argentino venceram o primeiro set com duas quebras e chegaram a liderar o segundo por 3/1, mas permitiram o empate aos bolivianos, que venceram a parcial no tiebreak. Já no match-tiebreak, Boscardin e Villanueva retomaram o domínio da partida e venceram cinco pontos nas devoluções para fechar o jogo.
Jogos de simples são adiados por chuva
Em simples, a rodada de semifinais foi adiada para domingo. O paulista Matheus Pucinelli, 306º do mundo, joga às 11h (de Brasília) contra o experiente argentino Nicolas Kicker, ex-top 100 e atual 454º colocado aos 32 anos. Kicker lidera o histórico por 2 a 1, mas os tenistas não se enfrentam há três anos. Pucinelli, de 24 anos, disputará sua terceira semifinal da temporada e a segunda consecutiva. Em sua carreira profissional, tem um título e um vice em torneios de nível challenger.
Na sequência, o equatoriano Alvaro Guillen Meza e o uruguaio Franco Roncadelli vão completar a partida iniciada neste sábado. Principal cabeça de chave e 216º do mundo, Guillen Meza liderava o placar por 6/2 e 1/1. Os vencedores das duas partidas decidem o título no fim do dia.
Boscardin e Pucinelli dando sinais de recuperação. Parabéns pros dois, e boa sorte dupla pro Pucinelli amanhã.
Também tô na torcida por eles. Parecem que subiram degrau aí. Acho que vão melhorar nos resultados e subir no ranking.