Mentor de Djokovic, croata Niki Pilic falece aos 86 anos

Embed from Getty Images

Zagreb (Croácia) — O croata Nikola “Niki” Pilic, o primeiro técnico a liderar três países ao título da Copa Davis e que treinou Novak Djokovic no início de carreira em sua academia, morreu nesta segunda-feira aos 86 anos, informou a Associação Croata de Tênis.

Pilic foi vice-campeão de simples do Aberto da França em 1973 e o catalisador do boicote a Wimbledon naquele ano. O croata foi acusado pelos dirigentes do tênis iugoslavo de se recusar a jogar uma partida da Copa Davis contra a Nova Zelândia. Ele negou, mas ainda assim foi suspenso, decisão apoiada pela ITF, que reduziu sua suspensão para um mês, que incluiu Wimbledon. Como Pilic tinha o apoio da nova Associação de Tênis Profissionais, 12 dos 16 cabeças de chave e um total de 81 jogadores boicotaram o Grand Slam inglês.

Pilic conquistou nove títulos de simples ao longo de sua carreira e alcançou a sexta posição no ranking mundial. Ele perdeu a final do Aberto da França para o romeno Ilje Nastase. Seus seis títulos de duplas incluíram o Aberto dos Estados Unidos de 1970, jogando com Pierre Barthes contra John Newcombe e Rod Laver, em uma final de quatro sets.

Após se aposentar como jogador em 1978, Pilic treinou e venceu a Copa Davis como capitão não-jogador pela seleção alemã de Boris Becker (1988, 1989, 1993) e pela Croácia (2005), além de atuar como conselheiro na vitória da Sérvia em 2010.

Entre as futuras estrelas que passaram por sua famosa academia, perto de Munique, estiveram Michael Stich, Goran Ivanisevic e Djokovic, que considerava Pilic seu mentor. Em 1999, a primeira treinadora de Djokovic, Jelena Gencic, enviou seu aluno, então com de 12 anos, para treinar lá por três meses. No ano passado, foi lançado um documentário sobre Pilic.

O presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, declarou: “Estamos profundamente tristes com o falecimento de Niki Pilic, um verdadeiro pioneiro do nosso esporte. Suas contribuições em diversas funções deixaram um impacto duradouro nos jogadores, nos fãs e no próprio esporte, e têm um significado especial na história da ATP. Sentiremos muito a sua falta. Em nome da ATP, apresentamos nossas sinceras condolências à sua família e entes queridos.”

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marco Aurelio
Marco Aurelio
10 horas atrás

Ele deve ter sido muito importante para o Djokovic. RIP Nikki

Nei Costa
Nei Costa
8 horas atrás

O ciclo da vida. Djokovic, com certeza, foi uma pedra bruta que se revelou o diamante mais precioso com a ajuda de Pilic.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.