Madri (Espanha) – O desafio do russo Daniil Medvedev sobre o saibro teve um capítulo positivo neste sábado. Apesar de um primeiro set cheio de erros e escolhas ruins, o número 4 do ranking avançou para a terceira rodada do Masters 1000 de Madri, ao virar em cima do jovem italiano Matteo Arnaldi, por 2/6, 6/4 e 6/4.
A busca por vaga nas oitavas de final, o que repetiria sua melhor campanha, obtida no ano passado, tem desafio bem maior. Ele enfrentará o norte-americano Sebastian Korda, atual 26º do ranking, que no começo do dia passou sem sustos pelo australiano Max Purcell, por duplo 6/3.
Medvedev e Korda já se cruzaram quatro vezes, sempre no piso sintético e três delas em nível Masters. Cada um venceu duas, com o russo vingando em Paris-21, mas daí perdendo no ano passado no Australian Open e em Xangai. Há poucas semanas, Medvedev levou a melhor em Indian Wells após três duros sets.
70% of the earth is covered by water.
The rest is covered by @DaniilMedwed 🏃♂️ pic.twitter.com/Y4c8cnECSG
— Tennis TV (@TennisTV) April 27, 2024
Bons números de Medvedev
Com a vitória deste sábado, Medvedev mantém seu recorde perfeito em estreias nesta temporada, tendo vencido todas as cinco. Com isso, já tem 20 vitórias em 2024, o que acontece há oito temporadas consecutivas. Madri é o único evento de nível Masters em que o russo ainda não atingiu ao menos as quartas de final.
Na partida contra Arnaldi, o russo adotou postura muito defensiva no primeiro set e nem mesmo o teto fechado lhe deu alguma vantagem. Ao contrário, perdeu dois dos quatro games de serviço. Foi então crucial evitar o break-point logo no começo do segundo set, o que pareceu lhe dar mais soltura.
Pouco a pouco, passou a dominar os ralis. Obteve quebra de zero para depois ir a 4/2 e não vacilar até finalizar o set. Ao tirar o serviço do 36º do mundo logo na abertura da série decisiva, Medvedev pôde se concentrar no próprio serviço e atacar as devoluções. Quase tirou outro serviço de Arnaldi no sexto game e cedeu apenas três pontos de saque até encerrar a partida.