Madri (Espanha) – Após vencer dois jogos no quali para se classificar para a chave principal do Masters 1000 de Madri e avançar na estreia, o cearense Thiago Monteiro fez uma grande partida e superou o número 7 do mundo, o grego Stefanos Tsitsipas, num duplo 6/4, em 1h36 de jogo para se garantir na terceira rodada do torneio pela primeira vez na carreira.
“Estou muito feliz e orgulhoso com a vitória de hoje. O ritmo de jogo e as condições de Madri me favorecem. Tive que acreditar a todo momento que eu era capaz e que tinha jogo para bater de frente com um jogador como o Stefanos. Tentei jogar solto e me divertir em quadra, além de que venho de vitórias no quali e na estreia, então usei essa confiança”, disse o cearense.
“Acho que consegui me impor muito bem e o saque funcionou fantasticamente bem também. Sempre pude construir boas oportunidades e ficar sempre agressivo Com certeza uma das maiores vitórias da minha carreira. Sabia que era uma partida muito difícil e tentei acreditar em mim mesmo o tempo todo”, afirmou Monteiro, que pela quarta vez na carreira derrotou um top 10.
Quadrifinalista no Rio Open, o cearense não conseguiu engrenar bons resultados nos torneios que disputou na sequência, acumulando derrotas para rivais de ranking bem baixo. Ele perdeu para Jaime Faria (255º) em Oeiras, Orlando Luz (355º) em Florianópolis e São Leopoldo e Adam Walton (150º) no quali do Masters 1000 de Miami.
“Tênis é assim, é uma nova oportunidade a cada semana. Eu não estava tendo bons resultados nos challengers e também não estava me sentindo bem em quadra, mas segui trabalhando com a minha equipe e tentando melhorar as coisas que não estavam funcionando e, principalmente, acreditando no meu jogo”, observou Monteiro.
“Essa semana, sem dúvidas, tem tudo para ser uma virada de chave e essa vitória com certeza foi uma das maiores da minha carreira. Saber que num bom dia a gente joga de igual para igual com esses jogadores me dá muita confiança”, acrescentou o atual 118 do mundo, que com a campanha em Madri está subindo provisoriamente para o 106º lugar no ranking.
Monteiro foi o primeiro tenista fora do top 100 a derrotar Tsitsipas em uma quadra de saibro em torneios da ATP. Na próxima rodada, o canhoto cearense medirá forças com o tcheco Jiri Lehecka, número 31 do mundo. Eles se enfrentaram duas vezes, com derrotas de Monteiro no saibro de Kitzbuhel (2022) e no piso duro de Auckland (2023).
Uau, confesso que fiquei um pouco em choque com essa vitória do Monteiro hoje kkk
Na minha opinião a maior vitória da carreira dele.
Se o Thiago hoje pôde vencer o Tsitsipas, o Joãozinho também poderá derrotar o Norrie, por que não?
Paulo, são circunstâncias completamente diferentes.
E cá para nós. Há muito tempo ele esteve próximo, esteve merecendo, mas a tal grande vitória que esperávamos não vinha. Tomara que ele saiba aproveitar o momento para jogar mais solto e com mais confiança!
Sobrou vontade, talento, confiança e precisão…leve isso para o próximo desafio Monteiro!!
Uma das não, a maior pelo contexto e pela imposição. Inacreditável!!! Parabéns….. esse é o Monteirão da Massa.
Concordo plenamente, uma vez que não é nada fácil ganhar em um ATP Masters 1000 de um consolidado tenista Top 10 em seu piso preferido e ainda mais esse vindo de duas finais consecutivas no saibro, onde em uma delas levou um título de masters 1000.
Monstruoso hoje. Maior vitória da carreira com certeza, dado o retrospecto recente do grego e ser um M1000. Parabéns demais! Agora é manter essa pegada e tentar voos mais altos. Vamos!
Hj o Monteiro me surpreendeu demais, jogou um tênis que nunca vi, batendo firme dos dois lados, saque eficiente, até drops shots ele fez, mas o mais importante é que melhorou as devoluções e fez uma leitura inteligente e fiel a tática de jogo.
Mestre Dalcim, o que vc atribui a essa evolução de jogo, creio que subiu uns 5 degraus?
