Aliassime bate Bublik, vai à decisão em Paris e entra na zona do Finals

Félix Auger-Aliassime (Foto: Rolex Paris Masters)

Paris (França) – Pela segunda vez na carreira, o canadense Félix Auger-Aliassime disputará uma decisão de Masters 1000. Neste sábado, o atual número 10 do mundo garantiu vaga na final do torneio de Paris ao derrotar o cazaque Alexander Bublik com as parciais de 7/6 (7-3) e 6/4, em 1h36 de confronto.

A única vez que Aliassime havia chegado tão longe em um evento deste gabarito foi em Madri no ano passado, quando acabou derrotado pelo norueguês Casper Ruud em três sets. Aos 25 anos, o canadense disputará a 20ª final da carreira e busca o seu nono e maior título. Das oito conquistas até aqui, sete foram obtidas em quadras duras e cobertas, como é o caso de Paris. Ele, inclusive, lidera as estatísticas neste tipo de torneio na década atual, agora com 82 vitórias.

Com o triunfo deste sábado, o canadense se aproxima ainda mais da classificação para o ATP Finals. Ele abre 160 pontos de vantagem para o italiano Lorenzo Musetti, único tenista ainda vivo na briga pela última vaga em Turim. Se for campeão no domingo, Aliassime garante seu lugar. Já em caso de derrota, a definição ficará para a próxima semana, quando ele jogará em Metz e Musetti estará na chave de Atenas.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Para ser campeão na capital francesa, Aliassime terá um duro desafio pela frente, já que ele espera pelo vencedor da partida entre o italiano Jannik Sinner e o alemão Alexander Zverev, que disputam ainda hoje a segunda semifinal.

Já Bublik se despede de Paris com a melhor campanha da carreira em um Masters 1000. Até então, seus resultados mais expressivos haviam sido as quartas de final de Miami e Madri em 2021. Ele também chegou às oitavas em outras três oportunidades, umas delas no próprio torneio francês, em 2023. Atual 16º do mundo, o cazaque alcançará o melhor ranking da carreira nesta segunda-feira, assumindo o 13º lugar.

Dois sets bem diferentes definem vitória do canadense

Bastante equilibrado e com total domínio dos sacadores, o primeiro set teve apenas duas igualdades, ambas no serviço de Bublik, no oitavo e décimo games. A definição foi para o tiebreak, e Aliassime aproveitou bem os dois mini breaks a favor para vencer por 7-3 e abrir vantagem no placar.

A segunda parcial foi completamente distinta da anterior, com grande oscilação dos dois lados da quadra. Ao todo, foram cinco quebras de serviço em dez games disputados. Melhor para Aliassime, que superou três vezes o saque do rival e definiu a partida.

Números finais mostram a superioridade do canadense em quase todos os quesitos: aces (12 a 5), aproveitamento do primeiro saque (66% a 59%), pontos ganhos com o primeiro serviço (85% a 66%), winners (26 a 13) e erros não forçados (12 a 15).

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 horas atrás

Na torcida

SANDRO
SANDRO
1 hora atrás

Aliassime está jogando muito!!! Merece muito mais o Finals que o De Menor…

Marcos
Marcos
1 hora atrás

Ganhará do Sinner amanha!!

Rodrigo Juliano
Rodrigo Juliano
1 hora atrás

Se eu nao me engano a final de M1000 q ele perdeu ano passado foi contra o Rublev e nao contra o Rudd como esta no texto, confirma?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.