Nova York (EUA) – Depois que Rajeev Ram conquistou o título de duplas masculino do US Open pela primeira vez em 2021 com Joe Salisbury, ele e o técnico de longa data Bryan Smith decidiram fixar algumas metas para a carreira.
“Ele disse: ‘Tudo bem, vamos ter que definir algumas metas para vocês, para garantir que estejamos motivados e continuemos no caminho certo'”, relembrou Ram ao ATPTour.com. “Anotamos algumas metas de curto prazo e, em seguida, algumas metas de fim de carreira que gostaria de atingir.”
Uma dessas metas de longo prazo era alcançar 500 vitórias em nível de torneio. No domingo, o americano atingiu esse marco ao jogar ao lado de Nikola Mektic na terceira rodada do US Open. A anotação permanece em seu celular até hoje.
“Jogadores de tênis, tendemos a olhar tanto para o futuro que, às vezes, esquecemos de apreciar e aproveitar. E isso é realmente bom”, disse Ram. “Esta partida aconteceu ontem, hoje estou de folga. Posso pensar nisso, posso apreciar e depois voltar ao trabalho amanhã.”
Foi apropriado que Ram alcançasse esse marco em Nova York, onde conquistou três títulos consecutivos com Salisbury de 2021 a 2023. “É o US Open. É o que os americanos buscam, no fim das contas — jogar bem aqui no US Open, e eu tive meus melhores resultados neste evento, então é muito legal que isso tenha acontecido aqui.”
Ram se tornou o sétimo jogador em atividade a atingir 500 vitórias em duplas em nível ATP e é o único americano em atividade com esse número de vitórias. Isso depois de um triunfo, com Mektic, no Masters 1000 de Cincinnati.
“Sentir que eu realmente estava lá, em um grande evento, foi um título super significativo”, disse Ram. “Foi muito gratificante para mim.”
O US Open é o quinto torneio que Ram e Mektic disputam juntos. A parceria surgiu durante a temporada de grama, quando Mektic procurava um parceiro para o verão norte-americano. “Brincamos em Cincy que conquistamos tantos títulos um do outro ao longo da nossa carreira, que foi legal ganhar um juntos”, disse Ram, rindo.
Os cabeças de chave 11 estão agora nas oitavas do US Open, mas não estão olhando muito para o futuro. “Por mais clichê que seja, é uma partida de cada vez. Nikola e eu estamos jogando bem. Estamos nos dando bem, mas também não temos o histórico que eu e Joe tivemos há algum tempo”, disse Ram. “Então, acho superimportante mantermos o foco e encararmos partida a partida, ponto por ponto.”
O jogador de 41 anos se concentrou em simples durante grande parte de sua carreira, conquistando dois títulos de ATP e alcançando a 56ª posição no ranking mundial. Mas ele se orgulha de que, menos de uma década depois de mudar totalmente seu foco para as duplas, o ex-número 1 do ranking de duplas tenha alcançado um marco importante. “Foi ótimo para mim sentir isso e sentir que escrevi algo e o conquistei.”