Alcaraz diz que Sinner é favorito: “Joga em casa e está invicto”

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – Embora seja o número 1 do mundo e já garantido na liderança do ranking até o fim da temporada, Carlos Alcaraz diz que Jannik Sinner é o favorito na decisão do ATP Finals neste domingo, às 14h (de Brasília). O espanhol destaca o fato do italiano jogar em casa, com apoio da torcida em Turim, e a série invicta de 30 jogos que Sinner carrega em quadras duras e cobertas desde a Copa Davis de 2023. O anfitrião ainda não perdeu sets e nem teve o saque quebrado no torneio.

“Eu já disse que jogar contra o Jannik em uma quadra coberta é um dos maiores desafios que temos no tênis atualmente. Acho que ele está numa sequência de 30 vitórias seguidas. E estará diante da torcida dele, o que torna tudo ainda mais difícil”, disse Alcaraz, na coletiva de imprensa deste sábado. “Ser o número 1 significa que tenho jogado muito bem durante toda a temporada, em todas as superfícies. Mas ele está jogando melhor em casa e numa quadra coberta. Eu diria que ele é o favorito. Mas estou pronto para o desafio e para jogar um tênis de alto nível”.

Alcaraz leva ampla vantagem no histórico de confrontos. O espanhol tem 10 vitórias contra apenas 5 do italiano. Ele também quatro duelos da atual temporada, em Roma, Roland Garros, Cincinnati e no US Open. Já o italiano levou a melhor na grama de Wimbeldon. Os rivais se enfrentaram em outras duas finais, com vitória de Sinner no saibro de Umag em 2022 e de Alcaraz em Pequim no ano passado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O espanhol de 22 anos também afirma que os confrontos com Sinner fazem dele um jogador melhor. “É ótimo enfrentar o Jannik. Se fosse outro adversário, eu não me importaria, para ser sincero, mas é ótimo. Graças a ele, vou tentar abordar a partida de uma maneira diferente. Com mais foco, e sei que preciso executar meu plano A se quiser vencê-lo e ganhar o torneio. Então, acho que ambos vamos elevar nosso nível ao máximo, o que é ótimo para os fãs”.

Vitória sobre Aliassime na semifinal

A classificação para uma final inédita em Turim veio com uma vitória por 6/2 e 6/4 sobre o canadense Félix Auger-Aliassime na semifinal deste sábado. “Senti que poderia fazer tudo em quadra”, avaliou sobre sua atuação no primeiro set. “Não importava se eu fizesse uma paralela com o forehand, um drop shot ou uma paralela de backhand, eu sentia que tudo ia entrar. Acho que essa confiança me ajudou durante toda a partida, me levando ao limite, me forçando a fazer algo diferente. E estou feliz por ter continuado jogando um tênis tão bom”.

Outra meta para Alcaraz é se tornar o primeiro espanhol a ser campeão do Finals desde Alex Corretja em 1998, numa decisão caseira contra Carlos Moyá. Outro compatriota a ter vencido o torneio foi Manuel Orantes, em 1976. Já o ex-número 1 do mundo Rafael Nadal tem dois vice-campeonatos, em 2010 diante de Roger Federer e 2013 contra Novak Djokovic.

“Significaria muito para mim, porque estou trabalhando muito para estar em boa forma neste torneio. Eu estava especialmente focado neste torneio. Vir aqui, jogar um bom tênis e poder levantar o troféu significaria muito para mim, ainda mais popr vencer o Jannik e estar na mesma lista que Orantes e Corretja, como os únicos espanhois a vencer este torneio. Colocar meu nome ao lado deles seria ótimo”.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
25 dias atrás

Imaginava que o Carlitos sofreria mais nesse torneio, mas ele fez uma campanha quase idêntica ao do Jannik! O termômetro que mede o favoritismo desse confronto passa pelo espanhol! Se estiver inspirado, Carlitos ganha essa taça

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.