PLACAR

Sinner faz semifinal inédita e será o novo número 1 do mundo

Foto: Julien Crosnier / FFT

Paris (França) – Novo número 1 do mundo, com a liderança sendo assegurada enquanto estava em quadra, com a desistência do sérvio Novak Djokovic de Roland Garros, o italiano Jannik Sinner comemorou o feito com uma vitória nesta terça-feira. Ele fez mais uma grande apresentação e derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov em sets diretos, com parciais de 6/2, 6/4 e 7/6 (7-3), após 2h29 de jogo.

Informado por Alex Corretja que ele será o primeiro italiano na história a figurar como número 1, Sinner conteve a emoção diante dos aplausos do estádio e antes de tudo lamentou a desistência de Djokovic, desejando rápida recuperação: “É o sonho de todo tenista”.

Esta foi a 28ª vez que o italiano derrotou um top 10 na carreira e a 15ª só no último ano, período em que sofreu apenas três derrotas para rivais deste nível. Foram duas para o sérvio Novak Djokovic, ambas no ano passado, em Wimbledon e no ATP Finals, e uma para o espanhol Carlos Alcaraz, na semifinal do Masters 1000 de Indian Wells deste ano.

Sinner pode rever Alcaraz nas semifinais em Paris caso o espanhol faça valer o histórico positivo contra o grego Stefanos Tsitsipas, contra quem jogou cinco vezes e venceu todas. O italiano está empatado com o espanhol, com quatro vitórias para cada lado em oito encontros e leva a pior no retrospecto com o grego, contra quem jogou nove vezes e perdeu três.

A vitória sobre Dimitrov foi a 50ª do atual vice-líder do ranking em Grand Slam, tendo já alcançado as quartas de final em todos os quatro principais torneios do circuito e agora tem semi em três, faltando apenas o US Open. Em cinco aparições no saibro francês, Sinner só caiu antes das quartas uma única vez, no ano passado, surpreendido pelo alemão Daniel Altmaier na segunda rodada.

Italiano controla Dimitrov e não dá chances

O jogo começou com o italiano tomando as rédeas logo de cara, demorando apenas três games para obter a primeira quebra. Depois de vencer o game inicial, Dimitrov foi dominando e perdeu os cinco seguintes, com duas quebras consecutivas. O búlgaro evitou um “pneu” moral ao confirmar no sétimo game, mas não fez muito mais do que isso.

Dimitrov viu sua situação se complicar ainda mais ao perder o saque logo no primeiro game da segunda parcial, com o ainda número 2 do mundo abrindo 2/0. Muito sólido, o italiano administrou bem a vantagem, teve ainda chance de ampliar a diferença com um break-point no sétimo game, mas não a converteu. Isso não fez falta e ele ampliou o placar para 2 a 0.

No terceiro set, cada um desperdiçou um break-point nos dois games iniciais e depois os sacadores prevaleceram até a reta final. Dimitrov levou uma quebra no nono game e quando tudo indicava que Sinner fecharia o jogo, sacando em 5/4, o búlgaro reagiu e devolveu o break de desvantagem. A definição foi para o tiebreak, no qual o italiano prevaleceu e garantiu a vitória.

24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Caio quintas
Caio quintas
27 dias atrás

Dimitrov é um banana mesmo ,no 3 set o sinner tava morto, o ponto fraco dele apareceu que é a resistência, ele tem um início muito forte igual o alcaraz e depois decai muito ,inclusive muito mais que o alcaraz q mantém um físico mais linear

Andrade
Andrade
27 dias atrás
Responder para  Caio quintas

Verdade, o Sinner teve um início muito forte contra o Moutet, quase leva um pneu. E depois o Sinner “decaiu muito”, o Moutet não viu a cor da bola nos sets seguintes.

Rocky Balboa
Rocky Balboa
27 dias atrás
Responder para  Caio quintas

Não viaja…Sinner virou a final do AO após sair dois sets atrás, se não tivesse físico não conseguiria fazer isso.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
27 dias atrás

Sinner disputará sua 3º semifinal de GS, a 1ª em Roland Garros. E será número 1 com a lesão do Djokovic. Uma pena, preferia a disputa pelo número 1 na quadra, sem a lesão. Ruud fará sua 4º semifinal de Slam, a 3º em RG

Leonardo
Leonardo
27 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Guilherme, veja o ATP live ranking. Sinner com a Vitoria de hoje acumula 9525 pontos. Se for a final ele chegará aos 1025 pontos. Djokovic desistindo nas quartas fica com 8360 e se defendesse o titulo, o maximo que poderia chegar seriam 9960 pontos. Dito isso, Sinner não está somente assumindo o n.1 porque Djokovic saiu por lesão. Para defender o n.1 Djokovic dependia não só de ele proprio chegar no minimo a uma semi final, mas que Sinner não chegasse na final. Em tempo, Alcaraz pode ultrapassar Djokovic e ficar com o n.2 mas só em caso de titulo em RG.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
27 dias atrás
Responder para  Leonardo

