PLACAR

Sinner faz semifinal inédita e será o novo número 1 do mundo

Foto: Julien Crosnier / FFT

Paris (França) – Novo número 1 do mundo, com a liderança sendo assegurada enquanto estava em quadra, com a desistência do sérvio Novak Djokovic de Roland Garros, o italiano Jannik Sinner comemorou o feito com uma vitória nesta terça-feira. Ele fez mais uma grande apresentação e derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov em sets diretos, com parciais de 6/2, 6/4 e 7/6 (7-3), após 2h29 de jogo.

Informado por Alex Corretja que ele será o primeiro italiano na história a figurar como número 1, Sinner conteve a emoção diante dos aplausos do estádio e antes de tudo lamentou a desistência de Djokovic, desejando rápida recuperação: “É o sonho de todo tenista”.

Esta foi a 28ª vez que o italiano derrotou um top 10 na carreira e a 15ª só no último ano, período em que sofreu apenas três derrotas para rivais deste nível. Foram duas para o sérvio Novak Djokovic, ambas no ano passado, em Wimbledon e no ATP Finals, e uma para o espanhol Carlos Alcaraz, na semifinal do Masters 1000 de Indian Wells deste ano.

Sinner pode rever Alcaraz nas semifinais em Paris caso o espanhol faça valer o histórico positivo contra o grego Stefanos Tsitsipas, contra quem jogou cinco vezes e venceu todas. O italiano está empatado com o espanhol, com quatro vitórias para cada lado em oito encontros e leva a pior no retrospecto com o grego, contra quem jogou nove vezes e perdeu três.

A vitória sobre Dimitrov foi a 50ª do atual vice-líder do ranking em Grand Slam, tendo já alcançado as quartas de final em todos os quatro principais torneios do circuito e agora tem semi em três, faltando apenas o US Open. Em cinco aparições no saibro francês, Sinner só caiu antes das quartas uma única vez, no ano passado, surpreendido pelo alemão Daniel Altmaier na segunda rodada.

Italiano controla Dimitrov e não dá chances

O jogo começou com o italiano tomando as rédeas logo de cara, demorando apenas três games para obter a primeira quebra. Depois de vencer o game inicial, Dimitrov foi dominando e perdeu os cinco seguintes, com duas quebras consecutivas. O búlgaro evitou um “pneu” moral ao confirmar no sétimo game, mas não fez muito mais do que isso.

Dimitrov viu sua situação se complicar ainda mais ao perder o saque logo no primeiro game da segunda parcial, com o ainda número 2 do mundo abrindo 2/0. Muito sólido, o italiano administrou bem a vantagem, teve ainda chance de ampliar a diferença com um break-point no sétimo game, mas não a converteu. Isso não fez falta e ele ampliou o placar para 2 a 0.

No terceiro set, cada um desperdiçou um break-point nos dois games iniciais e depois os sacadores prevaleceram até a reta final. Dimitrov levou uma quebra no nono game e quando tudo indicava que Sinner fecharia o jogo, sacando em 5/4, o búlgaro reagiu e devolveu o break de desvantagem. A definição foi para o tiebreak, no qual o italiano prevaleceu e garantiu a vitória.

24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Caio quintas "poderoso piupiu"
Caio quintas "poderoso piupiu"
8 dias atrás

Dimitrov é um banana mesmo ,no 3 set o sinner tava morto, o ponto fraco dele apareceu que é a resistência, ele tem um início muito forte igual o alcaraz e depois decai muito ,inclusive muito mais que o alcaraz q mantém um físico mais linear

Andrade
Andrade
8 dias atrás

Verdade, o Sinner teve um início muito forte contra o Moutet, quase leva um pneu. E depois o Sinner “decaiu muito”, o Moutet não viu a cor da bola nos sets seguintes.

Rocky Balboa
Rocky Balboa
8 dias atrás

Não viaja…Sinner virou a final do AO após sair dois sets atrás, se não tivesse físico não conseguiria fazer isso.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
8 dias atrás

Sinner disputará sua 3º semifinal de GS, a 1ª em Roland Garros. E será número 1 com a lesão do Djokovic. Uma pena, preferia a disputa pelo número 1 na quadra, sem a lesão. Ruud fará sua 4º semifinal de Slam, a 3º em RG

Leonardo
Leonardo
8 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Guilherme, veja o ATP live ranking. Sinner com a Vitoria de hoje acumula 9525 pontos. Se for a final ele chegará aos 1025 pontos. Djokovic desistindo nas quartas fica com 8360 e se defendesse o titulo, o maximo que poderia chegar seriam 9960 pontos. Dito isso, Sinner não está somente assumindo o n.1 porque Djokovic saiu por lesão. Para defender o n.1 Djokovic dependia não só de ele proprio chegar no minimo a uma semi final, mas que Sinner não chegasse na final. Em tempo, Alcaraz pode ultrapassar Djokovic e ficar com o n.2 mas só em caso de titulo em RG.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Leonardo

