Roma (Itália) – No jogo que encerrou a rodada deste sábado pelo WTA 1000 de Roma, a belga Elise Mertens eliminou a norte-americana Jessica Pegula, marcando as parciais de 7/5 e 6/1 para avançar às oitavas de final. Foi a quarta vitória de Mertens em cinco jogos contra a rival. Ela agora enfrenta a russa Diana Shnaider, 11ª do mundo.
“Na última vez que joguei contra ela, perdi no Australian Open, então queria muito vencer hoje. O primeiro set foi muito difícil, enfrentei um 0-40 no saque quando estava 5/5. Mas depois, no segundo set, fui muito feliz”, disse Mertens na entrevista em quadra. “Roma é uma das minhas cidades favoritas. Tenho ótimas lembranças de ter vencido o título de duplas há alguns anos, nessa mesma quadra”.
O resultado terá impacto direto no ranking e também na definição das cabeças de chave de Roland Garros. Com a eliminação precoce da atual campeã Iga Swiatek na manhã deste sábado, Pegula disputava a liderança do ranking com a também norte-americana Coco Gauff.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Após o torneio em Roma, Gauff será a nova número 2 do mundo e só poderá encontrar Aryna Sabalenka, líder do ranking, na final de Roland Garros. Já Swiatek está caindo para o quarto lugar e pode chegar ao Grand Slam francês em quinto lugar do ranking, caso a italiana Jasmine Paolini conquiste o título em casa.
Mertens moves on to the round of 16 ‼️
Elise Mertens defeats Pegula 7-5, 6-1 to advance in Rome!#IBI25 pic.twitter.com/Z5e4QpnIfV
— wta (@WTA) May 10, 2025
O primeiro set da partida foi equilibrado, mas as oportunidades perdidas custaram caro para Pegula. A norte-americana chegou a ter oito break-points, mas só aproveitou um, enquanto Mertens quebrou nas duas chances que teve. Depois de uma quebra para cada lado até o 3/3, Mertens salvou três break-points e voltou a quebrar no fim do set. fela fez 13 a 7 nos winners e cometeu 17 erros contra 10.
Já no segundo set, Mertens foi dominante diante de uma rival cada vez mais impaciente e cometendo muitos erros não-forçados. A belga não enfrentou mais break-points e conseguiu duas novas quebras. Ela fez 19 a 11 nos winners, disparou 4 aces e cometeu 22 erros contra 19.