Brisbane (Austrália) – O Cazaquistão é a primeira equipe classificada para as quartas de final da Billie Jean King Cup ao grarantir a liderança do Grupo D, realizado em Brisbane. Depois de ter vencido a Austrália na última quinta-feira, as cazaques também superaram a Colômbia nesta sexta.
A série começou com Yulia Putintseva, 23ª do ranking, vencendo a jovem colombiana de 18 anos Valentina Arias por 6/0 e 6/1. E na sequência, a número 10 do mundo Elena Rybakina confirmou a classificação ao derrotar Yuliana Lizarazo, de 31 anos e apeans 684ª do ranking, por 6/1 e 6/2.
Com o confronto já definido, as cazaques Zhibek Kulambayeva e Zarina Diyas venceram Maria Paulina Perez-Garcia e Yuliana Lizarazo por 6/2, 5/7 e 6/4. A Colombia não contou com suas duas principais jogadoras, Camila Osorio e Emiliana Arango, e cumpre tabela contra a Austrália neste sábado.
Svitolina e Kostyuk lideram vitória ucraniana
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Billie Jean King Cup (@billiejeankingcup)
A equipe da Polônia tinha chance de se classificar se vencesse nesta sexta-feira, mas sofreu uma dura derrota por 3 a 0 para a Ucrânia e não venceu nenhum set, ficando fora das quartas de final, mesmo jogando em casa, em quadra de saibro na cidade de Radom. No sábado, as ucranianas só precisam ganhar uma partida contra a Suíça.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A série começou com Marta Kostyuk, 25ª do ranking, vencendo Katarzyna Kawa, 156ª colocada, por 6/1 e 6/2. Na sequência, a experiente Elina Svitolina, de 30 anos e 18ª do mundo, confirmou o favoritismo contra Maja Chwalinska por 7/6 (7-4) e 6/3, salvando set-points na primeira parcial. E nas duplas, as irmãs Lyudmyla e Nadiia Kichenok venceram dois tiebreaks contra Martyna Kubka e Maja Chwalinska por 7/6 (7-1) e 7/6 (7-5).
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Billie Jean King Cup (@billiejeankingcup)
Canadá, Grã-Bretanha e Eslováquia vencem confrontos
O Canadá lidera o Grupo A, disputado em Tóquio, depois de vencer a Romênia por 3 a 0. A série começou com a jovem de 18 anos Victoria Mboko vencendo Miriam Bulgaru por 6/1 e 6/4. Na sequência, Marina Stakusic derrotou Anca Todoni por 6/4 e 6/3. Nas duplas, Kayla Cross e Rebecca Marino venceram Georgia Craciun e Mara Gae por 6/2 e 6/4. No sábado, a Romênia enfrenta o Japão. E o time da casa enfrentará as canadenses no domingo.
Finalista no ano passado, a Eslováquia sedia o Grupo C em Bratislava fez 3 a 0 contra a Dinamarca. Viktoria Hruncakova marcou o primeiro ponto ao vencer Rebecca Mortensen por 6/4 e 6/3. E na sequência, Rebecca Sramkova bateu Johanne Svendsen por 7/6 (7-5), 5/7 e 6/3. Nas duplas, Tereza Mihalikova e Viktoria Hruncakova venceram Emilie Francati e Laura Brunkel por 7/6 (7-4), 5/7 e 6/1. Os Estados Unidos estão neste grupo.
Já pelo Grupo F, disputado em Haia, na Holanda, a Grã-Bretanha eliminou a Alemanha e vai disputar a liderança da chave neste sábado contra o time da casa. Sonay Kartal abriu a série com vitória sobre Jule Niemeier por 6/4 e 6/2. Em seguida, Katie Boulter superou Tatjana Maria de virada, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/1. Nas duplas, Laura Siegemund e Anna-Lena Friedsam venceram Olivia Nicholls e Harriet Dart por 6/4 e 6/1.