PLACAR

Português faz história ao eliminar Dimitrov e desafia Medvedev nas oitavas

Nuno Borges (Foto: Tennis Australia)

Melbourne (Austrália) – O português Nuno Borges fez história para o tênis de seu país ao atingir as oitavas de final do Australian Open. O jogador de 26 anos e atual 69º do mundo superou neste sábado o búlgaro Grigor Dimitrov, número 13 do ranking, com parciais de 6/7 (3-7), 6/4, 6/2 e 7/6 (8-6) em 3h08 de partida deste sábado.

Borges consegue o maior resultado da carreira em Grand Slam e venceu um tenista do top 20 pela primeira vez. Ele também garante a melhor campanha do tênis português na Austrália e se junta a João Sousa entre os tenistas do país nas oitavas de Slam. Sousa esteve entre os 16 melhores do US Open de 2018 e de Wimbledon em 2019.

Depois de um primeiro set quebras ou break-points, com Dimitrov vencendo o tiebreak após duas ótimas devoluções, Borges aproveitou sua única chance de quebra na segunda parcial e escapou de todos os sete break-points que enfrentou. O português ganhou confiança no terceiro set e saiu vencendo por 4/0, além de não ter o serviço ameaçado em nenhum momento.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

Dimitrov, que estava invicto na temporada com sete vitórias seguidas e o título em Brisbane na primeira semana do ano, abriu 3/0 no início do terceiro set. Ele vinha sustentando a vantagem até momento em que liderava por 5/2 e sacava para o set. Mas Borges devolveu a quebra, salvou um set-point no tiebreak e aproveitou a primeira chance que teve de fechar o jogo.

O adversário de Borges nas oitavas de final será o russo Daniil Medvedev, número 3 do mundo e duas vezes finalista do Australian Open em 2021 e 2022. Vindo de uma batalha de cinco sets contra Emil Ruusuvuori na segunda rodada, Medvedev venceu com maior tranquilidade neste sábado. Ele superou o canadense Félix Auger-Aliassime, 30º do ranking, por 6/3, 6/4 e 6/3.

Esta foi a sétima vitória de Medvedev sobre Aliassime e ele segue invicto diante do canadense no circuito. E em todos esses confrontos, cedeu apenas três sets. Neste sábado, o russo de 27 anos disparou oito aces, conseguiu cinco quebras e perdeu só um game de saque. Ele já repete a campanha do ano passado em Melbourne e ainda não enfrentou Borges pelo circuito profissional.

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eduardo Miranda
Eduardo Miranda
1 mês atrás

Jogou muito o Nuno Borges! Parabéns pela grande vitória!

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 mês atrás

Borges deve entrar no TOP50 com essa campanha. Desde que passei a acompanhar o tênis bem de perto, em 1997, será apenas o 2º português no TOP 50, depois do João Sousa. E será o 15º tenista da geração 1997 no TOP 50.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Que partidaça NUNO BORGES fez contra DIMITROV… Será imperdível ver o confronto contra MEDVEDEV!!!

Gisele Matias
Gisele Matias
1 mês atrás

Não ganha do Russo

Eduardo Miranda
Eduardo Miranda
1 mês atrás
Responder para  Gisele Matias

Penso que se ele mantiver o nível da partida contra o Dimitrov tem chance.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE