Santiago (Chile) – O tênis brasileiro garantiu mais duas vagas na chave principal do ATP 250 de Santiago. Além do paranaense Thiago Wild e do cearense Thiago Monteiro, classificados diretamente pelo ranking, neste domingo os paulistas Felipe Meligeni e Gustavo Heide conquistaram seus lugares ao furarem o qualificatório do torneio disputado sobre o saibro chileno. Por sua vez, o gaúcho Orlando Luz foi eliminado na rodada final.
Primeiro a entrar em quadra, Meligeni derrotou pela primeira vez em cinco duelos o peruano Juan Pablo Varillas, ex-top 60 e atual 193º colocado, marcando as parciais de 6/4 e 6/2. Aos 27 anos de idade, o tenista campineiro disputará de forma inédita o torneio de Santiago, depois de cair no quali em 2021, 2022 e 2023.
Pouco depois, foi a vez de Gustavo Heide conquistar sua vaga, com direito a uma emocionante virada sobre o argentino Thiago Tirante, número 129 do mundo e segundo pré-classificado no quali, com placar final de 6/7 (4-7), 6/2 e 7/5. Esta também foi a primeira vez que Heide superou Tirante na carreira, depois duas derrotas no circuito challenger. O jovem de 22 anos também fará sua estreia no evento chileno.
O único revés brasileiro neste sábado foi de Orlando Luz, que entrou de última hora na disputa do quali e caiu na última rodada diante do argentino Juan Manuel Cerúndolo, ex-número 79 do ranking e atual 127º colocado, por 6/3 e 6/2. Apesar da derrota nas simples, Luz segue em Santiago para a disputa da chave de duplas. Ele forma parceria com o francês Gregoire Jacq e estreia diante do dueto formado pelo português Jaime Faria e o cazaque Alexander Shevchenko.
Brasileiros já conhecem seus adversários de estreia
Tão logo acabou o qualificatório, os tenistas que superaram a chave prévia já foram designados para suas primeiras partidas na chave principal. Destaque para o confronto nacional entre Gustavo Heide e Thiago Wild, que se enfrentam pela primeira vez, valendo uma vaga nas oitavas de final para enfrentar o português Jaime Faria ou o italiano Luciano Darderi.
Já Felipe Meligeni terá de desafiar o argentino Francisco Comesana, que vem embalado após chegar às semifinais do Rio Open nesta semana. Comesana tem 3 a 1 no confronto direto e 2 a 1 no saibro. O vencedor desta partida já sabe que seu próximo adversário será o também argentino Sebastian Baez, atual campeão e cabeça de chave 3 no Chile, entrando, portanto, direto na segunda rodada.
Outro confronto entre Brasil e Argentina terá de um lado Thiago Monteiro e do outro Juan Manuel Cerúndolo, que vem do qualificatório. Cerúndolo venceu o único duelo em ATP, nas quartas de final de Córdoba em 2021, mas Monteiro leva a melhor no histórico geral por 2 a 1, com duas vitórias em território argentino, nos challengers Santa Fé e Buenos Aires. Quem avançar deve cruzar com o anfitrião Nicolas Jarry ou o também argentino Camilo Ugo Carabelli, mais um que fez grande campanha no Rio de Janeiro, chegando às semis.
Gostei de ver essa virada do Heide pra cima de um bom argentino. Esse confronto entre ele o Wild vai ser interessante de ver! Pelo menos um brasileiro já está garantido nas oitavas agora.
Campeonato muito equilibrado, com um ou outro jogador em um momento melhor.
Uma semana iluminada, pode trazer o título para o Brasil, tendo em vista que não tem a pressao de jogar em casa e as condições são propícias!
Vamos ficar na torcida!
Ótimas notícias, destaque para o confronto Wild x Heide,boa sorte na chave principal e bora Brasil!!!
Só assim para garantir um brasileiro na segunda rodada
Negacionista.
Por que o João não joga?
João está se preparando para a gira de Master nas quadras rápidas. IW e Miami.
Parabéns Heide e Meligeni, que pena o confronto entre Heide e Wild na primeira rodada, que faaaase do Varillas
Parabéns para o Felipe e o Heide. Não eram favoritos pois enfrentaram adversários mais experientes, porém “o jogo é jogado e o lambari é pescado”. O Heide conseguiu passar a barreira do terceiro set, deu azar que perdeu no TB do primeiro set, mas não foi quebrado na partida. Santiago tem mais altitude que BA e RJ e isto ajuda o jogo do Heide.
Como assim LUZ cai??? Por acaso, esqueceram de pagar a fatura da LIGHT???
Caminhos duros para Felipe Meligeni e Tiago Monteiro neste torneio… Uma pena a derrota de Orlando Luz para Cerúndulo… Interessante este confronto entre Heide e Wild… Por que Fonseca não está na chave???
Heide é Brasil minha gente……
Os três eram azarões nessa última rodada e passaram dois. Saldo positivo, portanto. Boa sorte aos 4 brasileiros na chave!