Leonardo, Casagrande e Sergio, acho que não me entenderam. Acompanho este ranking no detalhe desde 1997, sei muito bem como funciona, e sei que o Sinner no live ranking estava na frente pois o Djokovic defendia os pontos de RG ano passado. Ninguém é número 1 sem merecer. O ranking do tênis pra mim é uma das coisas mais perfeitas que existem, pois pega os resultados da últimas 52 semanas, e o Sinner é o novo número 1 com todos os méritos. Apenas disse que gostaria que este RG, que definiria quem seria o número 1 na próxima segunda, fosse decidido dentro da quadra. Pois se o Djokovic pudesse continuar jogando o torneio, a vitória de hoje do Sinner ainda não lhe daria o número 1. A disputa ainda estaria em aberto. Apenas isso

Casagrande
Casagrande
27 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Ai então o Nadal seria o GOAT. Digo, num mundo onde a lesão não está. Se o djoko se lesionou é porque chegou no limite do corpo. E se chegou no limite do corpo isso é parte do esporte. Portanto, não diminui o n1 do Sinner. Sinner vai ser n1 não pela lesão e sim pelo que construiu no ano, inclusive a vitoria no grande palco do Nole no AO.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
27 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Errado: Ele já é o N 1 desde a segunda rodada . Está no momento com 1165 pontos a frente de Djokovic. Se chegar a FINAL não dependeria de ninguém. Nada a ver com lesão do Sérvio que já estava correndo atrás. Abs!

Joselito
Joselito
27 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O ranking é fechado na segunda feira posterior ao evento. Então mesmo estando na frente no decorrer da competição, ele não é considerado número 1.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
27 dias atrás
Responder para  Joselito

Leia de novo . Ele já não dependia mais de Djokovic . Se SINNER chegasse a final , mesmo o Sérvio Campeão , nada mudaria . Óbvio que seria tudo confirmado na segunda feira. O mesmo serve pra Bia Hadaad, com a derrota de Svitolina, ela já é TOP 20 e não pode mais ser alcançada. Fanatismo tem limites, meu caro. Abs!

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
27 dias atrás

Voando o novo número 1

Jonas
Jonas
27 dias atrás

Espero que vença o torneio. Vai dar ele ou Alcaraz mesmo, porque do outro lado da chave sem condições: Casper Ruud é ótimo saibrista, mas tem limitações evidentes pra esse nível de torneio. Já Zverev até tem muito nível, mas imagino que chegue mortinho a uma eventual decisão contra Sinner ou Alcaraz. De Minaur irá exigir demais do alemão e creio que pode até vencer.

Arthur
Arthur
27 dias atrás

A ultrapassagem foi inevitável

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
27 dias atrás

SINNER será o N 1 coisa alguma. Já é desde a segunda rodada. No momento possui 1265 pontos a frente com tendencia de alta. Abs!

Joselito
Joselito
27 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E agora, vai continuar a torcer pelo Miurinha ou vai passar a torcer para o Sinner agora que assumiu o número 1?

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
27 dias atrás
Responder para  Joselito

Ele torce para quem tiver melhores condições de ultrapassar os recordes de Djoko. É um torcedor modinha. Federer não merece isso. A conferir!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
27 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Vem de lá pra cá pra postar as mesmas groselhas, Paulinho? Depois que o Craque Suíço se aposentou, tive a sorte de ver Tourinho Assassino treinando aqui no RIO OPEN 2021 . Daí ter me tornado fã de carteirinha de Alcaraz. O resto fica por conta da tua imaturidade pois somente acompanhas de 2011 pra cá. Adotastes Serena e Djokovic apenas porque eram os que mais venciam . Autêntico torcedor modinha. Rsrsrs,Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
27 dias atrás
Responder para  Joselito

Depois da aposentadoria do Craque Suíço, sou Tourinho Assassino desde sempre… rsrs. Abs!

José Alexandre
José Alexandre
27 dias atrás

Merecido, acredito que sustenta até o AO do ano que vem.

Joselito
Joselito
27 dias atrás

Sinner tem tudo para deslanchar daqui para frente. Não me surpreenderia se levar esse RG. Aliás acho que vou botar uma graninha nele.
Está mais consistente que o próprio GOAT, jogando da mesma forma, levando o adversário a errar.
Como tem um saque mais efetivo que Nole está muito fácil confirmar seus serviços. Acho que Alcaraz, por não ser Nadal, não vai ser páreo para ele nem no saibro. A conferir.

Belarmino Jr
Belarmino Jr
27 dias atrás

Justo! Ele e Alcaraz são os melhores tenistas na atualidade.

Carlos Ramos
Carlos Ramos
27 dias atrás

Quem informou a Sinner que ele é o número 1 foi Fabrice Santoro e não Alex Corretja.

Renato
Renato
27 dias atrás

A situação do “número 1” já vinha se desenhando desde a Austrália, e os seguidos desempenhos ruins do Djokovic na sequência. Uma geração vai chegando, outra vai saindo. Mas o título não tá definido, ainda temos dois jogos que com certeza não serão fáceis.

Benhamin Goveia
Benhamin Goveia
27 dias atrás

Sou torcedor de Djokovic e por causa disso estava torcendo contra Sinner e Acaraz, mas com a retirada do sérvio, agora quero que o italiano ou espanhol seja o grande campeão desse Grand Slam. Eles são quem carregarão a tênis nos próximos anos. Terei que em muito breve escolher um dos dois para torcer, uma vez que o sérvio já está perto da aposentadoria.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE