Sabalenka recebe o troféu de número 1 da temporada 2025

Garbine Muguruza, Aryna Sabalenka e Simona Halep (Foto: WTA)

Riad (Arábia Saudita) – O sábado foi de celebração para Aryna Sabalenka em Riad. Sem chance de ser ultrapassada por qualquer concorrente neste fim de ano, a bielorrussa recebeu o troféu de jogadora número 1 da temporada 2025. Na cerimônia, ela teve a companhia de outras duas ex-líderes do ranking, a romena Simona Halep e a espanhola Garbiñe Muguruza, hoje diretora do WTA Finals.

Segunda tenista de Belarus a terminar uma temporada na liderança do ranking, depois de Victoria Azarenka em 2012, Sabalenka se torna a 13ª jogadora a conquistar o feito por duas vezes ou mais. Ela iguala os dois prêmios de Caroline Wozniaki, Simona Halep e Iga Swiatek, mas ainda fica atrás de Monica Seles (3), Martina Hingis (3), Justine Henin (3), Ashleigh Barty (3), Lindsay Davenport (4), Chris Evert (5), Serena Williams (5), Martina Navratilova (7) e Steffi Graf. Todas essas atletas, inclusive, também encerraram temporadas consecutivas na ponta.

“Significa muito. Isso mostra o quão consistente eu sou como jogadora, o que é incrível de se pensar. Se você voltar cinco anos no tempo e alguém me dissesse que eu seria tão consistente, eu ficaria chocada. Isso só me mostra que o trabalho árduo compensa. Espero sinceramente continuar fazendo o que estou fazendo”, disse Sabalenka em coletiva de imprensa na sexta-feira.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Membros de sua equipe também deram seus depoimentos à WTA e revelaram como a tenista está aproveitando o momento. “Ela está vivendo isso e adorando. Ela tira muito prazer disso. É parte da personalidade dela, mas também algo que a energiza. Acho que ter esse legado, essa vontade de que as pessoas olhem para ela no futuro e a admirem, dizendo ‘Vejam como ela se comportou, como ela lidou com isso’, é muito legal”, disse o preparador físico Jason Stacy.

Por sua vez, o treinador Anton Dubrov reiterou esse pensamento. “Com esse tipo de atenção, posso dizer que ela pensa: ‘Sim, eu consigo. Quero mostrar às pessoas que posso estar aqui.’ Ela não tem medo e nem receio de se apresentar. Ao falar sobre seu legado, ela está dizendo: ‘Sim, essa sou eu. Quero ser alguém que todos vão procurar’”, frisou o bielorrusso.

Aryna Sabalenka estreia no WTA Finals apenas no domingo diante da italiana Jasmine Paolini. Vice-campeã em 2022, ela busca um título inédito para sua galeria, mas antes mesmo de entrar em quadra já chega a esta edição quebrando algumas marcas históricas.

Ela é a primeira jogadora a se classificar para o torneio como cabeça de chave número 1 por três ou mais anos consecutivos desde Steffi Graf (quatro vezes entre 1993 e 1996). É também apenas a quarta tenista desde 1972 (quando o torneio foi criado) a se classificar como cabeça 1 um por três ou mais edições consecutivas, depois de Chris Evert, Martina Navratilova e Graf.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.