Brasília (DF) – Três argentinos e um chileno seguem na disputa pelo título do challenger de Brasília, em quadras de piso duro. Quem tenta evitar a conquista argentina é o canhoto Alejandro Tabilo, de 26 anos e 106º do mundo, que tem como concorrentes ao título Santiago Taverna, Roman Burruchaga e Juan Pablo Ficovich.
Tabilo venceu um jogo de 2h29 contra o experiente australiano Bernard Tomic, ex-top 20 e atual 295º do ranking aos 31 anos. O chileno tem quatro títulos de nível challenger na carreira, três deles este ano, e vai em busca da nona final da carreira.
O adversário de Tabilo na semifinal deste sábado será o argentino Juan Pablo Ficovich, 282º do ranking, que derrotou o compatriota Thiago Tirante por 4/6, 6/3 e 7/6 (7-1). O confronto é inédito no circuito. Ficovich, de 26 anos, tem dois títulos de challenger e tenta alcançar sua oitava final.
Sealed with an ACE 📨#ATPChallenger pic.twitter.com/YKIWxOTN6S
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) November 24, 2023
A surpresa da rodada foi a vitória de Santiago Taverna, 244º do ranking, sobre o chileno Cristian Garin, principal cabeça de chave e 87º do mundo, por 6/4 e 7/5. Taverna, de 24 anos, tem apenas um título de challenger na carreira e pode alcançar sua terceira decisão. O melhor ranking de sua carreira é o 157º lugar, de agosto do ano passado.
Na semifinal, Taverna terá um duelo argentino contra Roman Burruchaga, jovem de 21 anos e 211º colocado, que derrotou o norte-americano Tristan Boyer por 7/6 (7-3) e 6/1. Burruchaga lidera o histórico de confrontos por 2 a 1 e ainda busca sua primeira final de challenger.
A rodada deste sábado começa com a final de duplas, com os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Demoliner enfrentando o colombiano Nicolas Barrientos e o sueco Andre Goransson às 10h. A partida entre Taverna e Burruchaga será às 11h30, com Tabilo e Ficovich encerrando a programação.
Challenger no Brasil é sinônino de fiesta! Bamos!
Claro!!! Igual em Campinas!
Dê uma olhada no histórico do CH de Campinas (comecou em 2013 ou 2012).
Dá uma olhada na história do CH de Campinas.
Festa da Argentinian Storm.