Melbourne (Austrália) – Líder do ranking mundial juvenil, a australiana Emerson Jones segue na busca por seu primeiro Grand Slam na categoria, depois de ter ficado com o vice tanto em Melbourne quanto em Wimbledon no ano passado. Jones garantiu seu lugar na semi do Australian Open depois de vencer a austríaca Lilli Tagger por 4/6, 6/2 e 6/2.
Com apenas 16 anos, Jones já disputa o nono Grand Slam juvenil da carreira, com duas finais. E na atual temporada, fez sua estreia na chave principal do Australian Open, mas o sorteio a colocou para enfrentar a cazaque Elena Rybakina, número 7 do mundo, que venceu por duplo 6/1. Há duas semanas, em Adelaide, jogou um WTA 500 também como convidada, ganhou da chinesa Xinyu Wang e perdeu da russa Daria Kasatkina.
A adversária de Jones na semifinal será a japonesa Wakana Sonobe, canhota de 17 anos e sétima do ranking, que evitou um confronto australiano ao vencer a convidada Tahlia Kokkinis por 6/2 e 6/4.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Do outro lado da chave, a norte-americana de 15 anos Kristina Penickova, número 10 do ranking, venceu a japonesa Shiho Tsujioka, algoz da brasileira Victória Barros, por 7/5 e 6/3. Penickova enfrenta a eslovaca Mia Pohankova, que bateu a belga Jeline Vandromme, cabeça 3 do torneio, por 6/2 e 6/1.
Suíço elimina o principal cabeça de chave
Na disputa masculina, o suíço Henry Bernet eliminou o tcheco Jan Kumstat, principal cabeça de chave e finalista no ano passado, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (7-2). Bernet enfrenta o finlandês Oskari Paldanius, que bateu o norte-americano Jack Kennedy por 7/6 (8-6) e 7/5.
A outra semifinal será entre dois tenistas dos Estados Unidos. Cabeça 5 do torneio Jagger Leach venceu o sueco William Vinciguerra por 6/1 e 7/5. Ele enfrenta Benjamin Willwerth, que marcou um duplo 6/4 contra o russo Timofei Derepasko.
Poderiam ter destacado o nome da Vitória Barros ao final do texto, ao invés de tantos outros, seria a que mais me interessaria saber.
Todos os jogos da Victória no torneio foram destacados ao longo da semana. Ela se despediu há dois dias, nas oitavas, superada pela japonesa e terá o melhor ranking da carreira.
https://tenisbrasil.uol.com.br/victoria-barros-nao-passa-das-oitavas-mas-tera-seu-melhor-ranking-juvenil.html