Paris (França) – Mais uma vez, o tênis ocupou um lugar de destaque numa cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. As lendas Rafael Nadal e Serena Williams, além da ex-número 1 do mundo e diretora do torneio de Roland Garros, Amelie Mauresmo, participaram do revezamento da tocha olímpica.
Este á terceira abertura seguida de Jogos Olímpicos que o tênis tem uma posição tão destacada. Nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, Gustavo Kuerten entrou no Maracanã carregando a chama olímpica, participando do revezamento com Hortência do basquete e o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Já nos Jogos de Tóquio, há três anos, coube à Naomi Osaka a responsabilidade de acender a pira no estádio olímpico da capital japonesa.
Nadal, que ganhou 14 de seus 22 títulos de Grand Slams em Paris em Roland Garros, tem duas medalhas olímpicas de ouro: Ele foi campeão de simples em Pequim no ano de 2008 e ganhou nas duplas no Rio de Janeiro em 2016.
O espanhol recebeu a chama olímpica da lenda do futebol francês Zinedine Zidane antes de embarcar em um barco no Rio Sena, onde foi acompanhado por Serena, pelo nove vezes medalhista de ouro no atletismo Carl Lewis e pela cinco vezes medalhista de ouro na ginástica Nadia Comaneci.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Mais cedo, o espanhol estava acompanhado da família, com a esposa Maria Francisca Perrello e o filho Rafael Júnior no colo, assistindo ao desfile de abertura. Ele tem jogo marcado ao lado de Carlos Alcaraz nas duplas, às 14h30 (de Brasília) deste sábado contra os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni. Por sua vez, Alcaraz esteve ausente da cerimônia de abertura, pois disputa duas partidas neste sábado, em duplas e simples.
Mauresmo carregou a tocha no Louvre
O quarteto de campeões olímpicos passou a tocha para a grande tenista francesa e diretora do torneio de Roland Garros Amelie Mauresmo, que carregou a tocha até o museu do Louvre. O judoca francês Teddy Riner e a multicampeã do atletismo Marie-Josée Pérec tiveram a honra de acender a pira única, que lembrava um balão ascendente em homenagem ao primeiro voo dos irmãos Montgolfier em Versalhes em 1783.
passing the torch to another tennis star, frenchwoman Amelie Mauresmo 🔥@Olympics | #Paris2024 pic.twitter.com/whP60p2EBq
— wta (@WTA) July 26, 2024
Tênis teve quatro porta-bandeiras
Quatro tenistas tiveram a honra de carregar as bandeiras de seus países durante o desfile dos atletas. Campeã do US Open e atual número 2 do mundo, Coco Gauff foi uma das indicadas pelos Estados Unidos, ao lado do astro do basquete LeBron James. Além dela, a ucraniana Elina Svitolina, o chileno Nicolas Jarry e a montenegrina também foram porta-bandeiras.
The King in da house 👑
Lebron James e Coco Gauff como porta-bandeiras dos 🇺🇸 na #CerimoniaDeAbertura de #Paris2024 pic.twitter.com/XO9smuLgAs
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
Muito bonito ver a maior estrela do tênis francês no século XXI acompanhada das maiores estrelas do tênis mundial desse século, alguns presentes em corpo, outros representados em vídeo, como o foi o caso do Federer.
Ninguém foi esquecido.
Entendo o seu sofrimento e estou em oração por você.
Grande tenista!! Grande esportista, merecido reconhecimento.
Sempre será lembrado.
Não são só números.
o maior campeão da historia de RG sera sempre homenageado pelos franceses.
“Ain ain ain não estou sendo amado e tratado como o grande campeão que sou, não sei quantos Slams preciso vencer pra carregar a tocha olímpica também”
Isso já é doença, cara. Até quando a matéria não tem nada a ver com Djokovic você está pensando nele. Que trauma.
exato kkk, precisaria ganhar 13 RG.
Só as lendas aposentadas na foto. Belo momento.
E os torcedores do sérvio morrendo de inveja.
O único representante do Big três não poderia estar na cerimônia pois tem chances de ampliar suas conquistas, e assim ir distanciando dos demais.
Você recebeu o prêmio Framboesa de ouro pela excelente atuação. Parabéns!
Alguns esportistas (poucos) serão sempre celebrados.
Nadal é respeitado não apenas como um fenômeno do tênis, é respeitado como um cidadão do mundo.
Voce disse tudo !
Djoko, o atleta do século, tem jogo amanhã cedo. Não seria prudente se desconcentrar na cerimônia de abertura.
Ele deveria ter ido assim poderia usar isso como desculpa quando for tratorizado em quadra, perdeu a chance agora vai ter que dizer que estava machucado.
Tratorizado por um jogador de duplas?
Foi 6-0 6-1 mesmo, só que pro trator Djoko.
Exato, o Nadal participou da cerimonia pois a organização da olimpíada programou um horário especial pra ele…
O Djockovic, simplesmente não recebeu convite para participar da festa de abertura, essa sim, é a razão de não ter participado.
Não recebeu não por conta de ser sérvio como ele sempre lamenta. Mas por ser sérvio e apoiar o governo sérvio que fez uma guerra genocida na bósnia e faz algo semelhante atualmente no Kosovo
Só tem ator vencedor de Oscar nessa página. Fingem não estar magoados com todos os recordes de Djoko rs.