Roma (Itália) – Por pouco a série de vitórias da japonesa Naomi Osaka não terminou nesta quinta-feira contra Viktorija Golubic, que entrou na chave do WTA 1000 de Roma com a desistência da espanhola Paula Badosa. A lucky-loser suíça chegou a sacar para o jogo no segundo set, mas não conseguiu aproveitar a vantagem e levou a virada, caindo com parciais de 2/6, 7/5 e 6/1.
Esta foi a primeira virada de Osaka no saibro desde 2019, quando era a número 1 do mundo e bateu a bielorrussa Victoria Azarenka na segunda rodada de Roland Garros. O resultado também garante a manutenção da série vitoriosa da japonesa, que chega agora a oito partidas e é a maior desde 2021, quando chegou a vencer 10 seguidas.
Osaka entra assim no caminho da paulista Beatriz Haddad Maia que, se superar a estreia no Foro Itálico, desafiará a japonesa na terceira rodada. Cabeça de chave 18, a número 1 do Brasil entra avançada na disputa e estreia mais tarde nesta quinta-feira contra a tcheca Marie Bouzkova, contra quem tem quatro vitórias em quatro jogos, mas todas muito apertadas e definidas em três sets.
Após sofrer duas quebras e vencer só dois games no primeiro set, a nipônica chegou a abrir 2/0 na segunda parcial, sofreu dois breaks seguidos e reagiu no sexto game para deixar tudo igual no placar e nas quebras. Porém, Golubic bateu o saque de Osaka uma vez mais e sacou em 5/4 para fechar, mas então foi quebrada de zero.
Depois disso, a ex-número 1 do mundo e atual 48ª colocada no ranking dominou as ações da partida. Ela chegou a vencer oito games seguidos para sair do buraco no segundo set e então abrir 5/0 no terceiro. Golubic por pouco não levou um “pneu” para perder o jogo, salvou um break-point e voltou a confirmar o serviço na reta final, mas não evitou a derrota logo em seguida.