Djokovic vence 11ª contra Fritz e desafia Alcaraz em sua 53ª semi de Slam

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Nova York (EUA) – Assim como já havia acontecido em todos os outros dez confrontos anteriores, Novak Djokovic voltou a superar Taylor Fritz e garantiu vaga na semifinal do US Open. Tetracampeão em Nova York, o sérvio venceu o norte-americano por 6/3, 7/5, 3/6 e 6/4 em 3h24 de partida nesta terça-feira.

Djokovic disputará sua 53ª semifinal de Grand Slam da carreira. Isso já faz dele um recordista isolado entre homens e mulheres no tênis profissional, superando as 52 de Steffi Graf. No tênis masculino, o segundo da lista é Roger Federer com 46. Outro recorde para ele é o de semifinais do US Open, 14 no total, empatado com Jimmy Connors.

Aos 38 anos e vencedor de 24 títulos de Grand Slam, Djokovic foi semifinalista em todos os quatro principais torneios da temporada. Esta é a sétima vez na carreira que ele consegue esse feito. O sérvio também mantém uma escrita de nunca ter perdido para tenistas da casa no US Open, agora com 16 a 0.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Recordista de semanas como número 1 do mundo e atual sétimo colocado, Djokovic está voltando ao top 5 da ATP e enfrentará Carlos Alcaraz na semifinal da próxima sexta-feira. Ele lidera o histórico de confrontos contra o espanhol, número 2 do mundo, por 5 a 3. O sérvio venceu os dois últimos confrontos com Alcaraz, um deles neste ano no Australian Open. A última vitória do espanhol foi na final de Wimbledon do ano passado.

Já o eliminado Taylor Fritz não conseguiu repetir a campanha do ano passado, quando disputou a primeira final de Grand Slam da carreira. O norte-americano de 27 anos e número 4 do mundo voltou a uma semi de Slam neste ano, em Wimbledon, e foi superado por Alcaraz em quatro sets. Ele será ultrapassado pelo próprio Djokovic na próxima atualização do ranking.

Quebra logo cedo e chances perdidas por Fritz

A vitória de Djokovic começou a ser construída com uma quebra logo no início da partida, que permitiu ao sérvio sair vencendo por 3/0. E Fritz não pode reclamar das oportunidades que teve. Foram seis break-points ao longo do set inicial, cinco deles quando o tetracampeão sacava para fechar, mas ele não conseguiu devolver a quebra. Em um desses pontos, Djokovic sustentou um rali de 25 trocas de bola.

A vantagem de Djokovic aumentou no segundo set. Depois de salvar três break-points e escapar de alguns games longos no serviço, o sérvio aproveitou sua primeira oportunidade de quebra para abrir 5/3 no placar. Ele sofreu sua primeira quebra na partida justamente quando sacava para fechar. Mas o que poderia marcar o início de uma retomada para Fritz logo se transformou em frustração no game seguinte, quando ele perdeu o saque com uma dupla falta e não escondeu o incômodo com o próprio nível de tênis. Djokovic fechou o set e mandou um beijo para a torcida, respondendo a uma provocação do público.

Discussões com o árbitro e equilíbrio nos dois últimos sets

Os dois jogadores foram ao vestiário antes do terceiro set. Na volta, Fritz fez uma parcial impecável no saque. Ele disparou sete aces, não enfrentou break-points e cedeu apenas dois pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra. Com apenas uma quebra, diminuiu a diferença no placar geral. O set também ficou marcado por uma discussão de Djokovic com o árbitro de cadeira, pedindo maior controle sobre barulho e movimentação do público no Arthur Ashe Stadium.

A intensidade do jogo baixou no começo do quarto set e os sacadores vinham confirmando sem maiores riscos. A partir do 2/2, já era possível ver novamente os ralis longos, mas tanto o sérvio quanto o norte-americano conseguiram manter os games com bons saques. Quando o placar estava empatado por 4/4, Djokovic fez um game rapidíssimo apostando no saque e voleio e com excelente desempenho junto à rede.

A um game da vitória, o sérvio já começou pressionando com uma ótima devolução e ainda aguentou duas longas trocas para chegar a dois match-points. Mesmo sem colocar os primeiros serviços em quadra, Fritz conseguiu se salvar duas vezes. E por muito pouco, o norte-americano não confirmou o saque em uma tentativa e lob, que chegou a enganar o público. O game seguiu e Djokovic teve mais uma chance de vitória. E uma dupla falta de Fritz definiu a disputa em quatro sets.

Subscribe
Notificar
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
5 horas atrás

Muito craque. Agora é recordista de semifinais junto a Connors e também recordista de temporadas (9) em que chega nas quartas. Goat dos recordes principais e secundários. Idemo!

José Afonso
José Afonso
5 horas atrás

Jogaço. GOAT finalmente não sentiu dores ou problemas físicos e jogou muito bem, especialmente nos dois primeiros sets. Aliás, está a 229 jogos sem perder após abrir 2 a 0, desde RG 2010.

Nenhum, repito, nenhum outro homem além de Novak Djokovic e Jannik Sinner conseguiu chegar em todas as semifinais de Grand Slam em 2025. Vitórias, inclusive, sobre os atuais nº 2, 3 e 4 do ranking, nos Slams. É esse o “ex-jogador em atividade”?

É claramente a terceira maior força atual nos Slams. E agora, depois de longa espera, finalmente teremos Tourada novamente! Não sei se El Torero levará de novo ou se desta vez o bovino conseguirá sua primeira vitória nas quadras sintéticas.

As chances estão a favor do Boi Miúra Jr., em razão das idades, mas eu não duvido nada do Comedor de Fígados saborear um fígado bovino mais uma vez, como em 4 das 5 últimas touradas, as duas últimas mesmo com problemas físicos do toureiro.