Leonardo, Casagrande e Sergio, acho que não me entenderam. Acompanho este ranking no detalhe desde 1997, sei muito bem como funciona, e sei que o Sinner no live ranking estava na frente pois o Djokovic defendia os pontos de RG ano passado. Ninguém é número 1 sem merecer. O ranking do tênis pra mim é uma das coisas mais perfeitas que existem, pois pega os resultados da últimas 52 semanas, e o Sinner é o novo número 1 com todos os méritos. Apenas disse que gostaria que este RG, que definiria quem seria o número 1 na próxima segunda, fosse decidido dentro da quadra. Pois se o Djokovic pudesse continuar jogando o torneio, a vitória de hoje do Sinner ainda não lhe daria o número 1. A disputa ainda estaria em aberto. Apenas isso

Casagrande
Casagrande
8 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Ai então o Nadal seria o GOAT. Digo, num mundo onde a lesão não está. Se o djoko se lesionou é porque chegou no limite do corpo. E se chegou no limite do corpo isso é parte do esporte. Portanto, não diminui o n1 do Sinner. Sinner vai ser n1 não pela lesão e sim pelo que construiu no ano, inclusive a vitoria no grande palco do Nole no AO.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Errado: Ele já é o N 1 desde a segunda rodada . Está no momento com 1165 pontos a frente de Djokovic. Se chegar a FINAL não dependeria de ninguém. Nada a ver com lesão do Sérvio que já estava correndo atrás. Abs!

Joselito
Joselito
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O ranking é fechado na segunda feira posterior ao evento. Então mesmo estando na frente no decorrer da competição, ele não é considerado número 1.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Joselito

Leia de novo . Ele já não dependia mais de Djokovic . Se SINNER chegasse a final , mesmo o Sérvio Campeão , nada mudaria . Óbvio que seria tudo confirmado na segunda feira. O mesmo serve pra Bia Hadaad, com a derrota de Svitolina, ela já é TOP 20 e não pode mais ser alcançada. Fanatismo tem limites, meu caro. Abs!

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
8 dias atrás

Voando o novo número 1

Jonas
Jonas
8 dias atrás

Espero que vença o torneio. Vai dar ele ou Alcaraz mesmo, porque do outro lado da chave sem condições: Casper Ruud é ótimo saibrista, mas tem limitações evidentes pra esse nível de torneio. Já Zverev até tem muito nível, mas imagino que chegue mortinho a uma eventual decisão contra Sinner ou Alcaraz. De Minaur irá exigir demais do alemão e creio que pode até vencer.

Arthur
Arthur
8 dias atrás

A ultrapassagem foi inevitável

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás

SINNER será o N 1 coisa alguma. Já é desde a segunda rodada. No momento possui 1265 pontos a frente com tendencia de alta. Abs!

Joselito
Joselito
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E agora, vai continuar a torcer pelo Miurinha ou vai passar a torcer para o Sinner agora que assumiu o número 1?

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Joselito

Ele torce para quem tiver melhores condições de ultrapassar os recordes de Djoko. É um torcedor modinha. Federer não merece isso. A conferir!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Vem de lá pra cá pra postar as mesmas groselhas, Paulinho? Depois que o Craque Suíço se aposentou, tive a sorte de ver Tourinho Assassino treinando aqui no RIO OPEN 2021 . Daí ter me tornado fã de carteirinha de Alcaraz. O resto fica por conta da tua imaturidade pois somente acompanhas de 2011 pra cá. Adotastes Serena e Djokovic apenas porque eram os que mais venciam . Autêntico torcedor modinha. Rsrsrs,Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Joselito

Depois da aposentadoria do Craque Suíço, sou Tourinho Assassino desde sempre… rsrs. Abs!

José Alexandre
José Alexandre
8 dias atrás

Merecido, acredito que sustenta até o AO do ano que vem.

Joselito
Joselito
8 dias atrás

Sinner tem tudo para deslanchar daqui para frente. Não me surpreenderia se levar esse RG. Aliás acho que vou botar uma graninha nele.
Está mais consistente que o próprio GOAT, jogando da mesma forma, levando o adversário a errar.
Como tem um saque mais efetivo que Nole está muito fácil confirmar seus serviços. Acho que Alcaraz, por não ser Nadal, não vai ser páreo para ele nem no saibro. A conferir.

Belarmino Jr
Belarmino Jr
8 dias atrás

Justo! Ele e Alcaraz são os melhores tenistas na atualidade.

Carlos Ramos
Carlos Ramos
8 dias atrás

Quem informou a Sinner que ele é o número 1 foi Fabrice Santoro e não Alex Corretja.

Renato
Renato
8 dias atrás

A situação do “número 1” já vinha se desenhando desde a Austrália, e os seguidos desempenhos ruins do Djokovic na sequência. Uma geração vai chegando, outra vai saindo. Mas o título não tá definido, ainda temos dois jogos que com certeza não serão fáceis.

Benhamin Goveia
Benhamin Goveia
8 dias atrás

Sou torcedor de Djokovic e por causa disso estava torcendo contra Sinner e Acaraz, mas com a retirada do sérvio, agora quero que o italiano ou espanhol seja o grande campeão desse Grand Slam. Eles são quem carregarão a tênis nos próximos anos. Terei que em muito breve escolher um dos dois para torcer, uma vez que o sérvio já está perto da aposentadoria.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Toda a comemoração de Alcaraz na conquista de Roland Garros

Jannik Sinner é o 29º homem a liderar o ranking profissional

PUBLICIDADE