Hobart (Austrália) – A Austrália venceu o confronto contra o Brasil pelos playoffs da Billie Jean King Cup. Depois de Kimberly Birrell ter superado Nauhany Silva na abertura da programação deste domingo, foi a vez de Maya Joint, de 19 anos e 32ª do ranking, definir a série depois de salvar um match-point no segundo set o jogo contra Laura Pigossi por 2/6, 7/5 e 6/1 em 1h56 de partida.
Com a derrota no confronto, o Brasil ficou em segundo lugar no triangular disputado na quadra dura de Hobart, na Austrália, e cai para o Grupo 1 das Américas de 2026, visando uma vaga nos playoffs no fim do ano. A última vez que o Brasil disputou a divisão de acesso foi em 2022. A equipe de Portugal também foi eliminada e irá para o Grupo 1 da Europa e África. Já as australianas permanecem no Qualificatório Mundial da próxima temporada.
Paulista de 31 anos, Pigossi segue com seis vitórias em 17 jogos de simples pela Billie Jean King Cup, além de já ter vencido quatro jogos de duplas competição. A atual 193ª do ranking já havia batido a portuguesa Francisca Jorge no último sábado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Pigossi neste domingo, Joint está com o melhor ranking da carreira aos 19 anos e fez uma ótima temporada no circuito da WTA, com dois títulos na elite do circuito, no saibro de Rabat e na grama de Eastbourne. A ainda jovem australiana tem agora três vitórias e uma derrota na Billie Jean King Cup, todas elas neste ano.
A programação ainda previa uma partida de duplas, com Luísa Stefani e Ingrid Martins contra Ellen Perez e Storm Hunter. Mas os capitães, Luiz Peniza e Nicole Pratt, decidiram não realizar a partida, dado o longo atraso na programação por conta da chuva.
Rising to the occasion 🚀
The moment Maya Joint secured Team Australia’s place in the #BJKCup Qualifiers. pic.twitter.com/sDuEVX6Ssx
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 16, 2025
Durante o primeiro set, Pigossi fez um jogo sólido do fundo de quadra contra uma adversária mais agressiva, mas que vinha cometendo muitos erros não-forçados. A brasileira conseguiu duas quebras e enfrentou apenas um break-point na parcial.
A partida teve uma longa interrupção por chuva no segundo set. Após mais de duas horas de espera, Pigossi vinha melhor na retomada da partida e conseguiu uma quebra de serviço. A brasileira chegou a liderar por 5/3, sacou para o jogo e teve um match-point, mas Joint conseguiu se salvar e devolver a quebra. A australiana ganhou confiança e terminou o set vencendo quatro games seguidos.
Com muita potência nos golpes e aproveitando o ambiente favorável, Joint foi superior no último set e conseguiu duas novas quebras de serviço para consolidar a virada e garantir a vitória australiana no confronto em Hobart.










Não entendi nada. Acordei cedo e fui consultar o Livescorehunter e ele dava vitória da Pigossi. Fiquei feliz pq a dupla seria mais facil. Depois voltei e eles tinham mudado. Isso é maldade.
Maldade ou realidade? Ou você ainda não acordou, cara?
Não dava para esperar muito das simplistas. A Austrália era favorita mas a Pigossi perdeu uma grande chance de ganhar. Pena, se ganhasse levaríamos nas duplas.
Como assim, perdeu? Só temos que parabenizar a Pigossi pela grande partida que ela fez!
Podemos até parabenizar, mas perdeu, cara, não adianta não aceitar, e perdeu porque amarelou, isto sim é fato!
Não aceitar que ela perdeu? Como assim? Não tem sentido o que você está falando.
Agora, não perceber que a garota só merece parabéns pelo que fez em quadra, aí sim, isso é coisa de gente sem noção!
Simples, basta ler o questionamento que fez no seu próprio comentário. Ou alguém escreveu por você? Engula em seco, assuma seus erros e não venha me hostilizar.
Você está se sentindo hostilizado? Noooossa! Tadiiiinho! Imagina então como se sentiria a Pigossi depois de jogar uma das melhores partidas da vida dela e ler comentários como o seu dando a entender que ela perdeu porque é incompetente! Você lança uma pedrada nela e reclama desta pedrinha que joguei em sua direção numa tentativa (fracassada) de te tornar um sujeito com mais sensibilidade?
Mas ela é super incompetente! Fez 5×3 e tomou quatro games seguidos! Se isso não for incompetência eu não sei o que é.
Nas duplas as aussies teriam um pequeno favoritismo pelos rankings atuais, pelos currículos (ex-n°s 1 e 7 contra ex-n°s 9 e 47) e jogando em casa.
a parada prejudicou a Laura.. fato
É mesmo? O natal está chegando… você acredita em Papai Noel?