Jonas
Jonas
5 horas atrás

Djokovic, Alcaraz e Sinner pertencem a outra liga do tênis. A diferença é que o sérvio está nesse patamar desde 2011.

Não vai ser favorito na sexta contra o Alcaraz, a diferença de idade é gritante, Novak é um jogador de 38 anos e terá pela frente um monstro que está no auge. Difícil o espanhol performar melhor do que vem fazendo, mas tem jogo, caso os dois estejam em plenas condições na sexta.

Do outro lado da chave, é torcer por um Aliassime x Sinner nas SF. DiMenor é sem graça demais e o Musetti nem a família dele acredita que ele passa amanhã.

Goldovic
Goldovic
5 horas atrás

GOATAÇO! O homem vem pra épica. 25 está vindo.

Davi Poiani
Davi Poiani
5 horas atrás

É impressionante o nível de Djokovic aos 38 anos. Chegar nas semifinais nos 4 Grand Slam nesta idade.

Se não fosse por Sinner e Alcaraz, ele ainda seria número 1 e já estaria com uns 30 Grand Slams.

Estes caras já ganharam tanto que nos acostumamos mal… Não se dá valor a outros feitos. Pra muita gente só vale se ganhar tudo… e não é bem assim que o esporte funciona.

Esquecemos que poucos tenistas em vida farão uma semifinal de Grand Slam sequer.

Ou seja, as referências estão bem bagunçadas, pra dizer o mínimo. Não há senso de proporção.

Última edição 5 horas atrás by Davi Poiani
Neto Gomes
Neto Gomes
5 horas atrás

No ultimo game, Fritz tinha todo o lado esquerdo para empatar em 5 a 5, mas empolgado com a torcida a favor, preferiu um lob em que falhou na execução.
Depois cometeu duplas faltas e perdeu o jogo.
Contra Djokovic são poucas chances.
Se não aproveitar é tchau!!!

Thiago Pereira
Thiago Pereira
5 horas atrás

Mais uma semifinal de GS,pra um “ex jogador em atividade”,kkk. Alcaraz é favorito, mas se o sérvio estiver bem fisicamente e, o jogo for em rodada noturna,como eu acredito que será, o sérvio pode sim vencer o espanhol. Agora, se for de dia,as suas chances serão bem pequenas. Me preocupa um pouco essas dores na sua lombar. Foi quando caiu o nível do seu saque no terceiro set,passou a se movimentar mal e,o seu nível de devolução caiu. Embora o Fritz tenha os seus méritos, e passou a jogar em grande nível a partir do terceiro set. Tomara que tenhamos uma grande semifinal e,que Nolão consiga chegar em mais uma final de GS.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
5 horas atrás

É por essas e outras que é o maior atleta já visto em qualquer esporte. Apanhando, apanhando, sobrevivendo e vencendo no final. Gigante mental muito acima de qualquer outro.

O h2h serve pra isso daí, Sr. SR, pra mostrar quem é que manda no confronto: 11×0 no h2h, assim como o 21×10 e o 10×2 em Slam.

Sem choro, rsrs, abs!

Airson Viana
Airson Viana
5 horas atrás

O goat vencer pela quartas de finais do Us Open com 38 anos prova quem é o maior atleta de todos os esportes!!! Da-lhe Nole!!!!

SANDRO
SANDRO
5 horas atrás

Oh Céus!!! Que freguesia!!! Parabéns GOATovic!!!

M. Lima
M. Lima
5 horas atrás

KKKKKKKKKKKKK! Essa geração dos anos 90 é uma piada.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
5 horas atrás

Novak Djokovic, a cada jogo fazendo mais história, ou quebrando algum novo recorde ou ampliando outros. Sinner e Alcaraz continuam muito favoritos, mas o Nole fez a sua parte e se deu uma nova chance de chegar numa final de grand slam. Idemo Nole!

Edu Martins
Edu Martins
5 horas atrás

Geração fraca, não conseguem ganhar do vovô de 38 anos, 11 x 0! Misericórdia, pena que agora vem os melhores da geração fraca, não vão aguentar 20 anos! Ainda tem chance, o Alcaraz tem tremido nas bases qdo chega estas horas com Nole, exceto em wimbledon, e talvez por ter sido a final, quem sabe vai ser diferente e ele vença o Nole, mas tenis não é tão previsível como parece!

Julio Marinho
Julio Marinho
5 horas atrás

Foi bem o Djok hoje. Fritz não tem a menor chance com ele. Djok já aluga um apto lá, não bastasse ser superior em tudo. Ai o Fritz vai lá e fica sacando na faixa de 40% de primeiro serviço. É só esperar um milagre. Quando melhorou, Djok corresponde deixando a bola funda e o movimentando. Enfim, agora o obstáculo é bem maior, sr. Goat. Vamos ver se acompanha o ritmo do alucinado e genial Alcaraz, que anda voando e sem a fase inconstante de finals e Austrália. É um jogador já beeem diferente.

Thiago Barbosa
Thiago Barbosa
5 horas atrás

Talvez passe do alcaraz , mas acho quase impossível ganhar do sinner… Mas ele é o goat , mesmo em fim de carreira pode acontecer um milagre, idemo!!!!

Benhamin
Benhamin
5 horas atrás

Agora o sérvio terá quase 3 dias de descanso, dependendo do horário do próximo jogo, uma vez que provavelmente sua partida contra o espanhol será na próxima sexta-feira.

José Nilton Dalcim
Admin
5 horas atrás
Responder para  Benhamin

Certamente será na sexta e será o primeiro jogo do dia.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.