Monterrey (México) – Jogando em casa, o México estreou com vitória nos playoffs da Billie Jean King Cup e lidera o Grupo A, realizado em Monterrey. Elas venceram a Dinamarca na sexta-feira à noite e ainda enfrentarão o Canadá neste fim de semana. Apenas o primeiro da chave disputará o Qualificatório Mundial de 2026, enquanto os outros dois países vão para as seletivas continentais do Grupo I.
A série começou com vitória dinamarquesa, já que Rebecca Munk Mortensen superou Victoria Rodriguez por duplo 6/4. Na sequência, Renata Zarazua virou o jogo contra Johanne Svendsen, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/3. Nas duplas, Giuliana Olmos e Renata Zarazua venceram Rebecca Mortensen e Johanne Svendsen por 6/3 e 7/5.
Neste sábado, Canadá e Dinamarca se enfrentam na segunda rodada do grupo. Já o México enfrentará as canadenses no domingo. Equipe campeã em 2023, o Canadá tem Victoria Mboko, Marina Stakusic, Carson Branstine, Cadence Brace e Gabriela Dabrowski.
Quem já caiu para o Grupo I é a Colômbia, que jogou nas quadras e cobertas de Varazdin, na Croácia e perdeu os dois confrontos. Depois de terem sido superadas pelas tchecas na sexta, as colombianas sofreram 2 a 1 do time da casa. Petra Marcinko bateu Yuliana Lizarazo por 6/3 e 6/0. Depois, Camila Osorio venceu Antonia Ruzic por 6/1 e 6/3. E nas duplas, Marcinko se juntou a Jana Fett para vencer Lizarazo e Osorio por 6/4 e 6/3.
Eslovênia já classificada, Polônia enfrenta a Romênia
Já a Eslovênia garantiu a primeira posição do Grupo G ao derrotar a Índia em Bangalore. A série começou com Tamara Zidansek vencendo Shrivalli Bhamidipaty por 6/3, 4/6 e 6/1. E depois Kaja Juvan superou Sahaja Yamalapalli por 6/4 e 6/2. A Índia venceu o jogo de duplas, mas já não tem mais chance de classificação num grupo que também conta com a Holanda.
No Grupo B, que tem a Polônia de Iga Swiatek, a Romênia derrotou a Nova Zelândia por 3 a 0: Elena Bertea fez 6/2 e 6/1 contra Vivian Yang, depois Gabriela Lee bateu Elyse Tse por 4/6, 6/0 e 6/1. E nas duplas, Mara Gae e Monica Niculescu bateram Jade Otway e Erin Routliffe por 6/2, 3/6 e 10-5.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já a Suíça derrotou a Eslováquia por 2 a 1 em Córdoba, na Argentina. A série começou com Viktoria Hruncakova vencendo Susan Bandecchi por 7/5 e 6/2. Depois, Simona Waltert igualou a série ao vencer Rebecca Sramkova por duplo 6/4. E nas duplas, Celine Naef e Simona Waltert bateram Katarina Kuzmova e Nina Vargova por 7/5 e 6/3.
E no Grupo F, realizado em Ismaning, na Alemanha, a Bélgica venceu a Turquia por 2 a 1. A definição do Grupo será apenas no domingo, com Alemanha e Bélgica, sendo que o time da casa precisa de 3 a 0 para se classificar sem depender dos saldos de sets ou até mesmo de games.