Nossa,foi realmente uma pena mesmo
As duas brasileiras jogaram muito bem,infelizmente não deu
Mas fica a esperança de dias melhores
Se Bia estivesse em uma fase melhor…
Só lembrando que a adversária da Pigossi era top 30. Assim a Pigossi quase operou um milagre!
Verdade. Achei que ela seria varrida da quadra mas a Laura cresce muito jogando pelo Brasil. Impressionante como é guerreira.
Quando vi o ranking dela e da Pigossi, também pensei que ela seria varrida da quadra.
Top 40. Mas bem melhor ranqueada de qualquer forma.
Ranking não ganha jogo, competência sim.
Aptidão, força física, velocidade, altura. Estas coisas ganham jogo. Quem reúne estes qualificativos é mais competente do que outro com menos atributos? Você já se imaginou jogando contra o Isner?
Baseado nas suas palavras: Jogador de ping-pong nunca vai ganhar do Alcaraz no tênis. Isso é óbvio, mas tenha a santa paciência, é cada uma que aparece. Pelamordedeus. Qualquer um pode ganhar, é um contra o outro, cada um com uma raquete, uma bolinha de borracha e uma rede separando, vence quem tiver mais competência. E você esqueceu de dizer que dinheiro também vence jogo. E outra: ninguém é invencível. Agora querer comparar um torcedor com um top no tênis, que vem jogando desde os 5 ou 6 anos de idade, isso sim é ser sem noção.
Você está todo enrolado nesta tentativa de tripudiar a moça. Reclamou de minhas comparações, mas você pode comparar a 32 do mundo com a 193. Inclusive a 193 perdeu porque é incompetente em sua opinião kkkkk, incrível!
Pigossi 6×2 5×3…. hoje sim… hoje não rs. Que pena!
Amarelar faz parte do processo. Mas sempre?
Só pode amarelar quem construiu o ponto ou a partida para ter o match-point. Se a Laura tivesse perdido por 6/1, 6/1, que é um placar bem normal quando um tenista que só joga Challenger enfrenta outro que só joga torneio de primeiro nível, o que você estaria tentando aproveitar para sua festa?
Falou o grande entendido que passa pano pra aliviar a barra de quem não tem competência pra encarar uma competição deste nível. Amarelou sim e amarelou feio. Não adianta tentar tampar o sol com a peneira, quem acompanha o tênis sabe muito bem o que aconteceu, e que sempre acontece nos jogos dela, a frustração de ter perdido o match point acabou com o mental dela. Tanto é que foi quebrada seguidamente. Se salvou de um pneu, mas estamos cansados de ver este filme, ela vence bem o primeiro set, parece que vai vencer o segundo e toma um pneu no terceiro. Acho que sua intervenção não teve sucesso, melhor sorte da próxima vez.
Como a Pigossi não teve competência para jogar o torneio se ela ficou a 1 ponto de vencer a partida?
Não adianta Blumenau, quanto mais você se debater, pior vai ficar cara!
Hahaha, infelizmente não temos plantel para jogar de igual numa BJK Cup, e nem mesmo a Bia teria sucesso. Por falta de opções temos que nos virar com o que temos, e o que temos é bisonho, em breve nem mais teremos uma jogadora no top 100. Marque as minhas palavras. Boa noite.
Parece ser a terceira vez que o tempo instável permite às adversárias (todas tops) da Laura Pigossi reagirem, virando jogos praticamente perdidos, após longas paralisações (derrotas contra Dayana Yastremska, Marta Kostyuk e Maja Joint, neste final de semana).
Tá precisando fazer a dança da chuva reversa!!!
Surpreendente seria se tivesse vencido. Jogo na mão, não se perde oportunidades.
Parabéns Pigossi, uma guerreira como sempre. Fez muito mais do que esperávamos dela. Então como alguns entendidos dizem, ela “amarelou”. Não com certeza não merece ser mal tratada assim. Ela lutou o quanto pode, “amarelar” seria perder por medo, e isso ela não tem, luta sempre, é uma guerreira. Big 3, Sinner, Alcaraz, Sabalenka, Iga, Serena, Rybakina e um tantos outros campeões já perderam assim e nunca disseram que eles/elas “amarelaram”. Respeito a nossa medalhista de bronze.
Obviamente ela era muiiiiito zebra e endureceu o jogo beeeem mais doq se poderia esperar.. dito isso, no final o resultado foi a derrota esperada e.. tendo tido um 5×3 e match point torna uma “derrota esperada” num resultado bastante doloroso.. poderia ter revertido um confronto onde claramente éramos zebras e buscar uma classificação hiperinesperada sem a Bia onde, certamente a Pigossi sairia como a heroína.. triste essa dificuldade dos BRs de confirmarem uma grande vitória qnd esta se torna palpável..
A Laura merecia melhor sorte, pois é uma guerreira que há tempos vem batendo na trave nesses grandes jogos de simples que disputa. Foi assim em RG e agora na BJK. Espero que esse dia chegue em breve.
Que incompetente! Fez 5×3 e perdeu quatro games seguidos!