São Paulo (SP) – O primeiro dia de confronto entre Brasil e Alemanha pela Billie Jean King Cup termina com duas vitórias do time alemão. Após a queda de Bia Haddad Maia diante de Laura Siegemund na abertura do confronto no Ginásio do Ibirapuera, Laura Pigossi teve a chance de igualar a disputa na capital paulista, mas sofreu uma virada. A número 2 do Brasil e 125ª do mundo foi superada pela experiente Tatjana Maria de 36 anos e 66ª do ranking, por 2/6, 6/4 e 6/4 em 2h29 de partida nesta sexta-feira.
Com o resultado, a Alemanha abre 2 a 0 e está a apenas uma vitória de se classificar para a fase final da competição em novembro. O confronto entre brasileiras e alemãs segue neste sábado às 15h (de Brasília) com a partida entre Bia Haddad Maia e Tatjana Maria. Na sequência as Lauras Pigossi e Siegemund se enfrentam. Mas os capitães das equipes podem fazer mudanças. Se necessário, a série será definida no jogo de duplas.
Pigossi buscava uma revanche contra Tatjana Maria, que repetiu o resultado da Billie Jean King Cup do ano passado, em Stuttgart. A alemã também havia vencido a brasileira na final do WTA de Bogotá em 2022. A paulistana de 29 anos também tentava sua oitava vitória contra uma tenista do top 100 na carreira e a segunda na temporada. Semana passada, em Bogotá, venceu a argentina Nadia Podoroska, então 67ª colocada. Já na BJK Cup, Pigossi tem agora cinco vitórias e seis derrotas em simples.
Pigossi contou com a torcida e esteve perto de fechar no 2º set
PODE CHAMAR A TORCIDA, LAURINHA!!! pic.twitter.com/MCHiK2pZ4q
— CBT (@cbtenis) April 13, 2024
Com uma quebra logo na abertura da partida e escapando de break-points em seus dois primeiros games de saque, Pigossi saiu vencendo por 3/1 e chamou a torcida. A brasileira manteve um ótimo índice de primeiro serviço na quadra, 80%, atacava o saque da alemã sempre que tinha a oportunidade e aguentava as longas trocas de bola, sem problemas para jogar a bola para cima quando precisava. Ela ainda voltou a quebrar no fim do primeiro set para vencer a parcial.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Logo na abertura do segundo set, Pigossi voltou a quebrar e saiu vencendo por 2/1. Mas Maria igualou a disputa. A alemã contava com sua solidez do fundo de quadra tentava quebrar o ritmo da brasileira com seus slices de forehand e subidas à rede. Quando o placar estava empatado por 4/4, Maria escapou de dois break-points e confirmou o serviço. E no game seguinte, a alemã conseguiu uma nova quebra de serviço e igualou a partida.
Showtime in Sao Paulo 🎪#BJKCup | @Maria_Tatjana | @laurapigossi pic.twitter.com/8mVtKNX0vD
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 13, 2024
O equilíbrio permanecia no início do terceiro set. Pigossi quebrou e fez 1/0, Maria virou para 3/1 e saque, depois de conseguir duas excelentes passadas com seu backhand de uma mão. Mas a brasileira devolveu a quebra jogando de forma agressiva e definindo o ponto após quatro smashs. Houve mais uma troca de quebras, com a alemã abrindo 4/2 e não sustentando a vantagem. Apesar do horário já avançado, após as 23h, e de o Ginásio Ibirapuera já não estar mais tão cheio quanto no início da rodada desta sexta-feira, a conexão entre Pigossi e a torcida era muito forte. Pigossi devolveu a quebra e depois confirmou o serviço saindo de 0-30 para fazer 4/4.
Maria confirmou seu último game de serviço e fez 5/4. Na sequência, Pigossi encarou um game longo no saque. No 30-iguais, arriscou até saque e voleio e teve sucesso. Mas a brasileira não conseguiu confirmar o saque no ponto seguinte e a alemã continuou utilizando muito bem seus slices para conseguir a quebra e conseguir a virada. Maria fez 30 a 27 nos winners e cometeu 26 erros contra 27 de Pigossi. Ao todo, o jogo teve 12 quebras de serviço, seis para cada lado, e 21 break-points disputados.
