Viena (Áustria) – Em mais um anúncio de troca de nacionalidade nesta semana, a jogadora de 24 anos Anastasia Potapova, 51ª do ranking, definiu que irá defender a Áustria a partir da próxima temporada, após ter o pedido de cidadania aceito pelo governo local. Ela é mais uma russa de nascimento a trocar de país, como já havia acontecido recentemente com Maria Timofeeva e Kamilla Rakhimova, que passaram a defender o Uzbequistão.
“Tenho o prazer de informar a todos que meu pedido de cidadania foi aceito pelo governo austríaco”, escreveu Potapova em suas redes sociais. “A Áustria é um lugar que adoro, incrivelmente acolhedor, e onde me sinto verdadeiramente em casa. Adoro estar em Viena e espero que lá faça meu segundo lar. Como parte disso, tenho orgulho de anunciar que, a partir de 2026, representarei minha nova pátria, a Áustria, em minha carreira profissional no tênis”.
Potapova tem três títulos no circuito da WTA, um deles no início deste ano em Cluj-Napova, na Romênia. E jogando na Áustria, já foi campeã em Linz em 2023, ano em que atingiu o melhor ranking da carreira, no 23º lugar. Em Grand Slam, sua melhor campanha foi em Roland Garros no ano passado, em que chegou às quartas de final.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
As mudanças de nacionalidade têm sido frequentes entre tenistas nascidos na Rússia. Nos últimos anos, vários atletas solicitaram a troca, seja por vínculos familiares, por melhores oportunidades de treino ou para evitar as restrições impostas a esportistas russos desde o início da guerra na Ucrânia em 2022. Entre as mudanças mais recentes também estão Elina Avanesyan, que passou a defender a Armênia, Daria Kasatkina, agora registrada pela Austrália, e de Alexander Shevchenko, que passou a defender o Cazaquistão.












Eu nunca entendi porque Israel e israelenses nunca sofreram ou sofrem sanções.
Pq fazem parte do grupo do Ocidente…
Vdd, mas eu ainda nao entendi porque Israel e israelenses não sofrem sanções, sabe me explicar?
Porque a nação mais culturalmente bélica e terrorista da história da humanidade os acoberta e protege, simples assim…
É isso mesmo Heitor concordo plenamente contigo! O André gosta de hipocrisia e indignação seletiva…
Essa é a tendência mesmo,a Rússia passou dos limites
Eu não vi isso,mas essas crianças são órfãs?,ou tem pais?
Estão sendo bem tratadas?
Sera que estariam seguras na Ucrânia?
Bom,independente disso,a guerra que a Rússia fez contra a Ucrânia é imperdoável,não deveria nem ter começado e é triste que tenha se estendido ainda
Aguardando se reunirem para resolver em mesa de bar, tomando uma cervejinha!
Crianças ucranianas roubadas, sequestradas, traficadas ilegalmente pela ditadura Russa!!! Quando fizerem os filmes sobre esta guerra como fizeram sobre a Segunda Mundial vão ver o quanto psicopata é este Tirano Vladimir Putin!!!
Que vergonha enorme e escandalosa do Brasil, acobertar tráfico de crianças ucranianas pela Ditadura Russa!!! Absurdo!!!
Fake news.
ONU é um puxadinho dos interesses do imperialismo dos EUA, amigo… a nação mais vil e criminosa, responsável direta ou indiretamente por todos os golpes de Estado na América Latina e vocês não conseguem ou se negam a enxergar isso… o que é o cinema e a cultura que propagam, sua ilusão de mundo livre, senão veículos de propaganda de seu supremacismo e sua tirania falaciosa?