Monastir (Tunísia) – Pela primeira vez na carreira, a paulista Luana Plaza disputará uma semifinal no circuito profissional da ITF. Nesta sexta-feira, a paulista de 18 anos confirmou o favoritismo como cabeça 5 diante da italiana Cristina Tiglea, apenas 1267ª no ranking da WTA, e marcou uma vitória em três sets, parciais de 6/4, 1/6 e 6/3.
Com o resultado, Plaza atinge sua melhor campanha da carreira, superando enfim a barreira das quartas de final. Antes, ela havia sido eliminada nesta mesma fase em outras três oportunidades, no próprio piso sintético tunisiano na semana passada e em junho do ano passado, assim como no saibro argentino de Eldorado em 2022.
Atual 985ª do mundo, bem abaixo do 805º lugar que ocupou há dez meses, Luana enfrentará na semifinal de sábado a francesa Hanna Bougouffa, 1100ª colocada, que superou de virada a compatriota Giulia Morlet, vinda do quali, por 4/6, 6/0 e 6/3. Será o segundo encontro entre elas, sendo que Bougouffa levou a melhor na primeira rodada do W15 de Monastir, no fim de dezembro de 2023, também depois de sair atrás no placar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado da chave, a qualifier norte-americana Sofia Camila Rojas vai desafiar a espanhola Victoria Gomez, algoz da segunda principal favorita da chave, a francesa Marie Villet.
Bossi faz final de duplas na Eslovênia
Pelo ITF W15 Krsko, no saibro da Eslovênia, a paulista Camilla Bossi se garantiu na decisão de duplas ao lado da tcheca Emma Slavikova. Elas derrotaram a parceria cabeça 4 do torneio, formada pela montenegrina Tea Nikcevic e a também tcheca Karolina Vlckova, com o placar de 3/6, 7/5 e 10-8. Nas duas fases anteriores, a brasileira e a tcheca avançaram por W.O.
Aos 21 anos de idade, Bossi vai atrás do seu primeiro título como profissional, seja nas duplas ou em simples. Atualmente com seu melhor ranking na especialidade, figurando na 979ª posição, ela disputará a segunda decisão da carreira, depois de ter ficado com o vice-campeonato no W15 de Maringá, no último mês de junho, jogando com a compatriota Letícia Vidal.
As adversárias de Camilla Bossi e Emma Slavikova na final serão as tchecas Ivana Sebestova e Linda Sevcikova, terceiras pré-inscritas do torneio, que superaram na outra semi a dupla da sueca Nellie Wallberg com a alemã Sonja Zhenikhova por 7/6 (7-2), 4/6 e 10-5.