Paris (França) – Medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio em 2021 e uma das principais vozes do esporte ucraniano contra a invasão russa ao seu país natal, a tenista Elina Svitolina foi escolhida como porta-bandeira da delegação da Ucrânia na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. A notícia foi confirmada pela própria jogadora à emissora nacional de notícias Suspilne Sport.
A ex-número 3 do mundo e atual 31ª colocada no ranking da WTA é mais uma tenista confirmada como porta-bandeira de seu país nesta edição olímpica. Um dia antes, a norte-americana Coco Gauff havia sido escolhida, se tornando a mais jovem atleta e primeira representante da modalidade a ocupar esse posto na história dos Estados Unidos. A atual campeã do US Open estará ao lado do lendário jogador de basquete LeBron James.
Presente no sorteio desta quinta-feira em Paris, Elina Svitolina acompanhou a definição dos chaveamentos ao lado de outros medalhistas olímpicos também presentes nesta edição, como o britânico Andy Murray, a alemã Angelique Kerber, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Stan Wawrinka.
A ucraniana estreará na competição diante da japonesa Moyuka Uchijima, 66ª do ranking feminino, e pode ter um confronto com a norte-americana Jessica Pegula, cabeça 5, já na segunda rodada. Ela tentará sua segunda medalha da carreira, depois de ter derrotado a cazaque Elena Rybakina na disputa pelo bronze em Tóquio.
Murray Kerber Nadal Svitolina e Wawrinka al sorteggio del torneo olimpico di #tennis di #Parigi2024 pic.twitter.com/TRjKROWOyl
— Alessandro Nizegorodcew (@Alenize82) July 25, 2024