🇩🇪 2-0 🇧🇷@Maria_Tatjana puts Germany 2-0 up over Brazil with a 2-6, 6-4, 6-4 victory against Pigossi in Sao Paulo#BJKCup | @DTB_Tennis pic.twitter.com/PiJzvlici8
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 13, 2024
Leia mais:
Frustrante. Não gostaria de ter entradas para amanhã. Mas sejamos compreensivos. A Bia está em um momento ruim e a Laura lutou. As alemães foram mais sólidas, sabiam o que queriam e conseguiram.
Corremos o sério risco de levar um sonoro 3X0, infelizmente… Mas eu jamais considerei o Brasil favorito nesse confronto, haja vista a má fase de nossa principal jogadora.
Ficou muito difícil
Que jogo horrível tecnicamente. Parecia série C do brasileiro
Amanhã vai ser 4 X 0 pra Alemanha.
A diferença entre o primeiro e segundo jogo é um abismo em termos técnicos
Na matéria que roubaram o relógio do Korda em Monte Carlo eu comentei que os ladrões só fizeram isso pra tomar uma cervejinha e barraram meu comentário, que coisa feia UOL
Aqui não é o UOL e seu comentário foi bem inapropriado.
nao foi pra tomar uma cervejinha? que vacilao ne?
A Laura lutou. No final teve problemas físicos. Mas a alemã e muito melhor do que a Laura.semifinalista de Wimbledon parece.66 do mundo a alemã Maria
complicou muito, Bia pode até ganhar mas duvido que a Laura tenha condições físicas de jogar amanhã …
Laura Pirigosa quase chegou lá
É para isso que levaram a Carol, se uma delas não poder jogar ela substitui.
Partiu repescagem!
Achei que era festa junina de tanto balão de um lado para o outro. Sorte não ter conseguido comprar ingresso para ver esse jogo, nível w50.
Imagina amigo, paga esses valores absurdo no ingresso, para vê um show de horrores, Balões da Lauro, erros e mais erros da Bia .
A Laura fez o que pôde.
Ela é muito limitada!
Porém, lutou bastante e levantou a torcida.
Quase deu…
Já a Bia, essa sim foi frustrante.
Gol da Alemanha….
7×1 Alemanha mais uma vez.
Aguardar a nova geração daqui uns 4 anos, pq não dá para contar com pontos dessas duas. A Bia foi patética com 32 erros não forçados. Me cansa ver a comentarista passar pano e falar que a outra jogou muito bem. A Bia errava a cada três trocas de bola. Sobre a Pigossi é isso daí sempre, jogo ultrapassado e chato de assistir. Faz milagre em ficar entre as 120 do mundo.
Concordo
Lastimável o nível do tênis do Brasil no geral !!
Tudo depende do angulo que se enxerga . Temos uma tenista TOP 20 há pelo menos dois anos na simples , nas duplas temos 3 tenistas no TOP 100. No masculino temos o numero 68 do mundo no ranking ,temos mais 3 tenistas no TOP 200 e mais 4 no TOP 300 , e na corrida este ano temos 3 TOP 100 e nas duplas temos 3 TOP 100. Se não é um cenario ótimo é pelo menos razoável e mostra uma evolução em relação há alguns anos anteriores. Gosto do trabalho da CBT e em alguns anos vamos colher o que está sendo plantado.
Muito melhor assistir o jogo da pigossi, muito mais vontade e muito menos erros não forçados. O problema tá na velocidade da bola. Se a Bia conseguir vencer hj , o problema será que a pigossi vai estar muito mais cansada que a adversária, ontem no fim já tinha caído a intensidade.
Pelo menos a pigossi ainda luta, já a bia…
Impressionante o quanto a Laura luta em quadra… De aplaudir de pé…
Sendo sincero, a Bia jogou como uma top 125 com fim de carreira e Laura jogou como uma top 13 com garra. O problema maior é que a número 2 da Alemanha parece melhor que a 1, então não vejo boas perspectivas pra Laura, considerando que Bia ganhe. Errei feio meu palpite, mas o modo de jogar da Bia está horrível, desaprendeu o básico. E sem garra nenhuma.
Quem diria, a Pigossi salvou um pouco a noite. Jogou bem e com garra. Já a Bia , foi lamentável e não tem nada de mental, o seu jogo é fraco mesmo
Não acho que por que as duas tenistas fogem do estilo que a grande maioria pratica hoje (ficar no fundo da quadra dando pancadas), tornou o jogo menos interessante. Achei muito bom, tanto no nível tático quanto emocional. Os “entendidos” que caíram de para quedas no esporte, estão cada dia piores.