Olha, já faz algum tempo que o Monteiro melhorou muito seu primeiro saque, hoje atingindo com frequência os 200 por hora. E como é canhoto, isso sempre proporciona uma dificuldade a mais. Ele tem também uma boa leitura nas devoluções, mas o que falta na maior parte das vezes é consistência lá de trás, principalmente com o backhand. Hoje esse golpe se mostrou muito firme e ele se mexeu muito bem para aproveitar o forehand invertido, o que ele já havia feito com maestria diante do Lajovic. Por fim, acho que o fato de jogar com pouca pressão ajudou muito.
Perfeito a análise mestre Dalcim e tb creio que o peso nas costas que tinha como número 1 brasileiro se dividiu com a ascensão do João e do Tiago Wild, mas hj o nível de concentração foi absurdo .
Vai ganhar do jiri
Já assistir Thiago Monteiro jogar várias vezes, tanto em torneios challenger quanto pela ATP Tour, e acredito que esse foi o seu melhor jogo da carreira até então. Thiago não ganhou porque Stefanos Tsitsipas jogou mal. Monteiro venceu porque não deixou o Tsitsipas jogar o seu melhor tênis. O brasileiro estava sempre deixando o grego em apuros. Dizer que o tenista da Grécia estava cansado não é plausível, pois esse havia jogado sua partida anterior a 6 dias. Resumindo, está de parabéns o Thiagão e que continue assim, pois ficaremos felizes.
Exatamente! Essa estória de cansaço do adversário dos negativistas não cola hoje! Colocaram na cabeça que o brasileiro é incapaz de enfrentar grandes adversários e quando veem a coisa acontecer, o foco é ficar enfatizando e amplificando supostos defeitos nos adversários.
Dalcim Monteiro batendo recordes de comentários. Nesse novo formato nunca vi tantos comentários.
Sem dúvida, um recorde, Marcus!
Esta excelente o site. Se possível, se tiver uma opção de aviso de resposta por e-mail ficaria melhor ainda, como acontece no youtube, assim dá para saber quando alguém fez a tréplica.
Vamos averiguar a possibilidade, João.
Um brasileiro puxando o outra pra cima! Que coisa linda de ver! Teremos 3 top 100 em breve
Parabéns Monteiro
Continue acreditando ecom o apoio da torcida, da para avançar mais.
Força Monteiro.
Monteiro mostrando seu real espírito Brasileiro e batalhando semana a semana. Mais um exemplo para essa geração.
Temos que aproveitar o “momento” do tênis brasileiro e seguir apoiando!
Que a CBT acorde, e dê atenção aos ITF, é onde mais de 80 juvenis esperando oportunidades de entrar no Ranking ATP de Simples
Sim, uma das maiores vitórias. Mas meio tarde para acontecer.
Podia ter feito uma carreira melhor, se usasse mais estratégia e variação, como hoje, e menos pancadaria sem sentido.
Ele não precisa de seu comentário.
Ainda tem 7 sul-americanos vivos no torneio (início da tarde de sábado): três brasileiros, três argentinos (Baez, Cerúndolo e Cachín) e um chileno (Jarry). No feminino, só sobrou a Bia.
Monteiro!!! Parabéns!!!
É isso!!
Vamos!!!
Esses foram, com certeza absoluta, os melhores 2 sets em sequência que o Monteiro jogou na carreira. Ele tem um bom forehand, com a % de acerto no 1 saque altíssima, a confiança sobe lá em cima. Vitória gigante! Mostrou em que nível ele pode jogar.
O que eu mais gostei de ver no jogo hoje , foi o Wild ir lá dar uma força e torcida no xará, para calar a boca dos que acham que eles “brigam” E teve uma jogada espetacular do Monteiro que Wild fez uma cara tipo: “esse ponto foi do c…..” e quanta porrada no Tsistsipas. Jogou até com a torcida contra. Monteirão da Massa , tu pode até perder a próxima , mas fez história. N’ão foi sorte, não foi milagre, não foi adversário machucado FOI TÉCNICA, MENTAL E RAÇA, Acho que hoje nem o Nadal ganhava do Monteiro , que jogo perfeito. Se contInuar assim , chega nas 4as.
Muito significativa esta vitória. Pelos momentos que assisti vi que o Thiago foi um monstro em quadra. Agora é continuar evoluindo