Rajaonah conquista em São Paulo seu primeiro WTA aos 19 anos

Tiantsoa Rajaonah (Foto: Fotojump)

São Paulo (SP) – A grande semana de Tiantsoa Rajaonah no SP Open foi recompensada com a conquista de seu primeiro título de WTA aos 19 anos. A atual 214ª do ranking superou a indonésia Janice Tjen, 130ª colocada, com parciais de 6/3 e 6/4 em 1h26 de partida.

Esta foi a primeira final de WTA 250 para as duas jogadoras. A francesa tinha como melhor resultado as quartas de final no saibro de Rouen, durante a preparação para Roland Garros. Já a indonésia conseguiu o melhor resultado de seu país no circuito desde 2002, quando a ex-top 15 Angelique Widjaja foi campeã em Pattaya.

O título em São Paulo rende 250 pontos no ranking e a premiação em dinheiro de US$ 36.300. A francesa vai se firmar entre as 130 melhores do mundo. Já a vice campeã ganha 163 pontos e US$ 21.484. Tjen ficará muito próxima de entrar no top 100 na próxima semana.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A campanha de Rajaonah no SP Open teve uma reviravolta ainda no começo da semana. A tenista nascida em Madagascar estava perdendo o terceiro set de sua partida de estreia contra a mexicana Ana Sofia Sanchez por 5/0 e salvou três match-points naquele jogo. Desde então, passou pelas também mexicanas Victoria Rodriguez e Renata Zarazua e pela húngara Panna Udvardy.

Francesa se salvou de games longos no início e abriu vantagem no 2º set

Nos primeiros games da final, Rajaonah salvou quatro break-points, três deles logo na abertura da partida. Só então, a francesa teve a oportunidade de quebra e conseguiu fazer 4/2. Canhota e com muita eficiência nas devoluções, ela passou a pressionar o serviço de Tjen com maior frequência. E mesmo que a indonésia tenha diminuído a diferença, Rajaonah voltou a quebrar e fechou a porta no momento de sacar para o set.

A francesa soube aproveitar o bom momento na partida e saiu vencendo o segundo set por 3/0. E mesmo que Tjen tenha devolvido uma das quebras, Rajaonah conseguiu se manter à frente no placar. Ela chegou a ter quatro chances de ampliar a vantagem no oitavo game, mas a indonésia manteve o serviço. Ainda assim, a francesa manteve a liderança até o fim do jogo sem ter mais o saque ameaçado e aplicou um belíssimo ‘lob’ para conquistar o título. Ela fez 17 winners contra 14 e cometeu 23 erros contra 31.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verridianinha Filha
Verridianinha Filha
2 horas atrás

trituradora de mexicanas. com direito a virar um 0/5 no terceiro set contra uma delas. título merecidíssimo. e um exemplo e lição para as brasileiras inclusive uma top 30. parabéns Rajaona!

Helton
Helton
21 minutos atrás

O Brasil fez um WTA pra Bia e ela não aproveitou.

Sergio
Sergio
18 minutos atrás

Parabéns às duas jovens tenistas. Excelente tênis apresentado durante todo o torneio. Mereceram estar na final.

JClaudio
JClaudio
15 minutos atrás

O SP Open, na sua primeira edição, foi tecnicamente decepcionante.
Poucas tenistas de bom ranking, mesmo pagando uma boa premiação (quase 1,5 milhão de reais).
O torneio está sendo feito como um reflexo do Rio Open, com os mesmos patrocinadores (cerca de 40 patrocinadores, entre eles a Claro e a Engie), organizado pela dupla IMM e o Instituto Carioca de Tênis, com direção de Lui Carvalho.
Visitei o torneio, assisti alguns jogos, observei a seletividade do público presente, quase uma Ilha da Fantasia, um público escolhido e determinado.
A busca pela diversidade é nula, não existe comunicação do evento com a população do local do torneio (o Parque Villa Lobos é um local diversificado, com várias camadas populacional).
O torneio poderia aproveitar o local para buscar integração do tênis com a população, sem isso, a bolha continuará.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.