Cuiabá (MT) – A brasiliense Mariana Soares, de 18 anos, estreou com vitória na etapa de Cuiabá do Circuito Banco BRB/Engie de Tênis Profissional. O torneio ITF W35 será disputado nas quadras de saibro do Cuiabá Tênis Clube.
Mariana venceu um duelo nacional contra Bruna Liotto nesta terça-feira por 6/2, 6/7 (2-7) e 6/3. Com isso, ela precisa pontuar em apenas mais um torneio para entrar no ranking profissional, já que também havia vencido um jogo em Santo Domingo, na República Dominicana, no mês de maio.
A jovem tenista precisou criar uma campanha nas redes sociais para financiar os custos no circuito e participar de competições internacionais. Ela competiu fora do país pela primeira vez na carreira apenas na atual temporada. Sua próxima adversária será a argentina Martina Capurro Taborda, cabeça 5.
Quatro brasileiras caíram na estreia nesta terça. Letícia Vidal foi superada pela argentina Berta Bonardi, cabeça 8, por 3/6, 7/6 (7-2) e 6/4. Bonardi enfrenta a equatoriana Mell Reasco, que fez 6/3 e 7/6 (7-2) contra Marjorie Souza, vinda do quali. Já Giovana Barbosa caiu diante da argentina Jazmin Ortenzi, principal cabeça de chave, por 6/2 e 6/0. Ortenzi enfrenta a chilena Jimar Gonzalez, algoz da convidada Lara Santos por 6/0 e 6/1.
A primeira rodada continua nesta quarta-feira com várias brasileiras em quadra e alguns confrontos nacionais, como os de Luiza Fullana e Júlia Konishi e o de Ana Candiotto contra Helena Bueno. A jovem gaúcha Pietra Rivoli desafia a italiana Miriana Tona, cabeça 2, enquanto a paulista Thaísa Pedretti estreia contra a italiana vinda do quali Gloria Contrino.